Feedback: Bomba ou Presente?
Acredito firmemente que o feedback é uma dádiva. Muitas pessoas, líderes de projeto inclusive, se enterram em um buraco e continuam cavando e cavando. Em vez disso, eles precisam largar a pá e agarrar a escada.
Essa escada é o feedback. É o melhor lugar para começar quando você não tem nenhum outro lugar para ir e se encontra em um ponto crítico. O feedback é a oferta definitiva e, quando utilizado corretamente, irá impulsionar você e sua equipe para o sucesso.
Mas existe realmente um segredo para fazer isso com eficácia? Ai sim. Em minha experiência, os líderes mais bem-sucedidos fazem essas três coisas ao dar feedback.
1. Procure feedback
Em primeiro lugar, os líderes buscam seu próprio feedback. Como gerente de projeto, scrum master, product owner, product manager, etc. …, você é responsável pelo sucesso de sua equipe, e é por isso que precisa começar melhorando suas habilidades antes de passar para as deles. Ao solicitar uma avaliação de seu desempenho, você poderá se comunicar com sua equipe de forma mais eficaz e, o mais importante, demonstrar que a responsabilidade é uma via de mão dupla .
Entretanto você precisará fazer isso sabendo que os resultados provavelmente serão difíceis de ouvir. No início de minha carreira, trabalhei meu caminho até me tornar um dos gerentes de topo em minha empresa, mas como líder, eu estava lutando. Meu gerente direto me disse sem rodeios: “Você é excelente e um dos melhores que temos; no entanto, ninguém quer trabalhar com você.” Ai. Por mais difícil que seja para mim ouvir, aquele feedback foi um dos maiores presentes que já recebi em minha carreira. Isso me levou a agir e a buscar uma maneira melhor de administrar.
Ou seja, ao pedir feedback à sua equipe, não discuta, não defenda. Ouça e use o que eles estão dizendo como um meio de melhorar. O que eles estão dando a você é um presente que você pode usar para impulsionar a si mesmo e a sua equipe. E em breve sua equipe também solicitará feedback.
2. Aumente o feedback positivo
Os membros da equipe precisam ouvir o que estão fazendo bem. Nem todo feedback pode ser positivo, mas é vital destacar as vitórias sobre as derrotas. Pode ser fácil focar nas deficiências ao fornecer feedback, mas o pessimismo pode ser prejudicial no local de trabalho. Isso não significa que você não possa sugerir áreas para melhorar, mas quem aspira à grandeza quando parece infrutífero de qualquer maneira? Existe um equilíbrio. Felizmente, uma atmosfera de trabalho negativa pode ser revertida e a maneira mais fácil de fazer isso é com positividade.
De acordo com a Harvard Business Review , “Um grande e crescente corpo de pesquisas sobre psicologia organizacional positiva demonstra que … um ambiente positivo levará a benefícios dramáticos para empregadores, funcionários e resultados financeiros.”
Como isso se traduz em feedback eficaz? Simples: “pegue” as pessoas fazendo as coisas certas . Comemore essas vitórias e amplie os pontos positivos. Deixe seus colegas de equipe saberem o quanto você valoriza a contribuição deles. Isso não apenas os inspira a desenvolver seus pontos fortes, mas também permite que eles sintam autonomia e propriedade nas organizações. Eles vão querer ver a equipe como um todo prosperar.
3. Forneça feedback saudável
Enfim, fornecer um relatório positivo é vital – ele prepara você para fornecer um feedback saudável . Ninguém quer ouvir feedback apenas por feedback. Este processo deve ser intencional com o objetivo final de ver a melhoria. Será fácil para você ou para o membro da equipe? De jeito nenhum, mas vai valer a pena.
Ainda assim considere quando você entrar em uma academia. Seu treinador é sua pessoa favorita quando o está empurrando para correr mais um quilômetro ou fazer mais uma flexão? Provavelmente não. No entanto, eles sabem que o resultado desejado de sua jornada de fitness não é apenas transformar seu corpo. É viver a vida em sua plenitude. Poder correr com seus filhos, curtir suas roupas, se sentir mais forte e fazer o que quiser.
Da mesma forma como líderes de projeto, temos a tarefa de liderar nossas equipes de maneira semelhante – responsabilizá-los e fornecer motivação, especialmente quando é difícil para que possam ter sucesso. Isso é o que considero um feedback saudável. É intencional e exige que ambas as partes superem as dificuldades como meio de crescimento.
Da mesma forma: Você pode empregar feedback sem afastar sua equipe? Absolutamente. Lembre-se de que você está dando um presente a eles. Pode não ser um presente que eles acham que querem, mas é para o bem maior. Se você se concentra no positivo e é deliberado com suas palavras, não vai esmagar a alma deles com críticas; você fornecerá feedback para liberar todo o seu potencial.
Como lidar com o feedback?
Da mesma forma como a cultura do escritório, o feedback sobre o seu trabalho vem de várias formas (nem todas agradáveis). Você pode apresentar seu primeiro plano de projeto a um comitê de direção e tê-lo feito em pedaços porque não considerou algum fator do qual você nem mesmo está ciente.
Ainda assim aprender como lidar com o feedback é uma habilidade importante. Verifique que deixou seu ego na porta quando alguém critica seu trabalho – e nunca responda imediatamente. Às vezes, “não” significa “não”. Resista à tentação de discutir; os tomadores de decisão podem ter uma série de motivações sobre as quais você pouco sabe. Em vez disso, reserve um tempo depois para se conectar com pessoas que podem fornecer feedback.
Portanto ao encontrar pessoas que fornecem feedback valioso de forma consistente, considere pedir-lhes que ajam como mentores que podem ajudá-lo a aumentar suas habilidades e valor dentro da organização.
Faça perguntas
Há tanto que você pode não saber sobre diferentes grupos. Pergunte. Vamos começar conversas de aprendizagem e ouvir sem julgamento. Lembre-se: nossas experiências e realidades são diferentes. Reconheça que uma pessoa não pode falar por todos aqueles “como eles” porque existem subculturas dentro de diversas culturas.
Mas não há nada de errado em ampliar sua perspectiva. Será mais confortável fazer perguntas se você já estiver praticando ser um gerente e colega inclusivo. Se não, comece com algumas das outras estratégias primeiro para criar um ambiente de confiança.
Obtenha feedback
Em suma como líder, obtenha feedback. Considere uma pesquisa anônima anual ou semestral para descobrir o que você poderia fazer melhor nessa área. É tudo uma questão de aprender e crescer profissionalmente e como pessoa. Comece sendo atento, aberto, transparente e emocionalmente inteligente. Seja um apoiador, um aliado e um defensor de sua equipe em termos de oportunidades. Quando um membro da equipe sente que pode ser “quase todo o seu eu” com você, ele se entregará totalmente ao trabalho também.
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