SAP Activate – Implantar

Na fase implantar, a equipe do projeto prepara o sistema para o lançamento da produção, muda para o ambiente de produção e realiza atividades de sustentação apos o início da operação.

Estas são as principais atividades da fase Implantar:

  • Executar o plano de cutover.
  • Fazer a transição das operações empresariais para o novo sistema.
  • Mudar do suporte de implementação para o suporte de produção.
  • Encerrar o projeto.

Execução, Monitoramento e Controle do projeto – Gestão de projetos

Descrição da entrega principal

O objetivo desta entrega é executar, monitorar e controlar o trabalho de projeto, como definido no plano de Gestão de projetos.

Procedimento (resumo de tarefas)

  • Monitorar e controlar as atividades do projeto para garantir que todas as tarefas e entregas estejam progredindo conforme o planejado.
  • Assegurar que recursos estejam atribuídos a todas as tarefas programadas do projeto.
  • Gerenciar problemas, medidas e riscos.
  • Gerenciar mudanças de escopo, cronograma, custos de projeto, etc.
  • Comunicar o status e o progresso às partes interessadas do projeto.
  • Realizar a revisão do gate de qualidade.

Além disso, para implementações ágeis

  • Programar e realizar reuniões SCRUM.
  • Programar demonstrações de sprint.
  • Organizar a retrospectiva da sprint.

Aceleradores

  • Orientações de reunião de Scrum
  • Modelos ágeis de solicitação de mudança
  • Scorecard de gate de qualidade do projeto
  • Modelo de Status
  • Modelo de problemas pendentes

Entregas: Planos de gestão do projeto | Logs de riscos e atividades pendente | Modelo de scorecard Gate Q

Configuração da Produção / Comutação para produção – Migração de Dados e Sistema

Descrição da entrega principal

O objetivo desta entrega é executar as tarefas conforme a programação de cutover a fim de preparar o sistema de produção para uso operacional. Isso inclui carregar todos os dados e verificar sua precisão e integralidade. Comece inserindo transações operacionais no cliente de produção em nuvem.

Procedimento (resumo de tarefas)

  • Solicitar o sistema de produção.
  • Executar o carregamento da configuração para o ambiente de produção conforme o plano de cutover.
  • Executar o carregamento dos dados de produção no ambiente de produção conforme o plano de cutover.
  • Configurar o acesso ao sistema de produção para os usuários finais.
  • Verificar a conclusão do carregamento dos dados, bem como a qualidade.
  • Receber a aprovação final das partes interessadas e começar o uso produtivo do sistema.
  • Ativar os usuários no sistema

Aceleradores

  • Documentos de Plano de Cutover
  • Aceleradores específicos da solução

Entregas: Solução do cliente em operação na nuvem | Carregamento validado da migração dos dados | Aceitação da solução (sign-off)

Cessão ao suporte – Transição para Operações

Descrição da entrega principal

O objetivo desta entrega é a transferência de um ambiente de suporte ao projeto para um ambiente de suporte à produção.

Procedimento (resumo de tarefas)

  • Conduza a cessão aos serviços de suporte para apresentar o cliente ao gerente de suporte. O suporte assume o departamento em vigor e o monitoramento do sistema produtivo de nuvem.
  • Defina o indicador temporário do sistema no sistema de produção. Fazer isso permite ao suporte identificar facilmente o sistema como produtivo.

Aceleradores

  • Aceleradores específicos da solução

Entregas: Solução cedida à Operações

Entregas de Sign-off e Encerramento do projeto – Gestão de projetos

Descrição da entrega principal

O objetivo da entrega de sign-off e encerramento da fase é:

  • Garantir que todas as entregas necessárias desta fase e do projeto estejam completas e precisas, bem como resolver todas as questões pendentes.
  • Identificar as lições aprendidas durante a fase de preparação para o encerramento oficial da fase.

Procedimento (resumo de tarefas)

  • Realizar o gate de qualidade do projeto para garantir a conclusão das entregas da fase. Revisar os problemas e riscos a fim de determinar se deve ainda mais foco para gerar uma solução e documentar as lições aprendidas.
  • Obter o sign-off do cliente para a conclusão da fase.

Aceleradores

  • Conceito de gate de qualidade.
  • Modelo de scorecard Gate Q
  • Lista de verificação de gate de qualidade
  • Modelo de Sign-off de fase
  • Aceleradores específicos da solução no site JAM

Entregas: Scorecard gate Q (atualizado) | Documentação de Sign-off

Verifique as demais fases: Preparar | Explorar | Realizar | Implantar . Ou verifique nosso Guia SAP Activate para facilitar o entendimento da metodologia.

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