SAP Activate – Fase Realizar

Na fase Realizar a equipe do projeto utiliza uma serie de iterações para, de forma gradual, gerar e testar todo um ambiente empresarial e de sistema com base nas exigências de processo e cenários empresariais.

São estas as principais atividades da fase Realizar:

  • Configurar a solução no ambiente de qualidade utilizando iterações incrementais com duração predefinida e a lista sprint backlog.
  • Prosseguir com a capacitação da equipe do projeto para conceitos-chave e a administração do sistema.
  • Passar pelos processos da solução com as partes interessadas.
  • Executar a migração de dados legados, como necessário.
  • Conduzir teste completo geral da solução.
  • Criar plano de cutover.
  • Preparar para a administração de modificações e treinamento de usuário final.
  • Acompanhar e relatar a entrega de valor

Durante a fase Realize, a equipe do projeto usa uma série de iterações para configurar, testar, confirmar e documentar de forma incremental toda a solução de ponta a ponta e criar programas legados de conversão de dados. A equipe do projeto trabalha ativamente com representantes comerciais para garantir um bom ajuste da solução construída aos requisitos do backlog. A equipe de projeto libera os resultados de várias iterações para os usuários corporativos para acelerar o tempo de avaliação e fornecer acesso antecipado à funcionalidade finalizada. Cada versão é exaustivamente testada no teste de integração de ponta a ponta e no teste de aceitação do usuário.

A equipe do projeto documenta as decisões de configuração e a solução na ferramenta SAP Solution Manager. Eles também documentam todo o desenvolvimento – incluindo interfaces, pontos de integração, programas de conversão de dados, relatórios e quaisquer aprimoramentos necessários – no SAP Solution Manager. Quando essas atividades são concluídas para uma liberação específica e a equipe obtém aprovação comercial, elas disponibilizam a liberação no ambiente de produção.

Execução, monitoramento e controle de resultados – Gestão de projetos

Descrição da entrega principal

O objetivo desta entrega é para o projeto a equipe executar o trabalho do projeto planejado e aprovado e mede o desempenho do projeto para identificar variações do plano. A execução gerencia o escopo do trabalho a ser feito, enquanto monitora a execução, identifica as variações do plano, monitora os resultados de qualidade, controla o progresso em relação ao plano, controla as alterações em todo o projeto, avalia e responde aos riscos e comunica o status do projeto.

Procedimento (resumo de tarefas)

  • Direcionar e gerenciar a execução do projeto

  • Atualizar documentos de gerenciamento de projetos

  • Gerenciar problemas, riscos e alterações do projeto

  • Comunicar o status e o progresso do projeto

  • Planeje e execute sprints ágeis

  • Realizar Reunião do Scrum-Of-Scrums (Iterativo)

  • Programar demonstrações de sprint

  • Organizar a retrospectiva da sprint

Aceleradores

  • Orientações de reunião SCRUM
  • Modelos ágeis de solicitação de mudança
  • Scorecard de gate de qualidade do projeto
  • Modelo de status
  • Modelo de problemas pendentes

Entregas: Planos de gestão de projeto | Logs de riscos e problemas | Modelo de scorecard Gate Q

Capacitação da equipe do cliente (nível 2) – Transferência de conhecimento

Descrição da entrega principal

O objetivo deste produto é garantir que os principais usuários tenham uma boa compreensão da solução implementada durante o suporte dos processos de configuração e teste.

Procedimento (resumo de tarefas)

  • Prepare-se para transferência de conhecimento do usuário-chave

  • Execute a solução passo a passo e a transferência de conhecimento para os principais usuários

  • Executar KT para o escopo delta

  • Suporte ao processo de configuração, com instruções e explicações.

  • Suporte aos testes, com transferência de conhecimento na correção de defeitos.

Aceleradores

  • Documentos de Ajuda SAP
  • Documentação específica da solução no site do JAM

Entrega: Transferência de conhecimento

Configuração do sistema passo a passo da solução – Design e Configuração

Descrição da entrega principal

O objetivo desta entrega é configurar a solução. o processo é iterativo para garantir que as necessidades dos negócios sejam atendidas. Quando configurada, a solução é demonstrada para as artes interessadas para fins de feedback.

Procedimento (resumo de tarefas)

  • Configurar o sistema usando os valores determinados durante a fase Explorar.
  • Modificar os formulários conforme necessário.
  • Definir relatórios
  • Definir dados de amostra para validar e demonstrar os processos. Esses dados devem ser coordenados com outros membros da equipe para permitir a reutilização dos cenários.
  • Demonstrar os cenários para os principais usuários do cliente e receber a confirmação de que os processos atendem às necessidades de negócios.
  • Ajustar os processos conforme o necessário para fechar as lacunas.

Aceleradores

  • Configuração guiada
  • Aceleradores específicos no site JAM

Entregas: Configuração da Solução | Documentos da Solução | Organização de formulários | Relatórios | Acesso / Autorizações | Passo a passo da solução

Desenvolvimento e implantação de Extensão da Solução – Extensões de Código personalizado

Descrição da entrega principal

O objetivo desta entrega é desenvolver as extensões de solução identificadas na fase Explorar e incluídas no escopo do projeto

Procedimento (resumo de tarefas)

  • Adapte as telas de usuário por especificações
  • Demonstre a tela aprimorada durante o passo a passo dos processos de negócios padrão e receba feedback

Aceleradores

  • Aceleradores específicos da solução

Entregas: Desenvolvimento de Extensão da Solução | Desenvolvimento de Extensão da Solução na Produção

Configuração de Integração no Sistema de teste – Integração

Descrição da entrega principal

O objetivo desta entrega é configurar a integração no sistema de garantia de qualidade a fim de que dados como os da produção sejam carregados para realização de testes. Após a conclusão dos testes, a integração será configurada no ambiente de produção.

Procedimento (resumo de tarefas)

  • Configurar a conectividade de segurança da rede com o ambiente do sistema integrado (local, PI/HCI, nuvem)
  • Definir a configuração da integração no sistema da nuvem.
  • Definir a configuração da integração no sistema a ser integrado.
  • Criar mapeamentos e a transformação da integração.
  • Executar o carregamento inicial de dados integrados para o sistema de produção. Por opção, isso pode ser incluído na lista de cutover.
  • Repetir o processo de configuração no ambiente de produção

Aceleradores

  • Aceleradores específicos da solução no site JAM

Entregas: Configuração de integração no sistema Teste | Configuração de integração no sistema de Produção

Preparação e Execução de Teste da Solução – Testes

Descrição da entrega principal

O objetivo desta entrega é simular a atividade empresarial a fim de confirmar que a solução configurada e os processos de negócios relacionados satisfarão os requisitos operacionais da empresa.

Procedimento (resumo de tarefas)

  • Atualizar os planos de teste entregues com o conteúdo específico do cliente.
  • Criar um plano de teste adicional para cobrir eventuais processos do cliente que não estejam incluídos nos cenários de teste entregues. Verificar se todas as configurações de saída, análise crítica, integração, extensibilidade, etc. estão incluídas.
  • Atribuir recursos às etapas do plano de teste e programá-los de acordo.
  • Executar os cenários conforme definido no plano de teste e documentar os resultados.
  • Registrar os problemas em log.
  • Resolver os problemas identificados e fazer um novo teste do cenário completo.

Aceleradores

  • Modelo de teste de cenário
  • Testes de abordagem ágil
  • Aceleradores específicos da solução

Entregas: Preparação do teste da solução | Planos do teste | Relatório de Execução do teste da solução

Preparação e carregamento dos dados – Migração de Dados e Sistema

Descrição da entrega principal

O objetivo desta entrega é criar os arquivos de carregamento de dados e carregar os dados para a solução de nuvem. Em geral o cliente é responsável por essas tarefas, a menos que seja adicionado um serviço de migração à implementação.

Procedimento (resumo de tarefas)

  • Desenvolver e testar programas e relatórios de extração de dados para garantir a extração das informações adequadas, bem como sua transformação e formatação conforme exigido pelos modelos de carregamento.
  • Extrair os dados e preencher os modelos de carregamento. A adesão dos dados aos requisitos é validada.
  • Execute os processos manual e automatizado de carregamento dos dados conforme o plano e corrija os defeitos. Os tempos  de carregamento são monitorados e registrados no plano de carregamento. Essa informação é necessária para planejar o cutover para produção.
  • Verificar a qualidade, a integralidade e a consistência dos dados no sistema.

Aceleradores

  • Modelo de Planejamento de Carregamento de dados.
  • Aceleradores específicos da solução no site JAM

Entregas: Resultados do Teste de Carregamento dos Dados | Correção de defeitos | Avaliação da qualidade dos dados

Plano de Execução do Treinamento de Usuário Final – Adoção da solução

Descrição da entrega principal

O objetivo dessa entrega é desenvolver um plano de treinamento de alto nível que forneça a abordagem recomendada e as atividades correspondentes a fim de preparar os usuários finais para usar o novo sistema.

Procedimento (resumo de tarefas)

  • Conduzir a análise das necessidades de aprendizado.
  • Concluir planos de treinamento de usuário final (tarefa do cliente).
  • Desenvolver materiais e cenários de treinamento (treinamento do cliente).
  • Dar início ao treinamento do usuário.
  • Preparar e trabalhar para um plano de gestão de modificações.
  • Identificar os pontos de valor, baseline e potencial.

Aceleradores

  • Documentação de Ajuda SAP
  • Sala de aprendizagem (via login)

Entregas: Plano de treinamento de UF | Treinamento de UF | Plano de gestão de modificações | Auditoria de valor

Estabelecer Plano de suporte – Transição para operações

Descrição da entrega principal

O objetivo dessa entrega é configurar os processos e recursos que estarão envolvidos no suporte ao usuário assim que o sistema entrar em produção.

Procedimento (resumo de tarefas)

  • Atribuir líderes de recurso primário em várias áreas funcionais. Estas pessoas são responsáveis por ampliar seu conhecimento sobre o sistema e processos junto à comunidade do usuário. São também responsáveis por responder a questões e solucionar problemas.
  • Atribuir um líder técnico como responsável pela comunicação com a SAP. Esta pessoa é responsável por reunir os detalhes relacionados a questões técnicas e apresentá-las ao suporte SAP. Ela acompanhará o problema através da solução.
  • Ampliar os processos ou sistema de help desk atual para incluir a nova solução. Se não existirem funções de help desk, é definido um plano de comunicação e de documentação como suporte ao sistema.

Aceleradores

  • Aceleradores específicos da solução

Entregas: Operações Técnicas e Plano de transferência

Plano de Cutover e Transição – Migração de dados e Sistema

Descrição da entrega principal

O objetivo desta entrega importante é definir e documentar a estratégia, o escopo, a cronologia e os detalhes de migração atual para a próxima.

Procedimento (resumo de tarefas)

  • A equipe  do projeto avalia o nível de preparação da organização para o cutover/transição, bem como em que medida a organização de suporte está operacional e pronta para o cutover. Essa tarefa também inclui verificar se foi definida a governança adequada da qualidade dos dados mestre.
  • Depois da preparação, a equipe do projeto entregará a tarefa preliminar do plano de cutover para documentar a estratégia, o escopo e a cronologia a fim de migrar da solução atual para a próxima, além do período de atendimento intensivo imediatamente após o início da operação.
  • Documente as atividades, como transferência de dados dos sistemas legados para o sistema de produção de software da SAP, configuração e inicialização de determinados dados no novo sistema, configuração e inicialização do sistema de produção, encerramento dos sistemas legados, inserção manual de determinados dados no novo sistema, criação e verificação de conexões de interface, importação de transportes e todas as configurações manuais.
  • Este plano preliminar será revisado como o cliente para validar a integralidade, as dependências, o cronograma e outras restrições. No fim dessa revisão, a equipe do projeto terá compreendido os ajustes necessários no plano preliminar de cutover.

Aceleradores

  • Estratégia de Cutover
  • Modelos de plano de Cutover
  • Cutover
  • Modelo de Planejamento de carregamento de Dados

Entregas: Plano de Cutover | Configuração do sistema de Produção

Encerramento da fase – Gestão de Projetos

Descrição da entrega principal

O objetivo da entrega de sign-off e encerramento da fase é:

  • Garantir que todas as entregas necessárias desta fase e do projeto estejam completas e precisas, bem como resolver todas as questões pendentes.
  • Identificar as lições aprendidas durante a fase de preparação para o encerramento oficial da fase.

Procedimento (resumo de tarefas)

  • Realizar o gate de qualidade do projeto para garantir a conclusão das entregas da fase. Revisar os problemas e riscos a fim de determinar se deve haver ainda mais foco para gerar uma solução e documentar as lições aprendidas.
  • Obter o sign-off do cliente para conclusão da fase.

Aceleradores

  • Conceito de gate de qualidade
  • Modelo de scorecard Gate Q
  • Lista de verificação de Gate de qualidade
  • Modelo de sign-off de fase
  • Aceleradores específicos da solução no site JAM

Entregas: Scorecard Gate Q (atualizado) | Documentação de Sign-off

Verifique as demais fases: Preparar | Explorar | Realizar | Implantar . Ou verifique nosso Guia SAP Activate para facilitar o entendimento da metodologia.

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Como fundador da Projetos e TI, ajudo as organizações a se tornarem ecossistemas adaptativos, responsivos e auto-organizáveis, implementando novas práticas, estruturas, ritmos e tecnologias que permitam transparência, abertura, inovação e uma forma progressiva de liderar. Caso queira saber mais entre em contato comigo, inscreva-se na minha newsletter, ou me convide para uma palestra.

Graduado em Gestão de Tecnologia pelo Centro Universitário Barão de Mauá.
Pós-Graduado em Gerenciamento de Projetos, com as práticas do PMI® pelo SENAC.

Certificado como PMP® pelo PMI®. Six Sigma White Belt pela Voitto. Agile Scrum Foundation (ASF) e DevOps Foundation pela Universidade Estabilis. Scrum Foundation Professional Certificate (SFPC) pela CertiProf, LLC.
DevOps Essentials Professional Cetificate (DEPC) pela CertiProf, LLC.
Especializado em BPMN2 pela Anelox, PMCanvas pela PM2.0 e Análise de requisitos

Mentor e influenciador de gestão de projetos, agilidade e transformação digital.

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