Eventos Projeto

Web aula: Guia PMBOK® 6ª edição e o Conhecimento no projeto

Prepare-se!

O Guia PMBOK® 6° edição incluiu um novo processo dedicado à Gestão do conhecimento.

Veja só o trecho do mesmo:

“É um equívoco comum considerar que o GERENCIAMENTO DO CONHECIMENTO envolve apenas documentá-lo para que possa ser compartilhado. Um outro equívoco comum é que o gerenciamento do conhecimento envolve apenas obter lições aprendidas no final do projeto para usá-las em projetos futuros. Apenas o conhecimento explícito codificado pode ser compartilhado dessa forma. Porém, o conhecimento explicito codificado carece de contexto e está aberto a diferentes interpretações, portanto, apesar de poder ser facilmente compartilhado, nem sempre é entendido ou aplicado de forma correta. O conhecimento tácito possui contexto incorporado, mas é muito difícil de codificar. Ele reside nas mentes dos especialistas individuais ou em grupos e situações sociais e normalmente é compartilhado através de conversas e interações entre pessoas.

De uma perspectiva organizacional, o gerenciamento do conhecimento envolve garantir que as habilidades, experiências e expertise da equipe do projeto e de outras partes interessadas sejam utilizados antes, durante e depois do projeto. Como o conhecimento reside nas mentes das pessoas e as pessoas não podem ser forçadas a compartilhar o que sabem (nem dar atenção ao conhecimento de outros), a parte mais importante do gerenciamento do conhecimento é criar uma atmosfera de confiança para que as pessoas sejam motivadas a compartilhar seus conhecimentos.” – Guia PMBOK® 6° ED. PG. 99

  • Você sabe como garantir a efetiva absorção deste novo conhecimento?

  • Você sabe como transformar esta lição em uma boa práticae trabalhar na sa melhoria contínua?

  • Você sabe como trabalhar este novo conhecimento para alavancar a maturidade de Gestão de projetos?

Esta web aula garante 1 PDU

Apresentação

 

 

Material

Perguntas

Antonio Luiz Traldi

Q: Sempre ouvimos em conhecimento adquirido pela organização, porém, como o profissional deve? lidar com este conhecimento adquirido para sua vida profissional.

Valerio Sanches Jorge

Q: como vc integra esses conhecimentos adquiridos durante um projeto se não pelas? lições aprendidas?? Afinal,os conhecimentos estão nas pessoas…?

Q: quando vc traz pessoas com experiência prévia para um? projeto (opinião especializada por exemplo) vc não está gerenciando determinado conhecimento?

Daniel Alcântara

Q: Como otimizar o termo de? lições aprendidas para que ele não vire apenas um relatório no repositório?+++++

Raphael Viana

Q: A grande sacada então é conseguir materializar o conhecimento tácito e torná-lo disponível para outros? Pode me dar um exemplo de uma prática que utilizas? para este fim?+++++++++++

Fernando Lazarini

Q Práticas PMI são desprezadas por nós devido à nossa cultura, como um planejamento abrangente. “Pulamos” algumas etapas para começar a executar. Você acredita que a GC? será bem aceita no mercado?

Latino Oliveira Neto

Q: O PMBOK endereça o processo de gestão e? reuso do conhecimento dentro de um mesmo projeto de forma diferente do que já era endereçado antes?

Lucas Aversa

Q: Qual é a relação entre a gestão do conhecimentos? e o processo desenvolver a equipe do projeto? Tem algo a ver?

Gilberto Hudson

Q: Se houvesse um esforço para integrar uma ferramenta de Inteligência Artificial às ferramentas atuais de gerenciamento de projetos,? teríamos uma gestão do conhecimento mais prática e útil?

Quer participar da 1° Turma de Gestão do Conhecimento? Clique aqui

Facilitadora

facilitadora

 

Patrocinadores

Quer ser patrocinador dos webinares da Projetos e TI? Entre em contato com a gente

Coimbra, PMP on FacebookCoimbra, PMP on LinkedinCoimbra, PMP on TwitterCoimbra, PMP on Youtube
Coimbra, PMP
Como fundador da Projetos e TI, ajudo as organizações a se tornarem ecossistemas adaptativos, responsivos e auto-organizáveis, implementando novas práticas, estruturas, ritmos e tecnologias que permitam transparência, abertura, inovação e uma forma progressiva de liderar. Caso queira saber mais entre em contato comigo, inscreva-se na minha newsletter, ou me convide para uma palestra.

Graduado em Gestão de Tecnologia pelo Centro Universitário Barão de Mauá.
Pós-Graduado em Gerenciamento de Projetos, com as práticas do PMI® pelo SENAC.

Certificado como PMP® pelo PMI®. Six Sigma White Belt pela Voitto.
Especializado em BPMN2 pela Anelox, PMCanvas pela PM2.0 e Análise de requisitos

Mentor e influenciador de gestão de projetos, agilidade e transformação digital.

Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.