Tecnologia

Windows 8 e o histórico de arquivos

Histórico de arquivos no Windows 8 é um novo recurso que protege os arquivos dos usuários armazenados em Bibliotecas, Favoritos, Contatos e pastas na Área de . Por padrão, quando ativado, ele faz a varredura do histórico de arquivo  em busca de mudanças e cópia estes arquivos alterados para um local separado (normalmente um dispositivo de armazenamento externo ou rede local).

Configurar e utilizar o histórico de arquivo é simples e está disponível para usuários padrão, e não apenas os administradores. Não é mais necessário chamar o helpdesk para os usuários restaurarem arquivos que eles acidentalmente modificaram. Para habilitar o histórico de arquivo, basta ir até o Painel de Controle > Sistema e Segurança e selecionar Histórico de Arquivos. Por padrão o histórico de arquivos vem desligado. Para ativa-lo basta clicar no botão Ativar.

Para alterar a unidade onde os dados do histórico de arquivos é armazenado, basta clicar no link Selecionar unidade, no lado esquerdo da janela do histórico de arquivos. Você pode escolher uma unidade local no computador, ou um compartilhamento de rede, clicando em Adicionar Local de Rede. Se houver pastas ou bibliotecas que você não deseja incluir em seu histórico de arquivos, basta exclui-los, clicando no link de Excluir pastas e adicionar qualquer pasta ou biblioteca que você quer.

Por padrão os arquivos modificados são salvos a cada hora, armazenados para sempre, e o cache ocupa 5% do espaço em disco da unidade configurada. Essas opções podem ser alteradas clicando no link Configurações Avançadas na janela do Histórico de Arquivos. Há também a opção de compartilhar opções do histórico de arquivos com outros usuários em um grupo de rede domestica.

Windows 8 e o histórico de arquivos - 1

A restauração de um arquivo protegido por histórico de arquivos é muito simples. Usando o Windows Explorer, basta procurar um local específico e clicar ou “tocar” no botão Histórico na barra do explorer. Você tem a opção de ver todas as versões do arquivo selecionado. Uma vez que você navegue para a versão do arquivo que você gostaria de restaurar, basta clicar no botão Restaurar. A versão selecionada do arquivo será restaurado para o local original.

Windows 8 e o histórico de arquivos - 2

É importante notar que, em alguns ambientes, o histórico de arquivos pode entrar em conflito com as políticas internas relacionadas com a retenção de dados e armazenamento. Em situações como essas onde exista uma política de grupo para desativar o uso do histórico do arquivos. Para habilitar essa diretiva basta usar o Editor de Política de Gestão e navegar até Configuração do ComputadorModelos Administrativos Componentes do Windows Histórico de arquivos lá você pode ativar a política Desabilitar Histórico de  Arquivos. Isso impede que os usuários de ativar e usar o Histórico de arquivos.

Histórico de arquivos oferecem aos usuários uma maneira simples de proteger seus dados e arquivos pessoais sem a complexidade de configuração e uso de backup. É um processo automática que não requer nenhuma interação do usuário. O processo de restauração é também muito mais simples apresentando facilidade na experiência do usuário para pré-visualizar e restaurar versões anteriores de arquivos.

Por hoje é só pessoal!

Coimbra, PMP on FacebookCoimbra, PMP on LinkedinCoimbra, PMP on TwitterCoimbra, PMP on Youtube
Coimbra, PMP

CEO do portal, apaixonado por gestão de projetos, metodologias, minha família, professor, consultor, certificado PMP, Six Sigma White Belt.


Comentários

Deixe uma resposta