SAP Activate – Fase Preparar

Na fase Preparar, a equipe do projeto realiza as atividades iniciais de preparação e planejamento para começar o projeto da melhor maneira possível.

Essas atividades acontecem conforme o seguinte:

  • Definir as metas do projeto, um escopo de alto nível e um plano de projeto.
  • Identificar e quantificar os objetivos de valor dos negócios.
  • Proteger o patrocínio executivo.
  • Estabelecer padrões, a organização e a governança do projeto.
  • Definir funções e responsabilidades para a equipe do projeto.
  • Estabelecer mecanismos de gestão, acompanhamento e geração de relatórios do projeto para fazer uma entrega de valor.
  • Dar início à auto capacitação da equipe do cliente.
  • Preparar o ambiente do projeto.
  • Baixar os resumos e documentos dos processos de negócios.
  • Orientar a equipe do projeto.
  • Obter acesso ao sistema de nuvem

Transição de Vendas para entrega – Gestão de projetos

Descrição da entrega principal

O objetivo desta entrega é garantir uma transição suave do processo de vendas para o processo de entrega. Essa entrega inclui uma revisão do contrato de serviços e uma reunião com a equipe de vendas para discutir o projeto.

Procedimento (resumo de tarefas)

  • Faça a reunião com a equipe de vendas.
  • Reveja os requisitos do cliente e a solução demonstrada.
  • Reveja os motivadores de negócio, metas, objetivos e métricas de sucesso do projeto com a equipe de vendas.
  • Esclareça todas as dúvidas que o cliente tiver durante o sistema de vendas.

Aceleradores

Aceleradores específicos da solução (consulte o site JAM)

Entregas: Gestão de vendas para Entrega

Iniciação do projeto – Gestão de projetos

Descrição da entrega principal

O objetivo desta entrega é preparar os aspectos gerenciais do projeto. Isto inclui a pasta do projeto, identificando as partes interessadas, atribuindo recursos e criando o cronograma do projeto. O repositório central de documentos é estabelecido e o acesso ao SAP Service Marketplace é verificado.

Procedimento (Resumo de tarefas)

  • É feito um contato inicial com o cliente para explicar a metodologia de implementação e definir conjuntamente o projeto.
  • Verificar os destinatarios dos URLs do sistema na nuvem, IDs de usuário inicial e senhas.
  • Identificar partes interessadas e criar pasta do projeto.
  • Criar o cronograma do projeto e atribuir recursos às atividades e tarefas programadas.
  • Definição do repositório de documentos. Este pode ser o SAP Solution Manager, SAP Jam ou o sistema do cliente.
  • Certificar-se de que a equipe de projeto do cliente possui acesso ao SAP Service, Marketplace e aos recursos contidos.
  • Verificar que todas as partes estejam de acordo com o plano do projeto.

Aceleradores

  • Plano de estrutura do projeto (PEP)
  • Visão do fluxo (PEP)
  • Plano de gestão do projeto
  • Gestão dos riscos
  • Modelo de logística do projeto
  • Lista de verificação da definição do projeto
  • Modelo de rastreamento de saídas
  • Modelos de rastreamento de pedidos de modificação.

Entregas: Pasta do projeto | Plano de gestão do projeto, incluindo governança | Cronograma do projeto | Orçamento do projeto

Auto capacitação da Equipe do cliente

Descrição da entrega principal

O objetivo desta entrega é fornecer materiais de capacitação À equipe de projeto do cliente antes do início do projeto.

Procedimento (Resumo de tarefas)

A equipe de serviço e suporte fornece conteúdos de treinamento e aprendizagem interativa antes do kick-off do projeto para o cliente.
Essa estratégia acelera a aprendizagem e oferece aos membros  da equipe um caminho individualizado para adquirir as habilidades e conhecimentos necessários para concluir o projeto com êxito.

Aceleradores

  • Loja de treinamento e certificação
  • Sala de aprendizagem SAP Activate
  • Sala de aprendizagem do S/4HANA

Entregas: Auto capacitação da equipe do cliente.

Provisionamento do sistema em Nuvem – Infraestrutura e arquitetura técnica

Descrição da entrega principal

O objetivo da entrega de Provisionamento do sistema em Nuvem é confirmar a infraestrutura, receber o sistema inicial e dar acesso à equipe do projeto.

Procedimento (resumo de tarefas)

  • Avaliar se a infraestrutura atende aos requisitos mínimos do sistema de solução em nuvem da SAP.
  • Verificar se o cliente recebeu a URL, o login inicial e a senha do sistema de nuvem.
  • Permitir a intervenção do cliente na criação do usuário.
  • Criação (por parte do cliente) dos principais usuários e IDs de consultores no sistema inicial.

Aceleradores

Aceleradores específicos da solução no site JAM

Entregas: Provisionamento do Sistema de iniciação

Kick-off do projeto – Gestão de projetos

Descrição da entrega principal

O objetivo da entrega de kick-off do projeto é garantir que todas as informações necessárias sejam compartilhadas com os recursos para execução bem-sucedida do projeto.

Procedimento (resumo de tarefas)

  • Programe o kick-off do projeto. É importante que esta tarefa seja executada no início do planejamento do projeto para reservar a programação das partes interessadas.
  • Prepare o kick-off do projeto reunindo informações relevantes no modelo da apresentação de kick-off.
  • Realize o workshop de kick-off do projeto.

Aceleradores

  • Modelo de apresentação de kick-off
  • Aceleradores específicos no site JAM

Entregas: Workshop de kick-off

Encerramento da fase – Gestão de projetos

Descrição da entrega principal

O objetivo da entrega de sign-off e encerramento da fase é:

  • Garantir que todas as entregas necessárias desta fase e do projeto estejam completas e precisas, bem como resolver todas as questões pendentes.
  • Identificar as lições aprendidas durante a fase de preparação para o encerramento oficial da fase.
  • Captar o feedback do cliente e suas referências potenciais.

Procedimento (resumo de tarefas)

  • Realizar a revisão de gate de qualidade e verificar a conclusão das entregas da fase.
  • Obter o sign-off do cliente.

Aceleradores

  • Modelo de scorecard Gate Q.
  • Modelo de sign-off de base.

Entregas: Encerramento da fase

Verifique as demais fases: Preparar | Explorar | Realizar | Implantar . Ou verifique nosso Guia SAP Activate para facilitar o entendimento da metodologia.

Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: