SAP Solution Manager, como implementar projetos

O SAP Solution Manager fornece acesso central a todas as ferramentas, documentos, funções e métodos necessários para a implementação de um projeto.

Ele suporta todas as principais fases do projeto que você precisa configurar para cenários de negócios como parte da implementação da solução.

Como parte da implementação da solução, você precisa definir as seguintes fases do projeto

Definindo um Projeto

O primeiro passo na implementação da solução é definir um projeto.

Etapa 1

Vá para o Centro de Trabalho de Administração do Projeto. Crie um projeto definindo um cenário do sistema para fases envolvidas no projeto e no escopo do projeto.

De acordo com o escopo do projeto, a hierarquia de estrutura é definida para os processos e cenários de negócios.

No SAP Solman, todas as tarefas administrativas são executadas no centro de trabalho Administração de projetos.

Execute o Código de Transação – SOLAR_PROJECT_ADMIN para abrir o Centro de Trabalho. O código de transação é um conjunto predefinido de funções.

Admin de projeto solar

Etapa 2

Para criar um novo projeto, vá para Projeto → Criar.

Novo projeto

Etapa 3

Em seguida, insira um ID e título do projeto. O ID deve ter uma combinação de letras e números de até 10 caracteres e clicar em continuar.

Administração de Projetos

Etapa 4

Insira as informações nas seguintes guias ao definir um projeto. Cada guia possui vários campos e alguns são opcionais. A coluna do meio mostra a navegação de cada guia e as opções abaixo dela.

Funções

Navegação / nome da guia

Opcional / Obrigatório

Criar projetosProjeto → Criar
Especifique os dados gerais de início e término do projetoGuia Dados geraisOpcional
Linguagem do projetoGuia Dados geraisObrigatório O idioma do projeto não pode ser alterado mais tarde
Escopo do projeto Copie modelos para o projetoGuia ScopeOpcional
Atribuir membros da equipe ao projetoGuia Membros da equipe de projetoOpcional
Definição de padrões de projeto (status, tipos de documentação, palavras-chave)Guia Padrões do ProjetoOpcional
Definição da paisagem do sistema de projetoGuia Landscape do sistemaNecessário para navegação subsequente em sistemas gerenciados
Distribuição de projetos IMG nos sistemas gerenciadosGuia Landscape do sistema Subguia Projetos IMGNecessário para configuração e personalização de distribuição
Criar solicitações de transporte nos sistemas gerenciadosGuia Landscape do sistema Subguia Projetos IMGNecessário para configuração e personalização de distribuição
Detalhes do transporte do projetoGuia Solicitações de TransporteApenas em projetos de modelo Necessário para projetos de modelo cujos modelos devem ser reutilizados em outro sistema
Criar, liberar, transportar modelosGuia ModelosApenas em projetos de modelo
Download / Upload para projetos Blueprint de negóciosEm um projeto, escolha Editar → Preencher Business BlueprintOpcional
Exclusão manual de bloqueios persistentes que o sistema não exclui automaticamenteFerramentas → Excluir bloqueios persistentesOpcional, se você precisar desbloquear objetos manualmente.Para mais informações, consulte a ajuda da aplicação.

Uma nova tela aparece para criar um projeto.

Nova tela

Etapa 5

Selecione o tipo de projeto na lista suspensa.

Projeto de Implementação

Várias opções de tipo de projeto estão disponíveis no SAP Solman.

Projeto de implementação

Isso é necessário quando você precisa de um projeto para implementar processos de negócios em um cenário SAP.

Você pode selecionar uma estrutura existente com base nos processos de negócios ou também criar uma nova estrutura de projeto de acordo com os seguintes pontos –

  • Um ou mais modelos de usuário ou parceiro
  • Baseado em um projeto existente
  • Um cenário de solução existente

Projeto de modelo

O projeto de modelo é usado para criar um modelo que define a estrutura do projeto ou parte do projeto. Os modelos também podem ser usados ​​em outros projetos, transportando o modelo.

Também é possível bloquear modelos contra quaisquer alterações feitas, total ou parcialmente, quando usadas em outros projetos.

Projeto de otimização

O tipo de projeto de otimização é usado para otimizar os processos de negócios.

Projeto de atualização

O projeto de atualização é usado para atualizar um sistema existente. Você pode atualizar uma função existente ou adicionar funções adicionais.

Projeto de Manutenção

O tipo de projeto de manutenção é usado para manter um projeto existente. Isso pode incluir atividades de manutenção ou corrigir qualquer solução existente.

Etapa 6

Depois de selecionar o tipo de projeto, insira os seguintes dados gerais

  • Pessoa responsável
  • Status do projeto
  • Led By e outros detalhes relevantes.

Projeto Z_SAUG

Etapa 7

Próximo defina o escopo do projeto. Vá para a aba Scope e selecione o roteiro.

Escopo do Projeto

Etapa 8

Depois de selecionar todas as opções relevantes, como Gerenciamento de código, Digitalização do processo de negócios, Implementação de foco, clique no botão Salvar na parte superior.

Etapa 9

Selecione Aprimoramento e Liberação . Clique na marca verde.

Aprimoramento

Etapa 10

Próximo é definir projeto de Blueprint. Clique no botão Ir para Project → Business Blueprint.

Nome do Cenário

Para definir a Blueprint do Business, você deve selecionar o sistema de origem .

Clique na lista suspensa. Você verá as seguintes opções

  • Repositório do processo de negócios – para definir o repositório blueprint no processo de negócios.
  • Solução – Você pode definir um plano de negócios no Solution as package. (A solução no Solution Manager é explicada em um tópico separado).
  • Projeto – Você pode definir o plano de negócios como um projeto.

Etapa 11

Selecione Business Process Repository na lista suspensa.

Processo de negócio

Etapa 12

Defina o nome do cenário de acordo com o escopo do projeto definido. Vá para o SAP Solution Manager → Gerenciamento de código personalizado → SAP Solution Manager 7.1

Clique no ícone da marca de escala verde.

Marca Verde Tick

Etapa 13

O próximo passo é atribuir componentes lógicos.

Componentes Lógicos

Etapa 14

Expanda a hierarquia no painel esquerdo como Cenários empresariais → Gerenciamento de código personalizado → Processos de negócios → Transparência de código personalizado.

Cenários de Negócios

Etapa 15

Para visualizar a documentação deste projeto, clique na guia Documentação Geral. Você pode ver todos os tipos de documentos que foram criados para este projeto.

Documentação Geral

Etapa 16

De maneira semelhante, para ver a hierarquia completa e o documento associado, você pode expandir qualquer projeto no painel esquerdo e selecionar qualquer componente.

Conforme mostrado no instantâneo a seguir – Exibir resultados: Relatórios / análises é selecionado para ver o componente lógico e o nome do objeto.

Resultado da exibição

Finalmente a etapa 17

Vá para Get Change Impact e você verá o componente lógico e o nome do objeto para o mesmo.

Para ver o roteiro, vá para Ambiente → Roteiro

Roteiro Ambiental

A captura de tela abaixo mostra todas as fases no Roteiro do Projeto. Você pode verificar os detalhes de cada objeto-objetivo de serviço, pré-requisitos, entregas, etc.

Roteiro do projeto

 

Mapa SAP Solman

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