SAP Activate – Fase Explorar

O objetivo da fase Explorar é executar uma análise de ajuste / lacuna para validar a funcionalidade da solução incluída no escopo do projeto e para confirmar que os requisitos de negócios podem ser atendidos. Lacunas e valores de configuração identificados são adicionados ao backlog para uso na próxima fase.

Na fase Explorar, a equipe de projeto revisa os cenários da solução para se certificar de que os requisitos empresariais podem ser atendidos nos limites da solução e escopo do projeto.

Durante este processo, os valores de configuração são identificados e adicionados à lista de sprint backlog para uso na fase Realizar.

Utiliza-se uma solução pré-configurada, com escopo específico do cliente, para facilitar essa fase.

As atividades desta fase são as seguintes:

  • Preparar, configurar e conduzir oficinas de validação de solução
  • Refine os requisitos de negócios
  • Identificar dados mestres e requisitos organizacionais
  • Confirmar ajustes da solução aos processos de empresariais requeridos
  • Definir design de solução funcional, incluindo análise de gap em workshops de design de solução
  • Associar os requisitos de negócios à hierarquia de processos e aos componentes da solução
  • Identificar dados mestre e exigências da estrutura organizacional
  • Identificar e definir valores de configuração
  • Obter a aprovação de negócios em requisitos delta e documentos de design
  • Revisar solicitações de dados e iniciar a depuração dos dados
  • Coletar informações do usuário final, analisar as necessidades de aprendizado e desenvolver uma estratégia de implantação de aprendizado
  • Estabelecer gerenciamento de projetos, rastreamento e relatórios para entrega de valor
  • Preparar-se para integração ao sistema legado, como necessário.

Na fase de exploração, os especialistas em soluções e de mercado da SAP lideram uma série de workshops estruturados sobre design e solução de problemas. O objetivo desses workshops é revisar a funcionalidade das melhores práticas da solução SAP, identificar requisitos ou lacunas delta e documentar o projeto conceitual da solução empresarial SAP a ser entregue. A equipe documenta todos os requisitos funcionais e técnicos, problemas de projeto e lacunas no SAP Solution Manager.

Execução, Monitoramento e Controle do Projeto – Gestão do projeto

Descrição da entrega principal

O Objetivo desta entrega é executar, monitorar e controlar o trabalho de projeto , como definido no plano de gestão de projetos.

Procedimento (resumo de tarefas)

  • Monitorar e controlar as atividades do projeto para garantir que todas as tarefas e entregas programadas estejam progredindo conforme o planejado.
  • Assegurar que recursos estejam atribuídos a todas as tarefas programadas do projeto.
  • Gerenciar problemas, medidas e riscos.
  • Gerenciar mudanças de escopo, cronograma, custos de projeto, etc.
  • Comunicar o status e o progresso às partes interessadas do projeto.
  • Realizar a revisão do gate de qualidade.

Além disso para implementações Ágeis:

  • Programar e realizar reuniões de SCRUM.
  • Programar as demonstrações de sprint.
  • Organizar a retrospectiva de sprint.

Aceleradores

  • Orientações de reunião de Scrum.
  • Modelos ágeis e de solicitação de mudança.
  • Modelo de status
  • Modelo de problemas pendentes

Entregas: Planos de gestão do projeto | Logs de riscos e atividades pendentes | Modelo de Scorecard Gate Q

Capacitação da Equipe do Cliente

Descrição da entrega principal

O objetivo desta entrega é complementar a auto capacitação do usuário com discussões e revisões de processos específicos de áreas para as quais o cliente necessita de experiência adicional.

Procedimento (resumo de tarefas)

  • Garantir que o cliente tenha concluído a auto capacitação
  • Programar Workshops funcionais com o cliente sobre temas em que ele normalmente necessita de experiência adicional, como planos de contas e estrutura organizacional.
  • Programar workshops com base no feedback do cliente.
  • Durante os workshops, orientar o cliente pelas melhores práticas, variáveis de configuração e interdependências de processos de negócios.
  • Acompanhar o cliente para garantir que ele compreenda a funcionalidade e possa tomar decisões referentes À configuração de qualidade e a processos de negócios.

Aceleradores

  • Documentação de Ajuda SAP.
  • Sala de Aprendizagem (através de login)
  • Aceleradores específicos da solução encontrados no site JAM.

Entregas: Capacitação de Nível 2

Análise de adequação ao Padrão – Design e configuração

Descrição de entrega principal

O objetivo desta entrega é revisar os cenários e processos predefinidos para adequá-los aos processos de negócios do cliente. A revisão utiliza uma abordagem iterativa para assegurar que as dependências integradas sejam abordadas. Além disso, as tarefas de configuração são determinadas e inseridas no backlog do sprint.

Procedimento (resumo de tarefas)

  • Revisar a transferência a partir das informações de venda e formulário de pedido para familiarizar-se com o escopo e requisitos.
  • O consultor apresenta cenários de negócios do cliente, destacando as áreas configuráveis ou que requerem entradas por parte do cliente.
  • O cliente executa os cenários empresariais fora do workshop, conforme seu ritmo, para uma maior compreensão.
  • O cliente avalia a adaptação dos cenários aos processos empresariais e fornece feedback sobre as tarefas de configuração e adaptação.
  • O consultor resolve as atividades pendentes. As soluções às atividades pendentes estão limitadas ao escopo dos serviços de projeto na nuvem.
  • Soluções fora do escopo da solução são administradas por pedidos de modificação.
  • O consultor adiciona lacunas e tarefas de configuração ao backlog do sprint.
  • Repetir todos os cenários empresariais no escopo.

Aceleradores

  • Visão geral de validação da solução
  • Workshop de validação da solução
  • Modelo de backlog do sprint
  • Programação do workshp de validação da solução
  • Aceleradores específicos da solução no site JAM

Entregas: Análise de adequação do produto

Definição da Configuração – Design e Configuração

Descrição da entrega principal

O objetivo desta entrega é definir valores de configuração da solução com base em revisões do cenário empresarial padrão e adicioná-los ao backlog do produto.

Procedimento (resumo de tarefas)

  • Durante as revisões do cenário de validação da solução, são captados os valores de configuração específica do cliente. Não é necessário um documento de blueprint formal, a menos que esteja indicado no contrato.
  • Captar o design e os requisitos da estrutura organizacional e do plano de contas. Todas as configurações de pré-ativação devem ser definidas para ativar o sistema de qualidade.
  • Fornecer um design detalhado técnico e de integração da solução a ser implementada, considerando todas as decisões tomadas durante a fase de validação da solução, inclusive definições do processo de negócios, integração com sistemas externos e implantação do servidor físico.

Aceleradores

  • Modelo de backlog do sprint/do produto
  • Aceleradores específicos no site JAM

Entregas: Definição da Configuração | Acesso do Usuário e segurança

Preparar a Extensão da Solução – Extensões de código personalizado

Descrição da entrega principal

O objetivo desta entrega é identificar e definir as extensões necessárias da solução na estrutura de extensão e no contrato de serviço.

Procedimentos (resumo de tarefas)

  • Durante as revisões do cenário de Validação da Solução, as extensões de campos específicos do cliente são capturadas e catalogadas.
  • São criadas definições de campo completas para facilitar a configuração e o suporte futuro.

Aceleradores

  • Especificação de Campo da Extensão
  • Aceleradores da solução no site JAM

Entregas: Especificações da Extensão

Confirmação dos pré-requisitos de Integração – Integração

Descrição da entrega principal

O objetivo desta entrega é garantir que os sistemas para integração sejam compatíveis com o sistema na nuvem, definir a segurança de rede entre os sistemas e desenvolver especificações para campos de aplicação caso necessário.

Procedimento (resumo de tarefas)

  • Aplicar todos os pré-requisitos do sistema de integração no ambiente de teste, de modo que esteja compatível com o sistema na nuvem. Isto pode ser demorado. Por isso, deve ser executado o mais cedo possível. O projeto não deve prosseguir se a aplicação não puder ser atualizada rapidamente.
  • Confirmar os requisitos de integração no ambiente de teste.
  • Estabelecer conectividade e segurança de rede para os sistemas de teste.
  • Confirmar os campos a serem integrados. O cliente deve disponibilizar mapeamentos de dados e listas de valores, com as especificações para as adaptações

Aceleradores

  • Aceleradores específicos da solução no site JAM

Entregas: Controle da conectividade de rede | Controles de segurança | Especificações de adaptação

Preparação do carregamento de dados – Migração de Dados e Sistema

Descrição da entrega principal

O objetivo desta entrega é desenvolver os planos e procedimentos para dar suporte ao carregamento dos dados no novo sistema, Também é analisada a obsolescência dos dados, bem como a depuração.

Procedimento (resumo de tarefas)

  • Determinar se os requisitos de dados estão baseados nas revisões do cenário.
  • Determinar a fontes, métodos de extração e métodos de carregamento dos dados (arquivos vs. manual) a serem usados.
  • Revisar os modelos de carregamento e determinar o mapeamento dos dados. Em muitos sistemas de nuvem, os modelos podem ser gerados diretamente pelo sistema.
  • Analisar os dados a serem migrados e realizar a depuração.
  • Desenvolver os programas ou relatórios necessários para extrair os dados.
  • Desenvolver o plano geral de carregamento, incluindo sequência, volumes de dados e tempos de carregamento esperados.

Aceleradores

  • Modelo de planejamento de carregamento de dados
  • Definição dos dados
  • Design de dados
  • Plano de migração de dados

Entregas: Plano e Escopo de Migração de Dados | Especificação para os programas de migração

Encerramento da fase – Gestão de projetos

Descrição da entrega principal

O objetivo da entrega de sign-off e encerramento da fase é:

  • Garantir que todas as entregas necessárias desta fase e do projeto estejam completas e precisas, bem como resolver todas as questões pendentes.
  • Identificar as lições aprendidas durante a fase de preparação para o encerramento oficial da fase.

Procedimento (resumo de tarefas)

  • Realizar o gate de qualidade do projeto para garantir a conclusão das entregas da fase. Revisar os problemas e riscos para determinar se o foco adicional deve ser aplicado para gerar uma solução e documentar as lições aprendidas.
  • Obter o sign-off do cliente para conclusão da fase.

Aceleradores

  • Conceito de gate de qualidade
  • Aceleradores específicos da solução no site JAM

Entregas: Scorecard Gate Q (Atualizado) | Documentação de Sign-off

Verifique as demais fases: Preparar | Explorar | Realizar | Implantar . Ou verifique nosso Guia SAP Activate para facilitar o entendimento da metodologia.

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Coimbra, PMP
Como fundador da Projetos e TI, ajudo as organizações a se tornarem ecossistemas adaptativos, responsivos e auto-organizáveis, implementando novas práticas, estruturas, ritmos e tecnologias que permitam transparência, abertura, inovação e uma forma progressiva de liderar. Caso queira saber mais entre em contato comigo, inscreva-se na minha newsletter, ou me convide para uma palestra.

Graduado em Gestão de Tecnologia pelo Centro Universitário Barão de Mauá.
Pós-Graduado em Gerenciamento de Projetos, com as práticas do PMI® pelo SENAC.

Certificado como PMP® pelo PMI®. Six Sigma White Belt pela Voitto. Agile Scrum Foundation (ASF) e DevOps Foundation pela Universidade Estabilis. Scrum Foundation Professional Certificate (SFPC) pela CertiProf, LLC.
DevOps Essentials Professional Cetificate (DEPC) pela CertiProf, LLC.
Especializado em BPMN2 pela Anelox, PMCanvas pela PM2.0 e Análise de requisitos

Mentor e influenciador de gestão de projetos, agilidade e transformação digital.

Coimbra, PMP

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