Tecnologia

Request For Comments (RFC)

“Request For Comments1” são documentos originalmente criados para registrar anotações não oficiais durante o desenvolvimento da ARPANET, mas desde então se tornaram a fonte de informação padrão no que diz respeito à descrição de métodos, comportamento, pesquisa ou inovação aplicável a Internet e/ou sistemas relacionados.

Os autores dos primeiros RFCs (pesquisadores da ARPA – agência militar norte-americana e berço da ARPANET) datilografavam seus trabalhos e distribuíam cópias entre os seus colegas. Estes documentos eram realmente solicitações de comentários/modificações, pois deixavam questões em aberto (para discussões posteriores), além de serem escritos num estilo informal, semelhante ao dos “Internet Drafts”, documentos utilizados atualmente como rascunhos para RFCs.

Em Dezembro de 1969, pesquisadores começaram a distribuir novos RFCs através da recém-criada ARPANET. O RFC 1, intitulado “Host Software”, foi escrito por Steve Crocker, da Universidade da Califórnia.

De 1969 a 1998, Jon Postel exerceu a função de editor dos RFCs. Após o término do contrato original entre a ARPANET e o governo norte-americano, a Internet Society assumiu as funções de editoração e publicação.

Qualquer pessoa pode elaborar um documento e solicitar que o mesmo se torne um RFC, embora na prática os mesmos são gerados pela IETF (Internet Engineering Task Force) e revisados por grupos da mesma IETF, por experts, e pelo editor RFC antes de sua publicação. Um RFC nunca é atualizado, porém o mesmo pode ser substituído por revisões mais recentes. Exemplos de RFCs que definem o procedimento de elaboração dos próprios RFCs são: RFC 2026 e RFC 3932.

Outros documentos interessantes são os que definem os principais protocolos utilizados na Internet:

Internet Protocol (IP) – RFC 791

Transmission Control Protocol (TCP) – RFC 793

Telnet Protocol – RFC 764

File Transfer Protocol (FTP) – RFC 765

Simple Mail Transfer Protocol (SMTP) – RFC 788

Hypertext Transfer Protocol (HTTP) – RFC 2068

Referencia

Referências

  1. Site do Editor RFC | http://www.rfc-editor.org/rfc.html
Coimbra, PMP on FacebookCoimbra, PMP on LinkedinCoimbra, PMP on TwitterCoimbra, PMP on Youtube
Coimbra, PMP
Como fundador da Projetos e TI, ajudo as organizações a se tornarem ecossistemas adaptativos, responsivos e auto-organizáveis, implementando novas práticas, estruturas, ritmos e tecnologias que permitam transparência, abertura, inovação e uma forma progressiva de liderar. Caso queira saber mais entre em contato comigo, inscreva-se na minha newsletter, ou me convide para uma palestra.

Graduado em Gestão de Tecnologia pelo Centro Universitário Barão de Mauá.
Pós-Graduado em Gerenciamento de Projetos, com as práticas do PMI® pelo SENAC.

Certificado como PMP® pelo PMI®. Six Sigma White Belt pela Voitto.
Especializado em BPMN2 pela Anelox, PMCanvas pela PM2.0 e Análise de requisitos

Mentor e influenciador de gestão de projetos, agilidade e transformação digital.

Comentários

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.