Tecnologia

Quebrando a senha de root no Ubuntu

É realmente fácil redefinir a senha do Ubuntu! Basta efetuar login em modo root. E no Ubuntu isso pode ser feito entrando quando a reinicialização do sistema é feita. Então, nós logamos no modo CLI. Aqui está o caminho, como redefinir a senha esquecida no Ubuntu.

Entrar como root

Há duas maneiras possíveis para se logar como root

O método comum

Você pode logar como root apenas pressionando a tecla ESC quando o sistema iniciar. Isso vai levá-lo a tela do Grub, quando você pode selecionar o modo que vai ser usado durante a inicialização. Se você tiver dois Sistemas operacionais ou mais em seu sistema (dual boot), você não precisará fazer este passo. O sistema vai automaticamente para a tela do Grub quando iniciar.

Em seguida, escolha o “modo de recuperação” ( “recovery mode” ), geralmente encontrada logo abaixo a sua opção padrão. Pressione a tecla Enter, e na próxima tela, escolha  “drop to root sheel prompt” e você vai fazer login no sistema como root.

Método avançado

Em alguns sistemas, talvez você não consegue encontrar “o modo de recuperação” no menu da tela do Grub. Então? Você precisa fazer um pequeno “hack” para o GRUB. Parece legal não é? Na verdade é muito fácil. No menu de tela do Grub , Selecione o loader padrão (geralmente a primeira escolha) e pressione a telca “E”, que significa que você vai editar manualmente o carregador. Na tela seguinte, encontre linha que contém essa palavra:

ro quiet splash

Em seguida, substitua que com esta:

rw init=/bin/bash

Após isso, pressione “CTRL” + “X” (ou talvez “B” no seu sistema, depende de seu kernel) para inicializar o sistema com o “carregador hackeado”

Feito! Você está logado como root em seu sistema agora e você pode fazer o que quiser. Incluindo redefinir sua senha!

Redefinindo a sua senha

Utilize este comando para redefinir sua senha:

passwd [usuário]

Preencha usuário com nome de usuário que você deseja redefinir sua senha. Você terá que definir a nova senha duas vezes. Nesta etapa, já está quase tudo pronto! Agora, certifique-se a mudança que você fez será gravada em disco:

sync

Reinicie o seu sistema:

reboot -f

Está pronto! Sua senha foi redefinida e você pode acessar o sistema agora. Eu tenho usado esse método em meu sistema Ubuntu Lucid e funciona. Lembre-se isto é uma falha de segurança gravíssima do sistema, assim como diversos outros sistemas operacionais. Espero que este post tenha utilidade para todos vocês. Se você tem problema na execução do presente artigo, deixe um comentário e eu ficarei feliz em ajudá-lo.

Coimbra, PMP on FacebookCoimbra, PMP on LinkedinCoimbra, PMP on TwitterCoimbra, PMP on Youtube
Coimbra, PMP
Como fundador da Projetos e TI, ajudo as organizações a se tornarem ecossistemas adaptativos, responsivos e auto-organizáveis, implementando novas práticas, estruturas, ritmos e tecnologias que permitam transparência, abertura, inovação e uma forma progressiva de liderar. Caso queira saber mais entre em contato comigo, inscreva-se na minha newsletter, ou me convide para uma palestra.

Graduado em Gestão de Tecnologia pelo Centro Universitário Barão de Mauá.
Pós-Graduado em Gerenciamento de Projetos, com as práticas do PMI® pelo SENAC.

Certificado como PMP® pelo PMI®. Six Sigma White Belt pela Voitto.
Especializado em BPMN2 pela Anelox, PMCanvas pela PM2.0 e Análise de requisitos

Mentor e influenciador de gestão de projetos, agilidade e transformação digital.

Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.