Guia SAP ACTIVATE

O SAP Activate fornece um processo claro de prĆ”ticas estruturadas e especĆ­ficas da soluĆ§Ć£o para o seu negĆ³cio, para escolher como adotar e estender novos e diferenciadores recursos em toda a sua organizaĆ§Ć£o.

As descriƧƵes da fase quatro da metodologia do SAP Activate variam para cada cenĆ”rio de implementaĆ§Ć£o (por exemplo, uma implementaĆ§Ć£o na nuvem tem uma descriĆ§Ć£o diferente das fases), mas tĆŖm o mesmo nome da fase. No exemplo da figura ā€œSAP ACTIVATE para nova implementaĆ§Ć£o do SAP S/4HANAā€, que Ć© uma implementaĆ§Ć£o on-premise do SAP S/4HANA, temos o seguinte nĆ­vel de descriĆ§Ć£o de fase para a metodologia do SAP Activate:

Preparar

A fase Preparar Ć© onde damos impulso a um projeto. Obtemos a configuraĆ§Ć£o do ambiente do projeto e configuramos a estrutura de gestĆ£o de projetos. A estrutura de gestĆ£o de projetos na metodologia do SAP Activate estĆ” alinhada com o PMI Ā® Project
Management Body Of Knowledge (PMBOKĀ® Guide)*.

O gerente de projetos precisa definir a governanƧa do projeto, esclarecendo as funƧƵes e responsabilidades da equipe, alƩm de fornecer a ela os padrƵes do projeto. No final dessa fase, a equipe permanecerƔ com um sistema sandbox com base nas melhores prƔticas.

*PMI Ć© uma marca registrada do Project Management Institute, Inc.
*PMBOK Ć© uma marca registrada do Project Management Institute, Inc.

Explorar

Na fase Explorar, a equipe do projeto verificarĆ” se a soluĆ§Ć£o baseada nas melhores prĆ”ticas dĆ” suporte Ć s necessidades empresariais do cliente. A equipe de projeto identificarĆ” as lacunas e os requisitos delta.

Workshops de design detalhado relacionados Ć s lacunas e deltas resultam em decisƵes sobre como aprimorar a soluĆ§Ć£o para adequaĆ§Ć£o das necessidades prioritĆ”rias dos clientes.

No final da fase Explorar, a equipe tem uma lista de todas as necessidades captadas em um backlog.

Essa lista Ć© utilizada para preparar o plano de release e sprint antes de iniciar a fase Realizar.

Realizar

Na fase Realizar, a equipe comeƧa a criar a funcionalidade com base na lista de backlog das lacunas e requisitos delta. A equipe executa os ciclos de criaĆ§Ć£o chamados de sprints com o objetivo de criar e testar a funcionalidade.

A equipe realizarĆ” demonstraƧƵes com os usuĆ”rios empresariais em cada sprint para fornecer verificaƧƵes frequentes de que a criaĆ§Ć£o estĆ” atendendo aos requisitos.

A equipe passarĆ” por vĆ”rias iteraƧƵes para desenvolver uma funcionalidade que esteja pronta para ser liberada para produĆ§Ć£o. Para cada release, a equipe realiza testes completos e faz a preparaĆ§Ć£o para as operaƧƵes, de modo que a funcionalidade possa ser colocada em funcionamento e receber suporte.

Implantar

Na fase Implantar, a equipe garante que a empresa esteja pronta para executar as atividades de cutover.

A complexidade dessas atividades depende de diversos fatores, incluindo o nĆŗmero de usuĆ”rios afetados pela soluĆ§Ć£o e o escopo de negĆ³cios da implementaĆ§Ć£o.

As equipes podem precisar realizar vĆ”rias simulaƧƵes de cutover como parte da preparaĆ§Ć£o para entrada em operaĆ§Ć£o. Assim que a soluĆ§Ć£o entra em operaĆ§Ć£o, a equipe de projeto fornece um perĆ­odo definido de suporte (Ć s vezes chamado de perĆ­odo de suporte intensivo).

O projeto Ć© encerrado formalmente e a soluĆ§Ć£o entra em uma fase separada de OPERAƇƕES PRODUTIVAS ou de EXECUƇƃO.

Na fase Preparar, a equipe do projeto realiza as atividades iniciais de preparaĆ§Ć£o e planejamento para comeƧar o projeto da melhor maneira possĆ­vel.

Essas atividades acontecem conforme o seguinte:

  • Definir as metas do projeto, um escopo de alto nĆ­vel e um plano de projeto.
  • Identificar e quantificar os objetivos de valor dos negĆ³cios.
  • Proteger o patrocĆ­nio executivo.
  • Estabelecer padrƵes, a organizaĆ§Ć£o e a governanƧa do projeto.
  • Definir funƧƵes e responsabilidades para a equipe do projeto.
  • Estabelecer mecanismos de gestĆ£o, acompanhamento e geraĆ§Ć£o de relatĆ³rios do projeto para fazer uma entrega de valor.
  • Dar inĆ­cio Ć  auto capacitaĆ§Ć£o da equipe do cliente.
  • Preparar o ambiente do projeto.
  • Baixar os resumos e documentos dos processos de negĆ³cios.
  • Orientar a equipe do projeto.
  • Obter acesso ao sistema de nuvem

TransiĆ§Ć£o de Vendas para entrega – GestĆ£o de projetos

DescriĆ§Ć£o da entrega principal

O objetivo desta entrega Ć© garantir uma transiĆ§Ć£o suave do processo de vendas para o processo de entrega. Essa entrega inclui uma revisĆ£o do contrato de serviƧos e uma reuniĆ£o com a equipe de vendas para discutir o projeto.

Procedimento Aceleradores Entregas
FaƧa a reuniĆ£o com a equipe de vendas. Aceleradores especĆ­ficos da soluĆ§Ć£o (consulte o site JAM) GestĆ£o de vendas para Entrega
Reveja os requisitos do cliente e a soluĆ§Ć£o demonstrada.
Reveja os motivadores de negĆ³cio, metas, objetivos e mĆ©tricas de sucesso do projeto com a equipe de vendas.
EsclareƧa todas as dĆŗvidas que o cliente tiver durante o sistema de vendas.

IniciaĆ§Ć£o do projeto – GestĆ£o de projetos

DescriĆ§Ć£o da entrega principal

O objetivo desta entrega Ć© preparar os aspectos gerenciais do projeto. Isto inclui a pasta do projeto, identificando as partes interessadas, atribuindo recursos e criando o cronograma do projeto. O repositĆ³rio central de documentos Ć© estabelecido e o acesso ao SAP Service Marketplace Ć© verificado.

Procedimento Aceleradores Entregas
Ɖ feito um contato inicial com o cliente para explicar a metodologia de implementaĆ§Ć£o e definir conjuntamente o projeto. Plano de estrutura do projeto (PEP) Pasta do projeto
Verificar os destinatĆ”rios dos URLs do sistema na nuvem, IDs de usuĆ”rio inicial e senhas. VisĆ£o do fluxo (PEP) Plano de gestĆ£o do projeto, incluindo governanƧa
Identificar partes interessadas e criar pasta do projeto. Plano de gestĆ£o do projeto Cronograma do projeto
Criar o cronograma do projeto e atribuir recursos Ć s atividades e tarefas programadas. GestĆ£o dos riscos OrƧamento do projeto
DefiniĆ§Ć£o do repositĆ³rio de documentos. Este pode ser o SAP Solution Manager, SAP Jam ou o sistema do cliente. Modelo de logĆ­stica do projeto
Certificar-se de que a equipe de projeto do cliente possui acesso ao SAP Service, Marketplace e aos recursos contidos. Lista de verificaĆ§Ć£o da definiĆ§Ć£o do projeto
Verificar que todas as partes estejam de acordo com o plano do projeto. Modelo de rastreamento de saĆ­das
Modelos de rastreamento de pedidos de modificaĆ§Ć£o.

Auto capacitaĆ§Ć£o da Equipe do cliente

DescriĆ§Ć£o da entrega principal

O objetivo desta entrega Ć© fornecer materiais de capacitaĆ§Ć£o ƀ equipe de projeto do cliente antes do inĆ­cio do projeto.

Procedimento (Resumo de tarefas)

A equipe de serviƧo e suporte fornece conteĆŗdos de treinamento e aprendizagem interativa antes do kick-off do projeto para o cliente. Essa estratĆ©gia acelera a aprendizagem e oferece aos membrosĀ  da equipe um caminho individualizado para adquirir as habilidades e conhecimentos necessĆ”rios para concluir o projeto com ĆŖxito.

Aceleradores Entregas
Loja de treinamento e certificaĆ§Ć£o Auto capacitaĆ§Ć£o da equipe do cliente
Sala de aprendizagem SAP Activate
Sala de aprendizagem do S/4HANA

Provisionamento do sistema em Nuvem – Infraestrutura e arquitetura tĆ©cnica

DescriĆ§Ć£o da entrega principal

O objetivo da entrega de Provisionamento do sistema em Nuvem Ć© confirmar a infraestrutura, receber o sistema inicial e dar acesso Ć  equipe do projeto.

Procedimento Aceleradores Entregas
Avaliar se a infraestrutura atende aos requisitos mĆ­nimos do sistema de soluĆ§Ć£o em nuvem da SAP. Aceleradores especĆ­ficos da soluĆ§Ć£o no site JAM Provisionamento do Sistema de iniciaĆ§Ć£o
Verificar se o cliente recebeu a URL, o login inicial e a senha do sistema de nuvem.
Permitir a intervenĆ§Ć£o do cliente na criaĆ§Ć£o do usuĆ”rio.
CriaĆ§Ć£o (por parte do cliente) dos principais usuĆ”rios e IDs de consultores no sistema inicial.

Kick-off do projeto – GestĆ£o de projetos

DescriĆ§Ć£o da entrega principal

O objetivo da entrega de kick-off do projeto Ć© garantir que todas as informaƧƵes necessĆ”rias sejam compartilhadas com os recursos para execuĆ§Ć£o bem-sucedida do projeto.

Procedimento Aceleradores Entregas
Programe o kick-off do projeto. Ɖ importante que esta tarefa seja executada no inĆ­cio do planejamento do projeto para reservar a programaĆ§Ć£o das partes interessadas. Modelo de apresentaĆ§Ć£o de kick-off Workshop de kick-off
Prepare o kick-off do projeto reunindo informaƧƵes relevantes no modelo da apresentaĆ§Ć£o de kick-off. Aceleradores especĆ­ficos no site JAM
Realize o workshop de kick-off do projeto.

Encerramento da fase ā€“ GestĆ£o de projetos

DescriĆ§Ć£o da entrega principal

O objetivo da entrega de sign-off e encerramento da fase Ć©:

  • Garantir que todas as entregas necessĆ”rias desta fase e do projeto estejam completas e precisas, bem como resolver todas as questƵes pendentes.
  • Identificar as liƧƵes aprendidas durante a fase de preparaĆ§Ć£o para o encerramento oficial da fase.
  • Captar o feedback do cliente e suas referĆŖncias potenciais.
Procedimento Aceleradores Entregas
Realizar a revisĆ£o de gate de qualidade e verificar a conclusĆ£o das entregas da fase. Modelo de scorecard Gate Q. Encerramento da fase
Obter o sign-off do cliente. Modelo de sign-off de base.

Verifique as demais fases: Preparar | Explorar | Realizar | Implantar .