Guia SAP ACTIVATE
O SAP Activate fornece um processo claro de práticas estruturadas e específicas da solução para o seu negócio, para escolher como adotar e estender novos e diferenciadores recursos em toda a sua organização.
As descrições da fase quatro da metodologia do SAP Activate variam para cada cenário de implementação (por exemplo, uma implementação na nuvem tem uma descrição diferente das fases), mas têm o mesmo nome da fase. No exemplo da figura “SAP ACTIVATE para nova implementação do SAP S/4HANA”, que é uma implementação on-premise do SAP S/4HANA, temos o seguinte nível de descrição de fase para a metodologia do SAP Activate:
Preparar
A fase Preparar é onde damos impulso a um projeto. Obtemos a configuração do ambiente do projeto e configuramos a estrutura de gestão de projetos. A estrutura de gestão de projetos na metodologia do SAP Activate está alinhada com o PMI ® Project
Management Body Of Knowledge (PMBOK® Guide)*.
O gerente de projetos precisa definir a governança do projeto, esclarecendo as funções e responsabilidades da equipe, além de fornecer a ela os padrões do projeto. No final dessa fase, a equipe permanecerá com um sistema sandbox com base nas melhores práticas.
*PMI é uma marca registrada do Project Management Institute, Inc.
*PMBOK é uma marca registrada do Project Management Institute, Inc.
Explorar
Na fase Explorar, a equipe do projeto verificará se a solução baseada nas melhores práticas dá suporte às necessidades empresariais do cliente. A equipe de projeto identificará as lacunas e os requisitos delta.
Workshops de design detalhado relacionados às lacunas e deltas resultam em decisões sobre como aprimorar a solução para adequação das necessidades prioritárias dos clientes.
No final da fase Explorar, a equipe tem uma lista de todas as necessidades captadas em um backlog.
Essa lista é utilizada para preparar o plano de release e sprint antes de iniciar a fase Realizar.
Realizar
Na fase Realizar, a equipe começa a criar a funcionalidade com base na lista de backlog das lacunas e requisitos delta. A equipe executa os ciclos de criação chamados de sprints com o objetivo de criar e testar a funcionalidade.
A equipe realizará demonstrações com os usuários empresariais em cada sprint para fornecer verificações frequentes de que a criação está atendendo aos requisitos.
A equipe passará por várias iterações para desenvolver uma funcionalidade que esteja pronta para ser liberada para produção. Para cada release, a equipe realiza testes completos e faz a preparação para as operações, de modo que a funcionalidade possa ser colocada em funcionamento e receber suporte.
Implantar
Na fase Implantar, a equipe garante que a empresa esteja pronta para executar as atividades de cutover.
A complexidade dessas atividades depende de diversos fatores, incluindo o número de usuários afetados pela solução e o escopo de negócios da implementação.
As equipes podem precisar realizar várias simulações de cutover como parte da preparação para entrada em operação. Assim que a solução entra em operação, a equipe de projeto fornece um período definido de suporte (às vezes chamado de período de suporte intensivo).
O projeto é encerrado formalmente e a solução entra em uma fase separada de OPERAÇÕES PRODUTIVAS ou de EXECUÇÃO.
FASE PREPARAR
Na fase Preparar, a equipe do projeto realiza as atividades iniciais de preparação e planejamento para começar o projeto da melhor maneira possível.
Essas atividades acontecem conforme o seguinte:
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Definir as metas do projeto, um escopo de alto nível e um plano de projeto.
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Identificar e quantificar os objetivos de valor dos negócios.
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Proteger o patrocínio executivo.
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Estabelecer padrões, a organização e a governança do projeto.
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Definir funções e responsabilidades para a equipe do projeto.
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Estabelecer mecanismos de gestão, acompanhamento e geração de relatórios do projeto para fazer uma entrega de valor.
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Dar início à auto capacitação da equipe do cliente.
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Preparar o ambiente do projeto.
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Baixar os resumos e documentos dos processos de negócios.
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Orientar a equipe do projeto.
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Obter acesso ao sistema de nuvem
Transição de Vendas para entrega – Gestão de projetos
Descrição da entrega principal
O objetivo desta entrega é garantir uma transição suave do processo de vendas para o processo de entrega. Essa entrega inclui uma revisão do contrato de serviços e uma reunião com a equipe de vendas para discutir o projeto.
Procedimento | Aceleradores | Entregas |
Faça a reunião com a equipe de vendas. | Aceleradores específicos da solução (consulte o site JAM) | Gestão de vendas para Entrega |
Reveja os requisitos do cliente e a solução demonstrada. | ||
Reveja os motivadores de negócio, metas, objetivos e métricas de sucesso do projeto com a equipe de vendas. | ||
Esclareça todas as dúvidas que o cliente tiver durante o sistema de vendas. |
Iniciação do projeto – Gestão de projetos
Descrição da entrega principal
O objetivo desta entrega é preparar os aspectos gerenciais do projeto. Isto inclui a pasta do projeto, identificando as partes interessadas, atribuindo recursos e criando o cronograma do projeto. O repositório central de documentos é estabelecido e o acesso ao SAP Service Marketplace é verificado.
Procedimento | Aceleradores | Entregas |
É feito um contato inicial com o cliente para explicar a metodologia de implementação e definir conjuntamente o projeto. | Plano de estrutura do projeto (PEP) | Pasta do projeto |
Verificar os destinatários dos URLs do sistema na nuvem, IDs de usuário inicial e senhas. | Visão do fluxo (PEP) | Plano de gestão do projeto, incluindo governança |
Identificar partes interessadas e criar pasta do projeto. | Plano de gestão do projeto | Cronograma do projeto |
Criar o cronograma do projeto e atribuir recursos às atividades e tarefas programadas. | Gestão dos riscos | Orçamento do projeto |
Definição do repositório de documentos. Este pode ser o SAP Solution Manager, SAP Jam ou o sistema do cliente. | Modelo de logística do projeto | |
Certificar-se de que a equipe de projeto do cliente possui acesso ao SAP Service, Marketplace e aos recursos contidos. | Lista de verificação da definição do projeto | |
Verificar que todas as partes estejam de acordo com o plano do projeto. | Modelo de rastreamento de saídas | |
Modelos de rastreamento de pedidos de modificação. |
Auto capacitação da Equipe do cliente
Descrição da entrega principal
O objetivo desta entrega é fornecer materiais de capacitação À equipe de projeto do cliente antes do início do projeto.
Procedimento (Resumo de tarefas)
A equipe de serviço e suporte fornece conteúdos de treinamento e aprendizagem interativa antes do kick-off do projeto para o cliente. Essa estratégia acelera a aprendizagem e oferece aos membros da equipe um caminho individualizado para adquirir as habilidades e conhecimentos necessários para concluir o projeto com êxito.
Aceleradores | Entregas |
Loja de treinamento e certificação | Auto capacitação da equipe do cliente |
Sala de aprendizagem SAP Activate | |
Sala de aprendizagem do S/4HANA |
Provisionamento do sistema em Nuvem – Infraestrutura e arquitetura técnica
Descrição da entrega principal
O objetivo da entrega de Provisionamento do sistema em Nuvem é confirmar a infraestrutura, receber o sistema inicial e dar acesso à equipe do projeto.
Procedimento | Aceleradores | Entregas |
Avaliar se a infraestrutura atende aos requisitos mínimos do sistema de solução em nuvem da SAP. | Aceleradores específicos da solução no site JAM | Provisionamento do Sistema de iniciação |
Verificar se o cliente recebeu a URL, o login inicial e a senha do sistema de nuvem. | ||
Permitir a intervenção do cliente na criação do usuário. | ||
Criação (por parte do cliente) dos principais usuários e IDs de consultores no sistema inicial. |
Kick-off do projeto – Gestão de projetos
Descrição da entrega principal
O objetivo da entrega de kick-off do projeto é garantir que todas as informações necessárias sejam compartilhadas com os recursos para execução bem-sucedida do projeto.
Procedimento | Aceleradores | Entregas |
Programe o kick-off do projeto. É importante que esta tarefa seja executada no início do planejamento do projeto para reservar a programação das partes interessadas. | Modelo de apresentação de kick-off | Workshop de kick-off |
Prepare o kick-off do projeto reunindo informações relevantes no modelo da apresentação de kick-off. | Aceleradores específicos no site JAM | |
Realize o workshop de kick-off do projeto. |
Encerramento da fase – Gestão de projetos
Descrição da entrega principal
O objetivo da entrega de sign-off e encerramento da fase é:
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Garantir que todas as entregas necessárias desta fase e do projeto estejam completas e precisas, bem como resolver todas as questões pendentes.
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Identificar as lições aprendidas durante a fase de preparação para o encerramento oficial da fase.
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Captar o feedback do cliente e suas referências potenciais.
Procedimento | Aceleradores | Entregas |
Realizar a revisão de gate de qualidade e verificar a conclusão das entregas da fase. | Modelo de scorecard Gate Q. | Encerramento da fase |
Obter o sign-off do cliente. | Modelo de sign-off de base. |
Verifique as demais fases: Preparar | Explorar | Realizar | Implantar . Ou verifique nosso Guia SAP Activate para facilitar o entendimento da metodologia.
FASE EXPLORAR
O objetivo da fase Explorar é executar uma análise de ajuste / lacuna para validar a funcionalidade da solução incluída no escopo do projeto e para confirmar que os requisitos de negócios podem ser atendidos. Lacunas e valores de configuração identificados são adicionados ao backlog para uso na próxima fase.
Na fase Explorar, a equipe de projeto revisa os cenários da solução para se certificar de que os requisitos empresariais podem ser atendidos nos limites da solução e escopo do projeto.
Durante este processo, os valores de configuração são identificados e adicionados à lista de sprint backlog para uso na fase Realizar.
Utiliza-se uma solução pré-configurada, com escopo específico do cliente, para facilitar essa fase.
As atividades desta fase são as seguintes:
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Preparar, configurar e conduzir oficinas de validação de solução
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Refine os requisitos de negócios
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Identificar dados mestres e requisitos organizacionais
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Confirmar ajustes da solução aos processos de empresariais requeridos
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Definir design de solução funcional, incluindo análise de gap em workshops de design de solução
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Associar os requisitos de negócios à hierarquia de processos e aos componentes da solução
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Identificar dados mestre e exigências da estrutura organizacional
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Identificar e definir valores de configuração
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Obter a aprovação de negócios em requisitos delta e documentos de design
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Revisar solicitações de dados e iniciar a depuração dos dados
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Coletar informações do usuário final, analisar as necessidades de aprendizado e desenvolver uma estratégia de implantação de aprendizado
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Estabelecer gerenciamento de projetos, rastreamento e relatórios para entrega de valor
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Preparar-se para integração ao sistema legado, como necessário.
Na fase de exploração, os especialistas em soluções e de mercado da SAP lideram uma série de workshops estruturados sobre design e solução de problemas.
O objetivo desses workshops é revisar a funcionalidade das melhores práticas da solução SAP, identificar requisitos ou lacunas delta e documentar o projeto conceitual da solução empresarial SAP a ser entregue.
A equipe documenta todos os requisitos funcionais e técnicos, problemas de projeto e lacunas no SAP Solution Manager.
Execução, Monitoramento e Controle do Projeto – Gestão do projeto
Descrição da entrega principal
O Objetivo desta entrega é executar, monitorar e controlar o trabalho de projeto , como definido no plano de gestão de projetos.
Procedimento (resumo de tarefas) | Além disso para implementações Ágeis: | Aceleradores |
Monitorar e controlar as atividades do projeto para garantir que todas as tarefas e entregas programadas estejam progredindo conforme o planejado. | Programar e realizar reuniões de SCRUM. | Orientações de reunião de Scrum. |
Assegurar que recursos estejam atribuídos a todas as tarefas programadas do projeto. | Programar as demonstrações de sprint. | Modelos ágeis e de solicitação de mudança. |
Gerenciar problemas, medidas e riscos. | Organizar a retrospectiva de sprint. | Modelo de problemas pendentes |
Gerenciar mudanças de escopo, cronograma, custos de projeto, etc. | Modelo de status | |
Comunicar o status e o progresso às partes interessadas do projeto. | ||
Realizar a revisão do gate de qualidade. |
Entregas: Planos de gestão do projeto | Logs de riscos e atividades pendentes | Modelo de Scorecard Gate Q
Capacitação da Equipe do Cliente
Descrição da entrega principal
O objetivo desta entrega é complementar a auto capacitação do usuário com discussões e revisões de processos específicos de áreas para as quais o cliente necessita de experiência adicional.
Procedimento (resumo de tarefas) | Aceleradores |
Garantir que o cliente tenha concluído a auto capacitação | Documentação de Ajuda SAP. |
Programar Workshops funcionais com o cliente sobre temas em que ele normalmente necessita de experiência adicional, como planos de contas e estrutura organizacional. | Sala de Aprendizagem (através de login) |
Programar workshops com base no feedback do cliente. | Aceleradores específicos da solução encontrados no site JAM. |
Durante os workshops, orientar o cliente pelas melhores práticas, variáveis de configuração e interdependências de processos de negócios. | |
Acompanhar o cliente para garantir que ele compreenda a funcionalidade e possa tomar decisões referentes À configuração de qualidade e a processos de negócios. |
Entregas: Capacitação de Nível 2
Análise de adequação ao Padrão – Design e configuração
Descrição de entrega principal
O objetivo desta entrega é revisar os cenários e processos predefinidos para adequá-los aos processos de negócios do cliente. A revisão utiliza uma abordagem iterativa para assegurar que as dependências integradas sejam abordadas. Além disso, as tarefas de configuração são determinadas e inseridas no backlog do sprint.
Procedimento (resumo de tarefas) | Aceleradores |
Revisar a transferência a partir das informações de venda e formulário de pedido para familiarizar-se com o escopo e requisitos. | Visão geral de validação da solução |
O consultor apresenta cenários de negócios do cliente, destacando as áreas configuráveis ou que requerem entradas por parte do cliente. | Workshop de validação da solução |
O cliente executa os cenários empresariais fora do workshop, conforme seu ritmo, para uma maior compreensão. | Modelo de backlog do sprint |
O cliente avalia a adaptação dos cenários aos processos empresariais e fornece feedback sobre as tarefas de configuração e adaptação. | Programação do workshp de validação da solução |
O consultor resolve as atividades pendentes. As soluções às atividades pendentes estão limitadas ao escopo dos serviços de projeto na nuvem. | Aceleradores específicos da solução no site JAM |
Soluções fora do escopo da solução são administradas por pedidos de modificação. | |
O consultor adiciona lacunas e tarefas de configuração ao backlog do sprint. | |
Repetir todos os cenários empresariais no escopo. |
Entregas: Análise de adequação do produto
Definição da Configuração – Design e Configuração
Descrição da entrega principal
O objetivo desta entrega é definir valores de configuração da solução com base em revisões do cenário empresarial padrão e adicioná-los ao backlog do produto.
Procedimento (resumo de tarefas) | Aceleradores |
Durante as revisões do cenário de validação da solução, são captados os valores de configuração específica do cliente. Não é necessário um documento de blueprint formal, a menos que esteja indicado no contrato. | Modelo de backlog do sprint/do produto |
Captar o design e os requisitos da estrutura organizacional e do plano de contas. Todas as configurações de pré-ativação devem ser definidas para ativar o sistema de qualidade. | Aceleradores específicos no site JAM |
Fornecer um design detalhado técnico e de integração da solução a ser implementada, considerando todas as decisões tomadas durante a fase de validação da solução, inclusive definições do processo de negócios, integração com sistemas externos e implantação do servidor físico. |
Entregas: Definição da Configuração | Acesso do Usuário e segurança
Preparar a Extensão da Solução – Extensões de código personalizado
Descrição da entrega principal
O objetivo desta entrega é identificar e definir as extensões necessárias da solução na estrutura de extensão e no contrato de serviço.
Procedimento (resumo de tarefas) | Aceleradores |
Durante as revisões do cenário de Validação da Solução, as extensões de campos específicos do cliente são capturadas e catalogadas. | Especificação de Campo da Extensão |
São criadas definições de campo completas para facilitar a configuração e o suporte futuro. | Aceleradores da solução no site JAM |
Entregas: Especificações da Extensão
Confirmação dos pré-requisitos de Integração – Integração
Descrição da entrega principal
O objetivo desta entrega é garantir que os sistemas para integração sejam compatíveis com o sistema na nuvem, definir a segurança de rede entre os sistemas e desenvolver especificações para campos de aplicação caso necessário.
Procedimento (resumo de tarefas) | Aceleradores |
Aplicar todos os pré-requisitos do sistema de integração no ambiente de teste, de modo que esteja compatível com o sistema na nuvem. Isto pode ser demorado. Por isso, deve ser executado o mais cedo possível. O projeto não deve prosseguir se a aplicação não puder ser atualizada rapidamente. | Aceleradores específicos da solução no site JAM |
Confirmar os requisitos de integração no ambiente de teste. | |
Estabelecer conectividade e segurança de rede para os sistemas de teste. | |
Confirmar os campos a serem integrados. O cliente deve disponibilizar mapeamentos de dados e listas de valores, com as especificações para as adaptações |
Entregas: Controle da conectividade de rede | Controles de segurança | Especificações de adaptação
Preparação do carregamento de dados – Migração de Dados e Sistema
Descrição da entrega principal
O objetivo desta entrega é desenvolver os planos e procedimentos para dar suporte ao carregamento dos dados no novo sistema, Também é analisada a obsolescência dos dados, bem como a depuração.
Procedimento (resumo de tarefas) | Aceleradores |
Determinar se os requisitos de dados estão baseados nas revisões do cenário. | Modelo de planejamento de carregamento de dados |
Determinar a fontes, métodos de extração e métodos de carregamento dos dados (arquivos vs. manual) a serem usados. | Definição dos dados |
Revisar os modelos de carregamento e determinar o mapeamento dos dados. Em muitos sistemas de nuvem, os modelos podem ser gerados diretamente pelo sistema. | Design de dados |
Analisar os dados a serem migrados e realizar a depuração. | Plano de migração de dados |
Desenvolver os programas ou relatórios necessários para extrair os dados. | |
Desenvolver o plano geral de carregamento, incluindo sequência, volumes de dados e tempos de carregamento esperados. |
Entregas: Plano e Escopo de Migração de Dados | Especificação para os programas de migração
Encerramento da fase – Gestão de projetos
Descrição da entrega principal
O objetivo da entrega de sign-off e encerramento da fase é:
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Garantir que todas as entregas necessárias desta fase e do projeto estejam completas e precisas, bem como resolver todas as questões pendentes.
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Identificar as lições aprendidas durante a fase de preparação para o encerramento oficial da fase.
Procedimento (resumo de tarefas) | Aceleradores |
Realizar o gate de qualidade do projeto para garantir a conclusão das entregas da fase. Revisar os problemas e riscos para determinar se o foco adicional deve ser aplicado para gerar uma solução e documentar as lições aprendidas. | Conceito de gate de qualidade |
Obter o sign-off do cliente para conclusão da fase. | Aceleradores específicos da solução no site JAM |
Entregas: Scorecard Gate Q (Atualizado) | Documentação de Sign-off
Verifique as demais fases: Preparar | Explorar | Realizar | Implantar . Ou verifique nosso Guia SAP Activate para facilitar o entendimento da metodologia.
FASE REALIZAR
Na fase Realizar a equipe do projeto utiliza uma serie de iterações para, de forma gradual, gerar e testar todo um ambiente empresarial e de sistema com base nas exigências de processo e cenários empresariais.
São estas as principais atividades da fase Realizar:
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Configurar a solução no ambiente de qualidade utilizando iterações incrementais com duração predefinida e a lista sprint backlog.
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Prosseguir com a capacitação da equipe do projeto para conceitos-chave e a administração do sistema.
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Passar pelos processos da solução com as partes interessadas.
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Executar a migração de dados legados, como necessário.
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Conduzir teste completo geral da solução.
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Criar plano de cutover.
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Preparar para a administração de modificações e treinamento de usuário final.
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Acompanhar e relatar a entrega de valor
Durante a fase Realize, a equipe do projeto usa uma série de iterações para configurar, testar, confirmar e documentar de forma incremental toda a solução de ponta a ponta e criar programas legados de conversão de dados. A equipe do projeto trabalha ativamente com representantes comerciais para garantir um bom ajuste da solução construída aos requisitos do backlog. A equipe de projeto libera os resultados de várias iterações para os usuários corporativos para acelerar o tempo de avaliação e fornecer acesso antecipado à funcionalidade finalizada. Cada versão é exaustivamente testada no teste de integração de ponta a ponta e no teste de aceitação do usuário.
A equipe do projeto documenta as decisões de configuração e a solução na ferramenta SAP Solution Manager. Eles também documentam todo o desenvolvimento – incluindo interfaces, pontos de integração, programas de conversão de dados, relatórios e quaisquer aprimoramentos necessários – no SAP Solution Manager. Quando essas atividades são concluídas para uma liberação específica e a equipe obtém aprovação comercial, elas disponibilizam a liberação no ambiente de produção.
Execução, monitoramento e controle de resultados – Gestão de projetos
O objetivo desta entrega é para o projeto a equipe executar o trabalho do projeto planejado e aprovado e mede o desempenho do projeto para identificar variações do plano. A execução gerencia o escopo do trabalho a ser feito, enquanto monitora a execução, identifica as variações do plano, monitora os resultados de qualidade, controla o progresso em relação ao plano, controla as alterações em todo o projeto, avalia e responde aos riscos e comunica o status do projeto.
Procedimento (resumo de tarefas)
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Direcionar e gerenciar a execução do projeto
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Atualizar documentos de gerenciamento de projetos
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Gerenciar problemas, riscos e alterações do projeto
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Comunicar o status e o progresso do projeto
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Planeje e execute sprints ágeis
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Realizar Reunião do Scrum-Of-Scrums (Iterativo)
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Programar demonstrações de sprint
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Organizar a retrospectiva da sprint
Aceleradores
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Orientações de reunião SCRUM
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Modelos ágeis de solicitação de mudança
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Scorecard de gate de qualidade do projeto
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Modelo de status
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Modelo de problemas pendentes
Entregas: Planos de gestão de projeto | Logs de riscos e problemas | Modelo de scorecard Gate Q
Capacitação da equipe do cliente (nível 2) – Transferência de conhecimento
O objetivo deste produto é garantir que os principais usuários tenham uma boa compreensão da solução implementada durante o suporte dos processos de configuração e teste.
Tarefa
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Prepare-se para transferência de conhecimento do usuário-chave
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Execute a solução passo a passo e a transferência de conhecimento para os principais usuários
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Executar KT para o escopo delta
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Suporte ao processo de configuração, com instruções e explicações.
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Suporte aos testes, com transferência de conhecimento na correção de defeitos.
Aceleradores
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Documentos de Ajuda SAP
-
Documentação específica da solução no site do JAM
Entrega: Transferência de conhecimento
Configuração do sistema passo a passo da solução – Design e Configuração
DESCRIÇÃO
O objetivo desta entrega é configurar a solução. o processo é iterativo para garantir que as necessidades dos negócios sejam atendidas. Quando configurada, a solução é demonstrada para as artes interessadas para fins de feedback.
PROCEDIMENTO
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Configurar o sistema usando os valores determinados durante a fase Explorar.
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Modificar os formulários conforme necessário.
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Definir relatórios
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Definir dados de amostra para validar e demonstrar os processos. Esses dados devem ser coordenados com outros membros da equipe para permitir a reutilização dos cenários.
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Demonstrar os cenários para os principais usuários do cliente e receber a confirmação de que os processos atendem às necessidades de negócios.
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Ajustar os processos conforme o necessário para fechar as lacunas.
Aceleradores
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Configuração guiada
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Aceleradores específicos no site JAM
Entregas: Configuração da Solução | Documentos da Solução | Organização de formulários | Relatórios | Acesso / Autorizações | Passo a passo da solução
Desenvolvimento e implantação de Extensão da Solução – Extensões de Código personalizado
DESCRIÇÃO
O objetivo desta entrega é desenvolver as extensões de solução identificadas na fase Explorar e incluídas no escopo do projeto
PROCEDIMENTO
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Adapte as telas de usuário por especificações
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Demonstre a tela aprimorada durante o passo a passo dos processos de negócios padrão e receba feedback
Aceleradores
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Aceleradores específicos da solução
Entregas: Desenvolvimento de Extensão da Solução | Desenvolvimento de Extensão da Solução na Produção
Configuração de Integração no Sistema de teste – Integração
DESCRIÇÃO
O objetivo desta entrega é configurar a integração no sistema de garantia de qualidade a fim de que dados como os da produção sejam carregados para realização de testes. Após a conclusão dos testes, a integração será configurada no ambiente de produção.
PROCEDIMENTO
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Configurar a conectividade de segurança da rede com o ambiente do sistema integrado (local, PI/HCI, nuvem)
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Definir a configuração da integração no sistema da nuvem.
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Definir a configuração da integração no sistema a ser integrado.
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Criar mapeamentos e a transformação da integração.
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Executar o carregamento inicial de dados integrados para o sistema de produção. Por opção, isso pode ser incluído na lista de cutover.
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Repetir o processo de configuração no ambiente de produção
Aceleradores
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Aceleradores específicos da solução no site JAM
Entregas: Configuração de integração no sistema Teste | Configuração de integração no sistema de Produção
Preparação e Execução de Teste da Solução – Testes
DESCRIÇÃO
O objetivo desta entrega é simular a atividade empresarial a fim de confirmar que a solução configurada e os processos de negócios relacionados satisfarão os requisitos operacionais da empresa.
PROCEDIMENTO
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Atualizar os planos de teste entregues com o conteúdo específico do cliente.
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Criar um plano de teste adicional para cobrir eventuais processos do cliente que não estejam incluídos nos cenários de teste entregues. Verificar se todas as configurações de saída, análise crítica, integração, extensibilidade, etc. estão incluídas.
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Atribuir recursos às etapas do plano de teste e programá-los de acordo.
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Executar os cenários conforme definido no plano de teste e documentar os resultados.
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Registrar os problemas em log.
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Resolver os problemas identificados e fazer um novo teste do cenário completo.
Aceleradores
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Modelo de teste de cenário
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Testes de abordagem ágil
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Aceleradores específicos da solução
Entregas: Preparação do teste da solução | Planos do teste | Relatório de Execução do teste da solução
Preparação e carregamento dos dados – Migração de Dados e Sistema
DESCRIÇÃO
O objetivo desta entrega é criar os arquivos de carregamento de dados e carregar os dados para a solução de nuvem. Em geral o cliente é responsável por essas tarefas, a menos que seja adicionado um serviço de migração à implementação.
PROCEDIMENTO
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Desenvolver e testar programas e relatórios de extração de dados para garantir a extração das informações adequadas, bem como sua transformação e formatação conforme exigido pelos modelos de carregamento.
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Extrair os dados e preencher os modelos de carregamento. A adesão dos dados aos requisitos é validada.
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Execute os processos manual e automatizado de carregamento dos dados conforme o plano e corrija os defeitos. Os tempos de carregamento são monitorados e registrados no plano de carregamento. Essa informação é necessária para planejar o cutover para produção.
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Verificar a qualidade, a integralidade e a consistência dos dados no sistema.
Aceleradores
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Modelo de Planejamento de Carregamento de dados.
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Aceleradores específicos da solução no site JAM
Entregas: Resultados do Teste de Carregamento dos Dados | Correção de defeitos | Avaliação da qualidade dos dados
Plano de Execução do Treinamento de Usuário Final – Adoção da solução
DESCRIÇÃO
O objetivo dessa entrega é desenvolver um plano de treinamento de alto nível que forneça a abordagem recomendada e as atividades correspondentes a fim de preparar os usuários finais para usar o novo sistema.
PROCEDIMENTO
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Conduzir a análise das necessidades de aprendizado.
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Concluir planos de treinamento de usuário final (tarefa do cliente).
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Desenvolver materiais e cenários de treinamento (treinamento do cliente).
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Dar início ao treinamento do usuário.
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Preparar e trabalhar para um plano de gestão de modificações.
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Identificar os pontos de valor, baseline e potencial.
Aceleradores
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Documentação de Ajuda SAP
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Sala de aprendizagem (via login)
Entregas: Plano de treinamento de UF | Treinamento de UF | Plano de gestão de modificações | Auditoria de valor
Estabelecer Plano de suporte – Transição para operações
DESCRIÇÃO
O objetivo dessa entrega é configurar os processos e recursos que estarão envolvidos no suporte ao usuário assim que o sistema entrar em produção.
PROCEDIMENTO
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Atribuir líderes de recurso primário em várias áreas funcionais. Estas pessoas são responsáveis por ampliar seu conhecimento sobre o sistema e processos junto à comunidade do usuário. São também responsáveis por responder a questões e solucionar problemas.
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Atribuir um líder técnico como responsável pela comunicação com a SAP. Esta pessoa é responsável por reunir os detalhes relacionados a questões técnicas e apresentá-las ao suporte SAP. Ela acompanhará o problema através da solução.
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Ampliar os processos ou sistema de help desk atual para incluir a nova solução. Se não existirem funções de help desk, é definido um plano de comunicação e de documentação como suporte ao sistema.
Aceleradores
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Aceleradores específicos da solução
Entregas: Operações Técnicas e Plano de transferência
Plano de Cutover e Transição – Migração de dados e Sistema
DESCRIÇÃO
O objetivo desta entrega importante é definir e documentar a estratégia, o escopo, a cronologia e os detalhes de migração atual para a próxima.
PROCEDIMENTO
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A equipe do projeto avalia o nível de preparação da organização para o cutover/transição, bem como em que medida a organização de suporte está operacional e pronta para o cutover. Essa tarefa também inclui verificar se foi definida a governança adequada da qualidade dos dados mestre.
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Depois da preparação, a equipe do projeto entregará a tarefa preliminar do plano de cutover para documentar a estratégia, o escopo e a cronologia a fim de migrar da solução atual para a próxima, além do período de atendimento intensivo imediatamente após o início da operação.
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Documente as atividades, como transferência de dados dos sistemas legados para o sistema de produção de software da SAP, configuração e inicialização de determinados dados no novo sistema, configuração e inicialização do sistema de produção, encerramento dos sistemas legados, inserção manual de determinados dados no novo sistema, criação e verificação de conexões de interface, importação de transportes e todas as configurações manuais.
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Este plano preliminar será revisado como o cliente para validar a integralidade, as dependências, o cronograma e outras restrições. No fim dessa revisão, a equipe do projeto terá compreendido os ajustes necessários no plano preliminar de cutover.
Aceleradores
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Estratégia de Cutover
-
Modelos de plano de Cutover
-
Cutover
-
Modelo de Planejamento de carregamento de Dados
Entregas: Plano de Cutover | Configuração do sistema de Produção
Encerramento da fase – Gestão de Projetos
DESCRIÇÃO
O objetivo da entrega de sign-off e encerramento da fase é:
-
Garantir que todas as entregas necessárias desta fase e do projeto estejam completas e precisas, bem como resolver todas as questões pendentes.
-
Identificar as lições aprendidas durante a fase de preparação para o encerramento oficial da fase.
PROCEDIMENTO
-
Realizar o gate de qualidade do projeto para garantir a conclusão das entregas da fase. Revisar os problemas e riscos a fim de determinar se deve haver ainda mais foco para gerar uma solução e documentar as lições aprendidas.
-
Obter o sign-off do cliente para conclusão da fase.
Aceleradores
-
Conceito de gate de qualidade
-
Modelo de scorecard Gate Q
-
Lista de verificação de Gate de qualidade
-
Modelo de sign-off de fase
-
Aceleradores específicos da solução no site JAM
Entregas: Scorecard Gate Q (atualizado) | Documentação de Sign-off
Verifique as demais fases: Preparar | Explorar | Realizar | Implantar . Ou verifique nosso Guia SAP Activate para facilitar o entendimento da metodologia.
FASE IMPLANTAR
Na fase Implantar, a equipe do projeto prepara o sistema para o lançamento da produção, muda para o ambiente de produção e realiza atividades de sustentação após o inicio da operação.
Estas são as principais atividades da fase Implantar:
- Executar o plano de cutover;
- Fazer a transição das operações empresariais para o novo sistema;
- Mudar do suporte de implementação para o suporte de produção;
- Encerrar o projeto
Entregas – Gestão de Projeto
Descrição da entrega principal
O objetivo desta entrega é executar, monitorar e controlar o trabalho de projeto, como definido no plano de PM.
- Plano(s) de gestão do projeto
- Log(s) de riscos e atividades pendentes
- Modelo de Scorecard Gate Q
Procedimento (resumo de tarefas)
- Monitorar e controlar as atividades do projeto para garantir que todas as tarefas e entregas programadas estejam progredindo conforme o planejado.
- Assegurar que recursos estejam atribuídos a todas as tarefas programadas do projeto.
- Gerenciar problemas, medidas e riscos.
- Gerenciar mudanqas de escopo, cronograma, custos de projeto etc.
- Comunicar o status e o progresso as partes interessadas do projeto.
- Realizar a revisão do gate de qualidade,
Além disso, para as implementações ágeis:
- Programar e realizar reuniões de SCRUM.
- Programar as demonstrações de sprint
- Organizar a retrospectiva de sprint.
Aceleradores
- Orientações de reunião de Scrum ágil
- Modelos ágeis e de solicitação de mudança
- Scorecard de gate de qualidade do projeto
- Modelo de status
- Modelo de problemas pendentes
Entregas – Migração de Dados e Sistema
Descrição da entrega principal
O objetivo desta entrega é executar as tarefas conforme a programação de cutover a fim de preparar o sistema de produção para uso operacional. Isso inclui carregar todos os dados e verificar sua precisão e integralidade.
Comece inserindo transações operacionais no cliente de produção em nuvem.
Aceleradores
- Documentos de Plano de Cutover;
- Aceleradores específicos da solução.
Existem três entregas na entrega principal “Configuração da produção – Comutação para produção
Aqui, seguimos os planos de cutover, que são finalizados e executados. Devemos passar por um cutover(fictício, que é realizado em projetos para assegurar que o cronograma do cutover seja aceitável e adequado aos planos.
Novos usuários são criados no ambiente produtivo para execução do cutover.
Entregas – Transição para operações
Descrição da entrega principal
O objetivo desta entrega é a transferência de um ambiente de suporte ao projeto para um ambiente de suporte produção.
Procedimento (resumo de tarefas)
Conduza a cessão aos serviços de suporte para apresentar o cliente ao gerente de suporte. O suporte assume o suporte em vigor e o monitoramento do sistema produtivo de nuvem.
Defina o indicador temporário do sistema no sistema de produção. Fazer isso permite ao suporte identificar facilmente o sistema como produtivo.
Aceleradores
Aceleradores específicos da solução
Entregas – Entregas de sign-off e Encerramento do projeto
Descrição da entrega principal
O objetivo da entrega de sign-off e encerramento da fase é:
- Garantir que todas as entregas necessárias desta fase e do projeto estejam completas e precisas, bem como resolver todas as questões pendentes
- Identificar as lições aprendidas durante a fase de preparação para o encerramento oficial da fase
Procedimento (resumo de tarefas)
- Realizar o gate de qualidade do projeto para garantir a conclusão das entregas da fase. Revisar os problemas e riscos a fim de determinar se deve haver ainda mais foco para gerar uma solução e documentar as lições aprendidas.
- Obter o sign-of do cliente para a conclusão da fase.
Aceleradores
- Conceito de gate de qualidade
- Modelo de scorecard Gate Q
- Lista de verificação de gate de qualidade
- Modelo de sign-off de fase
- Aceleradores específicos da solução no site JAM
Verifique as demais fases: Preparar | Explorar | Realizar | Implantar . Ou verifique nosso Guia SAP Activate para facilitar o entendimento da metodologia.