Governança PMO Projeto

Quando um projeto é considerado sucesso?

Uma das tarefas mais complicadas de um PMO e definir parâmetros de sucesso para projetos. Para muitos, um projeto é considerado sucesso quando termina dentro do prazo, custo e escopo planejados, ou pelo menos dentro da margem aceitável de desvio dessas variáveis. Muito se discute sobre o percentual de desvio aceitável. O “padrão” utilizado é 10% para mais ou para menos. Alguns PMOs costumam alterar esses valores de acordo com a cultura da organização, mercado e objetivos estratégicos.

Mas será que esta definição de sucesso é adequada? O que você acha?

Consideremos um projeto de software que foi concebido com o objetivo aumentar a produtividade do cliente em 40%, e que tenha sido concluído com um desvio de 4% no prazo e 6% no custo.

De acordo com os parâmetros de sucesso, a avaliação deste projeto seria considerado sucesso.

No entanto, o produto, após ser implantado, não aumentou a produtividade da equipe do cliente na quantidade esperada, portanto, a percepção do cliente é que o produto é um fracasso e o sistema não será utilizado plenamente uma vez que o custo de manutenção do sistema não compensa o ganho de produtividade da equipe.

Consideremos um outro caso: um produto foi desenhado para melhorar uma parte de um processo de fabricação de peças automotivas.

O produto consiste em um braço robótico que permite aumentar a produção de peças em 50%, aumentando o faturamento da empresa em 2 milhões de dólares por ano.

No entanto, durante o projeto, a equipe do projeto desenvolve uma adaptação no módulo central do braço robótico que aumenta a velocidade em que ele funciona permitindo aumentar a produção em ate 75%, significando um aumento de 2,5 milhões de dólares por ano no faturamento.

O custo do projeto no entanto, sofre um desvio de 15%, que corresponde a 500 mil dolares. O cliente, ao final do projeto, está satisfeito com a mudança e não se importa em aumentar o investimento além do esperado.

Segundo o PMO da equipe da empresa responsável pelo desenvolvimento do produto, o projeto foi um fracasso por sofrer um desvio além dos parâmetros aceitáveis pela empresa.

Porém, o cliente está extremamente satisfeito com o resultado do projeto e com os ganhos financeiros que o produto irá permitir.

Qual dos projetos descritos acima você considera um sucesso?

Qual a razão de se entregar um projeto dentro do prazo, escopo e custo se o produto não será utilizado ou não trará beneficio para a organização?

Os parâmetros de desvio de escopo, tempo, custo e qualidade são importantes sim, mas acredito que além desses, outros fatores devem ser considerados.

Sucesso significa objetivo estrategico alcancado!

Diogo Magalhães

Comentários

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.