Aquisições Custo Eventos Projeto

Web aula: Orçamento de Projetos de Obras Civis e Montagem Eletromecânica

Gestão de Orçamento de Obras

A importância da Gestão de Orçamentos para o Gerenciamento de Projetos

Em termos práticos a Gestão de Projetos é composta por três pilares: tempo, custo e qualidade. Os que mais impactam nas avaliações e acompanhamentos do empreendimento são os pilares de custo e de prazo. Especificamente na engenharia, a gestão de prazo, é um assunto bastante estudado e analisado. Não podemos fazer uma gestão adequada de um projeto de engenharia sem antes pensarmos em um orçamento bem feito.

Diante disso, suscita-nos algumas perguntas como: o que é um orçamento bem feito? Como fazer um bom orçamento de obras? Para isso, precisamos ao menos de um conhecimento detalhado do escopo do projeto, uma excelente leitura de todos os documentos do projeto, tais como, projetos (design), contratos, editais, especificações técnicas.

Mais ainda, é preciso realizar visitas técnicas, conhecer os níveis de produtividade das equipes envolvidas, detalhar todos os serviços a serem executados ou contratados, de acordo com as suas quantidades e parâmetros de medição.

A gestão de orçamentos consiste basicamente em planejar, organizar e monitorar o orçamento. Ou seja, controlar o que foi realizado, medido e o que falta para concluir a obra. O orçamento nunca é estático e deve ser revisto frequentemente, em função de alterações de escopo e outros.

O controle efetivo do escopo, da qualidade e do prazo, interfere diretamente no controle e na gestão de custos. A gestão de orçamentos não é uma ciência exata, mas podemos utilizar metodologia e procedimentos adequados para que a gestão se torne mais eficaz e mais prática.

Quando?

Data: 09/11 AO VIVO

Horário: 20:00 (Horário de Brasília)

Este webinar vale 1 PDU (Estratégico)

 

Facilitador

Coimbra, PMP on FacebookCoimbra, PMP on LinkedinCoimbra, PMP on TwitterCoimbra, PMP on Youtube
Coimbra, PMP
Como fundador da Projetos e TI, ajudo as organizações a se tornarem ecossistemas adaptativos, responsivos e auto-organizáveis, implementando novas práticas, estruturas, ritmos e tecnologias que permitam transparência, abertura, inovação e uma forma progressiva de liderar. Caso queira saber mais entre em contato comigo, inscreva-se na minha newsletter, ou me convide para uma palestra.

Graduado em Gestão de Tecnologia pelo Centro Universitário Barão de Mauá.
Pós-Graduado em Gerenciamento de Projetos, com as práticas do PMI® pelo SENAC.

Certificado como PMP® pelo PMI®. Six Sigma White Belt pela Voitto.
Especializado em BPMN2 pela Anelox, PMCanvas pela PM2.0 e Análise de requisitos

Mentor e influenciador de gestão de projetos, agilidade e transformação digital.

Comentários

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.