Web aula: Business Intelligence: Como fazer?

As iniciativas de Business Intelligence tem se tornado ferramentas fundamentais para as áreas de negócio mais dinâmicas das organizações.

Áreas de vendas, financeira, marketing, por exemplo, já não sobrevivem mais somente com planilhas, elas precisam de ferramental cada vez mais robusto do ponto de vista visual e de maior facilidade de uso.

Compreendendo isso os fabricantes de tecnologias tem investido massivamente no desenvolvimento de ferramentas cada vez mais fáceis de usar e mais acessíveis do ponto de vista financeiro, são os chamados BI Selfservice.

Com esta facilidade, estas iniciativas são rapidamente implementadas, em dias pode-se ter algumas análises disponíveis e até publicadas na web e compartilhada para a equipe.

No entanto, é importante sabermos que esta facilidade pode também gerar problemas futuros, principalmente de conceito das informações, disseminação excessiva de bases de dados, arquivos compartilhados em drivers online, e-mail, pendrive, etc. e isso se torna complexo e até perigoso.

Esse fato, normalmente acaba ocorrendo sem mesmo o conhecimento da área de TI que deveria ser responsável pelas informações da empresa, ou então a própriaTI sugere ao usuário a solicitar os dados no formato desejado, com isso, fornece as bases de dados ou acesso a views e incentiva, indiretamente, o usuário e efetuar as suas análises independente da TI.

Não raro isso ocorre porque a TI está com um backlog enorme de outras atividades e não tem mão-de-obra disponível e com o conhecimento necessário para atender a mais essa demanda.

Com isso, acaba “abrindo mão” deste controle, mas não demora muito a virar gargalo para a geração dessas bases de dados ou views e até perde o controle “de quem acessa o que” e “do que é acessado por quem”.

Data

08/02/2018 @ 20:00 (Horário de Brasília)

Facilitador

Reserve seu lugar na Web aula!

Eventbrite - Web aula: Business Intelligence: Como fazer?

Patrocinadores

Quer ser patrocinador dos webinares da Projetos e TI? Entre em contato com a gente.

Vale 1 PDU ESTRATÉGICO

Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: