Tecnologia

Taskkill, aprendendo a usar as ferramentas do Windows com apenas um clique

Bom dia pessoal, hoje vamos falar sobre uma ferramenta simples e muito poderosa o Taskkill, é sempre bom aprender e relembrar algumas coisas.

Primeiramente, abra o Prompt de comando do Windows CMD , para isso, faça o seguinte:

1ª Opção

Pressione simultaneamente as teclas “Windows” + “R” do seu teclado para abrir o comando “Executar”, dentro do campo de textos, digite CMD e pressione a tecla “Enter” do teclado ou o botão “OK”;

2ª Opção

Digite CMD no campo de pesquisas do menu iniciar e pressione a tecla “Enter” do seu teclado. Quando você entrar no prompt de comando, verá uma tela preta com frases em branco, mais ou menus como o que está escrito abaixo:

Microsoft Windows [versão 6.1.7600] Copyright (c) 2009 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados. C:UsersPROJETOSETI>

Agora digite:

taskkill /?

Isso irá mostrar todas as opções do taskkill, e será mais fácil para você entender. Caso queira salvar em um arquivo de texto para melhor entendimento e deixar como estudo : taskkill  /? >> c:task.txt

De todas as opções do aplicativo, vamos utilizar duas : /F = primeira força a finalização de aplicativos /FI = e a segunda utiliza filtros, ou seja, você pode filtrar o que deseja ou não finalizar.

Então podemos utilizar o comando da seguinte maneira: taskkill /F /FI “USERNAME eq PROJETOSETI” /FI “IMAGENAME ne explorer.exe” /FI “IMAGENAME ne dwm.exe”

OBSERVAÇÃO: Ou seja, taskkill /F, finaliza os processos de modo forçado o que é meio óbvio, pois, se o processo não está respondendo, ele será “forçado a se retirar da festa”. /FI “USERNAME eq PROJETOSETI”, finaliza o processo que estiver rodando em nome do seu usuário, ou seja, se seu usuário é Juca, o comando será /FI “USERNAME eq Juca”. O eq significa igual.

Agora, como nós não queremos finalizar o processo “Explorer.exe” e “dwm.exe” (para não sumir tudo da sua tela), utilizamos: /FI “IMAGENAME ne explorer.exe” /FI “IMAGENAME ne dwm.exe”

OBSERVAÇÃO: Ou seja, /FI – Filtro, IMAGENAME ne nome do processo não deve ser igual a “explorer.exe” (ne significa NOT EQUAL).

Entendeu?

Certo, mas eu disse “Com apenas um clique” no título, não? Claro, isso tudo que foi descrito acima, foi para que você entenda o que está fazendo, pois, não é legal fazer algo sem entender, certo? Agora vem a mágica Clique com o botão direito do mouse em qualquer área em branco (sem programas) da sua Área de Trabalho, passe o mouse sobre “Novo” e clique em “Atalho”: Novo >  Atalho Agora, cole o comando: taskkill /F /FI “USERNAME eq PROJETOSETI” /FI “IMAGENAME ne explorer.exe” /FI “IMAGENAME ne dwm.exe” No campo “Digite o local do item”.

Nota: Altere o nome “PROJETOSETI” para o nome do seu usuário;

Em seguida clique em “Avançar” e “Concluir”. Se preferir, altere o ícone do aplicativo, para algum ícone de sua preferência. Por último, arraste para a superbar (Super Barra de Tarefas) do Windows 7 para fixar, e pronto, toda vez que um programa não responder, basta clicar neste aplicativo.

Só para você saber, você pode adicionar mais aplicativos para não serem finalizados, eu optei pode não finalizar o “Firefox”, e você pode fazer como quiser, pois o comando que eu passei, finaliza todos os programas de uma só vez, veja como ficou o meu:

taskkill.exe /F /FI “USERNAME eq PROJETOSETI” /FI “IMAGENAME ne explorer.exe” /FI “IMAGENAME ne dwm.exe” /FI “IMAGENAME ne firefox.exe” /FI

Caso queira finalizar apenas um processo, ficaria assim: taskkill.exe /F /FI “USERNAME eq PROJETOSETI” /FI “IMAGENAME eq firefox.exe” /FI

Finaliza apenas o Firefox. Espero que tenha sido útil.

Coimbra, PMP on FacebookCoimbra, PMP on LinkedinCoimbra, PMP on TwitterCoimbra, PMP on Youtube
Coimbra, PMP

CEO do portal, apaixonado por gestão de projetos, metodologias, minha família, professor, consultor, certificado PMP, Six Sigma White Belt.


Comentários

Deixe uma resposta