O SAP Solution Manager fornece acesso central a todas as ferramentas, documentos, funções e métodos necessários para a implementação de um projeto.
Ele suporta todas as principais fases do projeto que você precisa configurar para cenários de negócios como parte da implementação da solução. Para a metodologia SAP ACTIVATE ele é de extrema importância.
Como parte da implementação da solução, você precisa definir as seguintes fases do projeto:
Definindo um Projeto
O primeiro passo na implementação da solução é definir um projeto.
Solution Manager Etapa 1
Vá para o Centro de Trabalho de Administração do Projeto. Crie um projeto definindo um cenário do sistema para fases envolvidas no projeto e no escopo do projeto.
De acordo com o escopo do projeto, a hierarquia de estrutura é definida para os processos e cenários de negócios.
No SAP Solman, todas as tarefas administrativas são executadas no centro de trabalho Administração de projetos.
Execute o Código de Transação – SOLAR_PROJECT_ADMIN para abrir o Centro de Trabalho. O código de transação é um conjunto predefinido de funções.
Solution Manager Etapa 2
Para criar um novo projeto, vá para Projeto → Criar.
Solution Manager Etapa 3
Em seguida, insira um ID e título do projeto. O ID deve ter uma combinação de letras e números de até 10 caracteres e clicar em continuar.
Solution Manager Etapa 4
Insira as informações nas seguintes guias ao definir um projeto. Cada guia possui vários campos e alguns são opcionais. A coluna do meio mostra a navegação de cada guia e as opções abaixo dela.
Funções | Navegação / nome da guia | Opcional / Obrigatório |
Criar projetos | Projeto → Criar | |
Especifique os dados gerais de início e término do projeto | Guia Dados gerais | Opcional |
Linguagem do projeto | Guia Dados gerais | Obrigatório O idioma do projeto não pode ser alterado mais tarde |
Escopo do projeto Copie modelos para o projeto | Guia Scope | Opcional |
Atribuir membros da equipe ao projeto | Guia Membros da equipe de projeto | Opcional |
Definição de padrões de projeto (status, tipos de documentação, palavras-chave) | Guia Padrões do Projeto | Opcional |
Definição da paisagem do sistema de projeto | Guia Landscape do sistema | Necessário para navegação subsequente em sistemas gerenciados |
Distribuição de projetos IMG nos sistemas gerenciados | Guia Landscape do sistema Subguia Projetos IMG | Necessário para configuração e personalização de distribuição |
Criar solicitações de transporte nos sistemas gerenciados | Guia Landscape do sistema Subguia Projetos IMG | Necessário para configuração e personalização de distribuição |
Detalhes do transporte do projeto | Guia Solicitações de Transporte | Apenas em projetos de modelo Necessário para projetos de modelo cujos modelos devem ser reutilizados em outro sistema |
Criar, liberar, transportar modelos | Guia Modelos | Apenas em projetos de modelo |
Download / Upload para projetos Blueprint de negócios | Em um projeto, escolha Editar → Preencher Business Blueprint | Opcional |
Exclusão manual de bloqueios persistentes que o sistema não exclui automaticamente | Ferramentas → Excluir bloqueios persistentes | Opcional, se você precisar desbloquear objetos manualmente.Para mais informações, consulte a ajuda da aplicação. |
Uma nova tela aparece para criar um projeto.
Solution Manager Etapa 5
Selecione o tipo de projeto na lista suspensa.
Várias opções de tipo de projeto estão disponíveis no SAP Solman.
Projeto de implementação
Isso é necessário quando você precisa de um projeto para implementar processos de negócios em um cenário SAP.
Você pode selecionar uma estrutura existente com base nos processos de negócios ou também criar uma nova estrutura de projeto de acordo com os seguintes pontos –
- Um ou mais modelos de usuário ou parceiro
- Baseado em um projeto existente
- Um cenário de solução existente
Projeto de modelo
O projeto de modelo é usado para criar um modelo que define a estrutura do projeto ou parte do projeto. Os modelos também podem ser usados em outros projetos, transportando o modelo.
Também é possível bloquear modelos contra quaisquer alterações feitas, total ou parcialmente, quando usadas em outros projetos.
Projeto de otimização
O tipo de projeto de otimização é usado para otimizar os processos de negócios.
Projeto de atualização
O projeto de atualização é usado para atualizar um sistema existente. Você pode atualizar uma função existente ou adicionar funções adicionais.
Projeto de Manutenção
O tipo de projeto de manutenção é usado para manter um projeto existente. Isso pode incluir atividades de manutenção ou corrigir qualquer solução existente.
Solution Manager Etapa 6
Depois de selecionar o tipo de projeto, insira os seguintes dados gerais
- Pessoa responsável
- Status do projeto
- Led By e outros detalhes relevantes.
Solution Manager Etapa 7
Próximo defina o escopo do projeto. Vá para a aba Scope e selecione o roteiro.
Solution Manager Etapa 8
Depois de selecionar todas as opções relevantes, como Gerenciamento de código, Digitalização do processo de negócios, Implementação de foco, clique no botão Salvar na parte superior.
Solution Manager Etapa 9
Selecione Aprimoramento e Liberação . Clique na marca verde.
Solution Manager Etapa 10
Próximo é definir projeto de Blueprint. Clique no botão Ir para Project → Business Blueprint. Para definir a Blueprint do Business, você deve selecionar o sistema de origem . Clique na lista suspensa. Você verá as seguintes opções
- Repositório do processo de negócios – para definir o repositório blueprint no processo de negócios.
- Solução – Você pode definir um plano de negócios no Solution as package. (A solução no Solution Manager é explicada em um tópico separado).
- Projeto – Você pode definir o plano de negócios como um projeto.
Solution Manager Etapa 11
Selecione Business Process Repository na lista suspensa.
Solution Manager Etapa 12
Defina o nome do cenário de acordo com o escopo do projeto definido. Vá para o SAP Solution Manager → Gerenciamento de código personalizado → SAP Solution Manager 7.1 Clique no ícone da marca de escala verde.
Solution Manager Etapa 13
O próximo passo é atribuir componentes lógicos.
Solution Manager Etapa 14
Expanda a hierarquia no painel esquerdo como Cenários empresariais → Gerenciamento de código personalizado → Processos de negócios → Transparência de código personalizado.
Solution Manager Etapa 15
Para visualizar a documentação deste projeto, clique na guia Documentação Geral. Você pode ver todos os tipos de documentos que foram criados para este projeto.
Solution Manager Etapa 16
De maneira semelhante, para ver a hierarquia completa e o documento associado, você pode expandir qualquer projeto no painel esquerdo e selecionar qualquer componente. Conforme mostrado no instantâneo a seguir – Exibir resultados: Relatórios / análises é selecionado para ver o componente lógico e o nome do objeto.
Finalmente a etapa 17
Vá para Get Change Impact e você verá o componente lógico e o nome do objeto para o mesmo. Para ver o roteiro, vá para Ambiente → Roteiro A captura de tela abaixo mostra todas as fases no Roteiro do Projeto. Você pode verificar os detalhes de cada objeto-objetivo de serviço, pré-requisitos, entregas, etc.
🎯PMP, SMC, SAMC, SPOC, SCT, PTMC, PTME, OKR, SDC, SSYB, SAP, CYNEFIN, M3.0, ACM, CPM-E Educador e orientador Webinar specialist
Gerente de programas e produtos, educador e mentor, fundador do Grupo de Projetos de Ribeirão Preto.
Como fundador da Projetos e TI, ajudo as organizações a se tornarem ecossistemas adaptativos, responsivos e auto organizáveis, implementando novas práticas, estruturas, ritmos e tecnologias que permitam transparência, abertura, inovação e uma forma progressiva de liderar. Caso queira saber mais entre em contato comigo, ou me convide para uma palestra.