Projeto

Status Report – como preparar uma apresentação assertiva

O documento de status report é o relatório que o gerente de projeto deve preparar para posicionar sua equipe, seu cliente e patrocinador dos principais assuntos relacionados ao projeto. Nele, costumo dividir em alguns tópicos.

Tópicos do Status Report:

  1. Período a que se refere o status report do projeto – de acordo com o planejado no plano de projeto, identifique o período a que se refere o status report do projeto (semanal, quinzenal), por exemplo.
  2. Atividades realizadas – Apresente as principais atividades que foram realizadas no período. Não costumo apresentar todas as atividades/tarefas. Uma dica, você pode citar os pacotes de trabalho para ser mais sucinto e objetivo.
  3. Próximos passos – As atividades do próximo período devem estar contidas para que todos estejam cientes das próximas entregas. Aqui também vale a dica do tópico anterior. Cuidado ao recortar e colar todas as atividades do cronograma.
  4. WBS (Work Breakdown Structure ) do projeto ou EAP (Estrutura Analítica do Projeto) – Apresente a WBS do projeto de maneira que o público possa identificar de forma visual o avanço e atrasos. Veja exemplo abaixo.
status report dicas

5. Riscos do projeto – Apresente os principais riscos do projeto e seu grau de exposição. Veja exemplo abaixo.

6. Curva S do projeto – Apresente o avanço do projeto e principalmente a análise, talvez seu cliente não saberá interpretar o gráfico e é importante haver uma análise junto ao gráfico para explanação.

status report

7. Lista de Incidentes / Pontos de atenção – Apresente os principais pontos de atenção, que requerem apoio da alta direção, maior atenção da equipe, restrição de prazos e/ou entregas que possam impactar negativamente no projeto.

Resumo:

  • Utilize sempre no mesmo padrão a apresentação, assim seu público passará a saber exatamente como serão apresentados os próximos status.
  • Pense que seu público não tem muito tempo ou não precisa se atentar a tantos detalhes que não são tão importantes, isso somente polui e apresentação e torna desinteressante a leitura e interpretação.
  • Foque nas relevâncias.
  • Em 8/9 Slides, você conseguirá apresentar o status report de forma objetiva e clara, terá transparência do projeto perante os envolvidos e mostrará controle do projeto no monitoramento do mesmo.

Para maiores detalhes sobre o texto, assista aqui o vídeo

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Jefferson Gazolli Brunhara
Gerente de Projetos / PMO na Tenacitas Consultare

Especialista em gestão de projetos e portfólios e Sócio fundador da Tenacitas Consultare.


Graduado em Análise de Sistemas, Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios, MBA em gerenciamento de projetos pela FGV, Certificado SFC® – SCRUMstudy e Certificado PMP® – PMI.


Responsável nos últimos vinte anos por grandes projetos no Brasil e na América Latina.


Responsável por apoiar clientes na gestão de projetos diversos, capacitação de equipes, utilizando as melhores práticas de mercado como PDCA, Scrum, Waterfall e Kanban.


Responsável pela implantação de PMO’s para empresas nos segmentos de TI, com redução do esforço de implantação e aumento da satisfação dos clientes.


Definição de KPIs para reporte a alta direção da empresa.


Professor e palestrante em gerenciamento de projetos.


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