Eventos Projeto

Web aula: Guia PMBOK® 6ª edição e o Conhecimento no projeto

Prepare-se!

O Guia PMBOK® 6° edição incluiu um novo processo dedicado à Gestão do conhecimento.

Veja só o trecho do mesmo:

“É um equívoco comum considerar que o GERENCIAMENTO DO CONHECIMENTO envolve apenas documentá-lo para que possa ser compartilhado. Um outro equívoco comum é que o gerenciamento do conhecimento envolve apenas obter lições aprendidas no final do projeto para usá-las em projetos futuros. Apenas o conhecimento explícito codificado pode ser compartilhado dessa forma. Porém, o conhecimento explicito codificado carece de contexto e está aberto a diferentes interpretações, portanto, apesar de poder ser facilmente compartilhado, nem sempre é entendido ou aplicado de forma correta. O conhecimento tácito possui contexto incorporado, mas é muito difícil de codificar. Ele reside nas mentes dos especialistas individuais ou em grupos e situações sociais e normalmente é compartilhado através de conversas e interações entre pessoas.

De uma perspectiva organizacional, o gerenciamento do conhecimento envolve garantir que as habilidades, experiências e expertise da equipe do projeto e de outras partes interessadas sejam utilizados antes, durante e depois do projeto. Como o conhecimento reside nas mentes das pessoas e as pessoas não podem ser forçadas a compartilhar o que sabem (nem dar atenção ao conhecimento de outros), a parte mais importante do gerenciamento do conhecimento é criar uma atmosfera de confiança para que as pessoas sejam motivadas a compartilhar seus conhecimentos.” – Guia PMBOK® 6° ED. PG. 99

  • Você sabe como garantir a efetiva absorção deste novo conhecimento?

  • Você sabe como transformar esta lição em uma boa práticae trabalhar na sa melhoria contínua?

  • Você sabe como trabalhar este novo conhecimento para alavancar a maturidade de Gestão de projetos?

Esta web aula garante 1 PDU

Apresentação

 

 

Material

Perguntas

Antonio Luiz Traldi

Q: Sempre ouvimos em conhecimento adquirido pela organização, porém, como o profissional deve? lidar com este conhecimento adquirido para sua vida profissional.

Valerio Sanches Jorge

Q: como vc integra esses conhecimentos adquiridos durante um projeto se não pelas? lições aprendidas?? Afinal,os conhecimentos estão nas pessoas…?

Q: quando vc traz pessoas com experiência prévia para um? projeto (opinião especializada por exemplo) vc não está gerenciando determinado conhecimento?

Daniel Alcântara

Q: Como otimizar o termo de? lições aprendidas para que ele não vire apenas um relatório no repositório?+++++

Raphael Viana

Q: A grande sacada então é conseguir materializar o conhecimento tácito e torná-lo disponível para outros? Pode me dar um exemplo de uma prática que utilizas? para este fim?+++++++++++

Fernando Lazarini

Q Práticas PMI são desprezadas por nós devido à nossa cultura, como um planejamento abrangente. “Pulamos” algumas etapas para começar a executar. Você acredita que a GC? será bem aceita no mercado?

Latino Oliveira Neto

Q: O PMBOK endereça o processo de gestão e? reuso do conhecimento dentro de um mesmo projeto de forma diferente do que já era endereçado antes?

Lucas Aversa

Q: Qual é a relação entre a gestão do conhecimentos? e o processo desenvolver a equipe do projeto? Tem algo a ver?

Gilberto Hudson

Q: Se houvesse um esforço para integrar uma ferramenta de Inteligência Artificial às ferramentas atuais de gerenciamento de projetos,? teríamos uma gestão do conhecimento mais prática e útil?

Quer participar da 1° Turma de Gestão do Conhecimento? Clique aqui

Facilitadora

facilitadora

 

Patrocinadores

Quer ser patrocinador dos webinares da Projetos e TI? Entre em contato com a gente

Coimbra, PMP on FacebookCoimbra, PMP on LinkedinCoimbra, PMP on TwitterCoimbra, PMP on Youtube
Coimbra, PMP

CEO do portal, apaixonado por gestão de projetos, metodologias, minha família, professor, consultor, certificado PMP, Six Sigma White Belt.


Comentários

Deixe uma resposta