4 tendências em gestão de projetos

4 tendências em gestão de projetos

Uma gestão de projetos faz total diferença na busca por objetivos. 

São estratégias que valem para vida pessoal e profissional, quando lançamos um produto ou serviço, por exemplo.

E por meio delas é possível alinhar tecnologia e gestão para promover bons resultados.

No entanto, a partir do momento que os projetos proporcionam objetivos certeiros, fica mais fácil entender a importância de uma gestão de projetos para a sua empresa.

Nesse artigo, iremos abordar mais a fundo a gestão de projetos e apresentar 4 tendências que estão em alta. 

Vamos lá? Boa leitura!

E caso precise de apoio em serviços de gestão de projetos, entre em contato com a gente.

 

O que é a Gestão de Projetos?

De antemão, a gestão de projetos é a aplicação de técnicas, conhecimentos e habilidades para que um projeto alcance sucesso. 

Esse gerenciamento tem como função fazer com que o objetivo seja atingido, seguindo os requisitos estabelecidos durante todo o planejamento.

Ela visa a garantia de resultados satisfatórios para a empresa, prazos e custos estabelecidos até o cliente final. 

A gestão de projetos tem como foco, viabilizar o alcance dos objetivos de uma forma ordenada e limitada de execução. 

Com as metas delineadas permite programações prévias de cada ação.

 

Como a pandemia impactou a área de Gestão de Projetos

As mudanças geradas pela pandemia, afetaram todo o desempenho profissional em diversos setores. 

Sendo inclusive relevante fazer retrospectivas para entender o que fazer depois dos resultados atingidos.

O modelo de atuação home office, que é baseado em um trabalho remoto e inovações de gestores de equipes, precisou ser implantado.

Isso para garantir pleno funcionamento das organizações em todo o período.

Tecnologias foram adotadas e irão permanecer, a fim de reduzir custos. 

Outro impacto foi a busca por divisão de contas, fazendo com que várias empresas fossem alocadas para um mesmo espaço.

 

Importância da Gestão de Projetos

A gestão de projetos é fundamental para a redução de riscos e controle das etapas envolvidas.

Para garantir qualidade de todos os resultados, tornando possível gerenciar projetos de forma ágil, otimizando recursos.

É indicado ainda investir em OKR, uma ferramenta poderosa para aumentar o foco, engajamento e agilidade.

Isso através de objetivos e resultados chave que representam os resultados mais importantes para o negócio e para os clientes.

Para diminuir as chances das falhas comprometerem a execução dos projetos e afetarem todo o desempenho da empresa, a gestão de projetos ajuda a prevenir riscos e analisá-los.

E dessa forma, encontrando maneiras de retornar a situação. 

 

4 tendências da Gestão de Projetos

A pandemia fez com que várias organizações se desafiassem. 

O mundo se tornou ainda mais digital, mesmo empresas não habituadas com o virtual tiveram que de alguma forma se adaptarem.

Por esse motivo, separamos 4 tendências de gestão de projetos para que você se prepare e realize as escolhas corretas para crescer e se destacar no mercado. 

#1 Soft Skills e Métodos Ágeis

As inovações estão surgindo com base em metodologia ágil, conhecida por ser mais adaptável a mudanças e acelerar a performance como um todo.

Refletindo, assim,  em entregas constantes e rápidas. 

Por outro lado, o soft skills auxilia na busca por definições de habilidades comportamentais e difíceis de avaliar.

O soft skills atua junto aos recursos humanos e gestão estratégica de pessoas, afinal, o modo em que os profissionais são tratados, faz toda diferença nos resultados obtidos. 

Aproveite e veja também: MÉTODO AGILE-WATERFALL HYBRID.

#2 Gerenciamento de Riscos

Método de planejar, organizar, dirigir e controlar os recursos humanos e materiais de toda uma organização.

Como ele é possível minimizar e até mesmo aproveitar os riscos e incertezas para promover benefícios significativos para a instituição. 

 

#3 Transformação Digital

Essa mudança é uma mentalidade que as empresas passam com o objetivo de se tornarem ainda mais modernas.

E para também acompanhar todos os avanços tecnológicos que não pararem de aparecer. 

Dessa forma, acaba sendo uma transformação sobre um contexto geral da modernidade e tecnologia.

 

#4 Marketing Digital

A forma mais eficaz de se preparar para o mercado competitivo é através do marketing digital.

Recurso este que vem ganhando cada vez mais força dentro das empresas e que auxilia na automação de vendas. 

É importante saber definir os direcionamentos para a equipe. 

Deixando tudo mais simples, dinâmico e aprimorado para as experiências dos usuários.


Sim! o marketing digital é importante para o processo com os clientes.

Ademais, uma pesquisa realizada pela Deloitte Access Economics, afirma que dois terços dos empregos até 2030 serão compostos por ocupações relacionadas a estas tendências.

Todo sucesso de um projeto depende de fatores. 

Planeje bem, busque capacitações e reveja todas as ações. 

Uma gestão de projetos é o meio mais certo para atingir objetivos dentro de um orçamento correndo menos riscos.

Ainda ficou dúvidas? Acompanhe o Projetos e Ti e veja tudo sobre consultoria e treinamento, outsourcing de gestão e transformação ágil.  

Feedback: Bomba ou Presente?

Acredito firmemente que o feedback é uma dádiva. Muitas pessoas, líderes de projeto inclusive, se enterram em um buraco e continuam cavando e cavando. Em vez disso, eles precisam largar a pá e agarrar a escada.

Essa escada é o feedback. É o melhor lugar para começar quando você não tem nenhum outro lugar para ir e se encontra em um ponto crítico. O feedback é a oferta definitiva e, quando utilizado corretamente, irá impulsionar você e sua equipe para o sucesso.

Mas existe realmente um segredo para fazer isso com eficácia? Ai sim. Em minha experiência, os líderes mais bem-sucedidos fazem essas três coisas ao dar feedback.

1. Procure feedback

Em primeiro lugar, os líderes buscam seu próprio feedback. Como gerente de projeto, scrum master, product owner, product manager, etc. …, você é responsável pelo sucesso de sua equipe, e é por isso que precisa começar melhorando suas habilidades antes de passar para as deles. Ao solicitar uma avaliação de seu desempenho, você poderá se comunicar com sua equipe de forma mais eficaz e, o mais importante, demonstrar que a responsabilidade é uma via de mão dupla .

Entretanto você precisará fazer isso sabendo que os resultados provavelmente serão difíceis de ouvir. No início de minha carreira, trabalhei meu caminho até me tornar um dos gerentes de topo em minha empresa, mas como líder, eu estava lutando. Meu gerente direto me disse sem rodeios: “Você é excelente e um dos melhores que temos; no entanto, ninguém quer trabalhar com você.” Ai. Por mais difícil que seja para mim ouvir, aquele feedback foi um dos maiores presentes que já recebi em minha carreira. Isso me levou a agir e a buscar uma maneira melhor de administrar.

Ou seja, ao pedir feedback à sua equipe, não discuta, não defenda. Ouça e use o que eles estão dizendo como um meio de melhorar. O que eles estão dando a você é um presente que você pode usar para impulsionar a si mesmo e a sua equipe. E em breve sua equipe também solicitará feedback.

2. Aumente o feedback positivo

Os membros da equipe precisam ouvir o que estão fazendo bem. Nem todo feedback pode ser positivo, mas é vital destacar as vitórias sobre as derrotas. Pode ser fácil focar nas deficiências ao fornecer feedback, mas o pessimismo pode ser prejudicial no local de trabalho. Isso não significa que você não possa sugerir áreas para melhorar, mas quem aspira à grandeza quando parece infrutífero de qualquer maneira? Existe um equilíbrio. Felizmente, uma atmosfera de trabalho negativa pode ser revertida e a maneira mais fácil de fazer isso é com positividade.

De acordo com a Harvard Business Review , “Um grande e crescente corpo de pesquisas sobre psicologia organizacional positiva demonstra que … um ambiente positivo levará a benefícios dramáticos para empregadores, funcionários e resultados financeiros.”

Como isso se traduz em feedback eficaz? Simples: “pegue” as pessoas fazendo as coisas certas . Comemore essas vitórias e amplie os pontos positivos. Deixe seus colegas de equipe saberem o quanto você valoriza a contribuição deles. Isso não apenas os inspira a desenvolver seus pontos fortes, mas também permite que eles sintam autonomia e propriedade nas organizações. Eles vão querer ver a equipe como um todo prosperar.

3. Forneça feedback saudável

Enfim, fornecer um relatório positivo é vital – ele prepara você para fornecer um feedback saudável . Ninguém quer ouvir feedback apenas por feedback. Este processo deve ser intencional com o objetivo final de ver a melhoria. Será fácil para você ou para o membro da equipe? De jeito nenhum, mas vai valer a pena.

Ainda assim considere quando você entrar em uma academia. Seu treinador é sua pessoa favorita quando o está empurrando para correr mais um quilômetro ou fazer mais uma flexão? Provavelmente não. No entanto, eles sabem que o resultado desejado de sua jornada de fitness não é apenas transformar seu corpo. É viver a vida em sua plenitude. Poder correr com seus filhos, curtir suas roupas, se sentir mais forte e fazer o que quiser.

Da mesma forma como líderes de projeto, temos a tarefa de liderar nossas equipes de maneira semelhante – responsabilizá-los e fornecer motivação, especialmente quando é difícil para que possam ter sucesso. Isso é o que considero um feedback saudável. É intencional e exige que ambas as partes superem as dificuldades como meio de crescimento.

Da mesma forma: Você pode empregar feedback sem afastar sua equipe? Absolutamente. Lembre-se de que você está dando um presente a eles. Pode não ser um presente que eles acham que querem, mas é para o bem maior. Se você se concentra no positivo e é deliberado com suas palavras, não vai esmagar a alma deles com críticas; você fornecerá feedback para liberar todo o seu potencial.

Como lidar com o feedback?

Da mesma forma como a cultura do escritório, o feedback sobre o seu trabalho vem de várias formas (nem todas agradáveis). Você pode apresentar seu primeiro plano de projeto a um comitê de direção e tê-lo feito em pedaços porque não considerou algum fator do qual você nem mesmo está ciente.

Ainda assim aprender como lidar com o feedback é uma habilidade importante. Verifique que deixou seu ego na porta quando alguém critica seu trabalho – e nunca responda imediatamente. Às vezes, “não” significa “não”. Resista à tentação de discutir; os tomadores de decisão podem ter uma série de motivações sobre as quais você pouco sabe. Em vez disso, reserve um tempo depois para se conectar com pessoas que podem fornecer feedback.

Portanto ao encontrar pessoas que fornecem feedback valioso de forma consistente, considere pedir-lhes que ajam como mentores que podem ajudá-lo a aumentar suas habilidades e valor dentro da organização.

Faça perguntas

Há tanto que você pode não saber sobre diferentes grupos. Pergunte. Vamos começar conversas de aprendizagem e ouvir sem julgamento. Lembre-se: nossas experiências e realidades são diferentes. Reconheça que uma pessoa não pode falar por todos aqueles “como eles” porque existem subculturas dentro de diversas culturas.

Mas não há nada de errado em ampliar sua perspectiva. Será mais confortável fazer perguntas se você já estiver praticando ser um gerente e colega inclusivo. Se não, comece com algumas das outras estratégias primeiro para criar um ambiente de confiança.

Obtenha feedback

Em suma como líder, obtenha feedback. Considere uma pesquisa anônima anual ou semestral para descobrir o que você poderia fazer melhor nessa área. É tudo uma questão de aprender e crescer profissionalmente e como pessoa. Comece sendo atento, aberto, transparente e emocionalmente inteligente. Seja um apoiador, um aliado e um defensor de sua equipe em termos de oportunidades. Quando um membro da equipe sente que pode ser “quase todo o seu eu” com você, ele se entregará totalmente ao trabalho também.