SAP Activate – Fase Preparar
Na fase Preparar, a equipe do projeto realiza as atividades iniciais de preparação e planejamento para começar o projeto da melhor maneira possível.
Essas atividades acontecem conforme o seguinte:
- Definir as metas do projeto, um escopo de alto nível e um plano de projeto.
- Identificar e quantificar os objetivos de valor dos negócios.
- Proteger o patrocínio executivo.
- Estabelecer padrões, a organização e a governança do projeto.
- Definir funções e responsabilidades para a equipe do projeto.
- Estabelecer mecanismos de gestão, acompanhamento e geração de relatórios do projeto para fazer uma entrega de valor.
- Dar início à auto capacitação da equipe do cliente.
- Preparar o ambiente do projeto.
- Baixar os resumos e documentos dos processos de negócios.
- Orientar a equipe do projeto.
- Obter acesso ao sistema de nuvem
Transição de Vendas para entrega – Gestão de projetos
Descrição da entrega principal
O objetivo desta entrega é garantir uma transição suave do processo de vendas para o processo de entrega. Essa entrega inclui uma revisão do contrato de serviços e uma reunião com a equipe de vendas para discutir o projeto.
Procedimento (resumo de tarefas)
- Faça a reunião com a equipe de vendas.
- Reveja os requisitos do cliente e a solução demonstrada.
- Reveja os motivadores de negócio, metas, objetivos e métricas de sucesso do projeto com a equipe de vendas.
- Esclareça todas as dúvidas que o cliente tiver durante o sistema de vendas.
Aceleradores
Aceleradores específicos da solução (consulte o site JAM)
Entregas: Gestão de vendas para Entrega
Iniciação do projeto – Gestão de projetos
Descrição da entrega principal
O objetivo desta entrega é preparar os aspectos gerenciais do projeto. Isto inclui a pasta do projeto, identificando as partes interessadas, atribuindo recursos e criando o cronograma do projeto. O repositório central de documentos é estabelecido e o acesso ao SAP Service Marketplace é verificado.
Procedimento (Resumo de tarefas)
- É feito um contato inicial com o cliente para explicar a metodologia de implementação e definir conjuntamente o projeto.
- Verificar os destinatarios dos URLs do sistema na nuvem, IDs de usuário inicial e senhas.
- Identificar partes interessadas e criar pasta do projeto.
- Criar o cronograma do projeto e atribuir recursos às atividades e tarefas programadas.
- Definição do repositório de documentos. Este pode ser o SAP Solution Manager, SAP Jam ou o sistema do cliente.
- Certificar-se de que a equipe de projeto do cliente possui acesso ao SAP Service, Marketplace e aos recursos contidos.
- Verificar que todas as partes estejam de acordo com o plano do projeto.
Aceleradores
- Plano de estrutura do projeto (PEP)
- Visão do fluxo (PEP)
- Plano de gestão do projeto
- Gestão dos riscos
- Modelo de logística do projeto
- Lista de verificação da definição do projeto
- Modelo de rastreamento de saídas
- Modelos de rastreamento de pedidos de modificação.
Entregas: Pasta do projeto | Plano de gestão do projeto, incluindo governança | Cronograma do projeto | Orçamento do projeto
Auto capacitação da Equipe do cliente
Descrição da entrega principal
O objetivo desta entrega é fornecer materiais de capacitação À equipe de projeto do cliente antes do início do projeto.
Procedimento (Resumo de tarefas)
A equipe de serviço e suporte fornece conteúdos de treinamento e aprendizagem interativa antes do kick-off do projeto para o cliente.
Essa estratégia acelera a aprendizagem e oferece aos membros da equipe um caminho individualizado para adquirir as habilidades e conhecimentos necessários para concluir o projeto com êxito.
Aceleradores
- Loja de treinamento e certificação
- Sala de aprendizagem SAP Activate
- Sala de aprendizagem do S/4HANA
Entregas: Auto capacitação da equipe do cliente.
Provisionamento do sistema em Nuvem – Infraestrutura e arquitetura técnica
Descrição da entrega principal
O objetivo da entrega de Provisionamento do sistema em Nuvem é confirmar a infraestrutura, receber o sistema inicial e dar acesso à equipe do projeto.
Procedimento (resumo de tarefas)
- Avaliar se a infraestrutura atende aos requisitos mínimos do sistema de solução em nuvem da SAP.
- Verificar se o cliente recebeu a URL, o login inicial e a senha do sistema de nuvem.
- Permitir a intervenção do cliente na criação do usuário.
- Criação (por parte do cliente) dos principais usuários e IDs de consultores no sistema inicial.
Aceleradores
Aceleradores específicos da solução no site JAM
Entregas: Provisionamento do Sistema de iniciação
Kick-off do projeto – Gestão de projetos
Descrição da entrega principal
O objetivo da entrega de kick-off do projeto é garantir que todas as informações necessárias sejam compartilhadas com os recursos para execução bem-sucedida do projeto.
Procedimento (resumo de tarefas)
- Programe o kick-off do projeto. É importante que esta tarefa seja executada no início do planejamento do projeto para reservar a programação das partes interessadas.
- Prepare o kick-off do projeto reunindo informações relevantes no modelo da apresentação de kick-off.
- Realize o workshop de kick-off do projeto.
Aceleradores
- Modelo de apresentação de kick-off
- Aceleradores específicos no site JAM
Entregas: Workshop de kick-off
Encerramento da fase – Gestão de projetos
Descrição da entrega principal
O objetivo da entrega de sign-off e encerramento da fase é:
- Garantir que todas as entregas necessárias desta fase e do projeto estejam completas e precisas, bem como resolver todas as questões pendentes.
- Identificar as lições aprendidas durante a fase de preparação para o encerramento oficial da fase.
- Captar o feedback do cliente e suas referências potenciais.
Procedimento (resumo de tarefas)
- Realizar a revisão de gate de qualidade e verificar a conclusão das entregas da fase.
- Obter o sign-off do cliente.
Aceleradores
- Modelo de scorecard Gate Q.
- Modelo de sign-off de base.
Entregas: Encerramento da fase
Verifique as demais fases: Preparar | Explorar | Realizar | Implantar . Ou verifique nosso Guia SAP Activate para facilitar o entendimento da metodologia.
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