Eletrônica Tecnologia

Semáforo Microcontrolado

Olá pessoal. Trago neste post mais um exemplo simples: um semáforo microcontrolado,  em continuidade aos nossos exemplos.

Para quem acompanhou o primeiro post: Projeto Pisca-Led e Switch – Completo1 sobre micro controladores, não haverá dificuldade.

O que proponho é a simulação para duas ruas, formando um conjunto completo. Utilizaremos o “bom e velho” PIC16F628A e 6 pinos do portB: RB0 à RB6, sem interatividade com teclas. Usa-se os delays previstos pela biblioteca do compilador e valores irão sendo escritos no portB em tempos determinados.

É tão simples que pode ser utilizado em feiras de ciências nas escolas, maquetes, etc.

A imagem à seguir demonstra os valores necessários à aplicação:

A imagem diz muito do que precisaremos fazer. Cada semáforo possui um pino distinto para cada cor. Considerando o peso dos bits no port, e iniciando pela seta, é apenas somar o peso dos bits em cada sequência, escrever no port, aguardar o tempo correto e mudar a sequencia. Para Verde e Vermelho, escolhi tempo de 7 segundos. Para Amarelo e Vermelho, tempo: 3 segundos. Os tempos podem ser alterados como o usuário quiser!

Esquema completo para montagem:

Para facilitar, utilizei duas interfaces de entradas e saídas. Uma de cada lado do protoboard. O cristal de 4Mhz junto dos capacitores de 22pF e o circuito de reset manual composto por C3, R1 e o switch, também fazem parte do experimento.

A imagem acima, mostra como ficou a parte física de nosso experimento.

Os arquivos de inicialização do projeto estão disponíveis para download no fim da página.

Abaixo, a sequencia de instruções para nosso projeto:

 

Como não poderia faltar: o vídeo do projeto em “ação” !!!

Abaixo, segue os arquivos para o MikroC e Proteus:

Já dito, uma simples montagem e codificação. Certo de que existem “n” formas de codificar, com grande precisão utilizando os timers internos na contagem de tempo, o projeto aqui é uma base aos nossos iniciantes. Com o tempo a dificuldade irá aumentando e códigos mais sofisticados serão desenvolvidos.

Até a próxima!

Fábio L. Betoni on Linkedin
Fábio L. Betoni
Formado em Gestão de Tecnologia da Informação, Técnico em Automação Industrial - CREA/SP, Técnico em Eletrônica - CREA/SP, Pós-Técnico em Automação Industrial. Atualmente trabalha como Analista de Sistemas (Com ênfase em Infraestrutura de Datacenter e Redes, MS Hyper-V, MS Windows e Gnu/Linux); Desenvolvedor de circuitos, layout, protótipos, montagens, testes de placas de circuito impresso e projetos com microcontroladores Microchip©, técnico em radiocomunicação terrestre e via satélites.

4 thoughts on “Semáforo Microcontrolado”

Deixe uma resposta