Projeto

Quais as características de um Líder transformacional

O artigo desta traz uma abordagem sobre o tema “liderança transformacional”, quais as principais competências, comparação com a “liderança transacional” e seus benefícios dentro das organizações. Este tema esta relacionado diretamente à gestão moderna nas organizações nos dias atuais.

É importante ressaltar que, para ser um líder, além de possuir habilidades humanas (SoftSkills), é de extrema importância que este possua habilidades de condução e direcionamento para um grupo de pessoas em direção a um objetivo comum.

Há diversos perfis de líderes: autocráticos, visionários, democráticos, exigentes, liberais, e diversos outros. Cada situação ou momento exige-se um tipo de liderança, uma vez que a liderança é sobre pessoas, e estas são dinâmicas e adaptáveis.

A prática da gestão pode ser alterada de acordo com as diferentes cenários. No âmbito empresarial, existem duas formas mais comuns que são: a liderança transacional e a liderança transformacional.

A liderança transformacional caracteriza-se pela presença de um líder capaz de realizar uma transformação no ambiente em que atua. Este é um líder capacitado e apto para resolver quaisquer tipos de problemas, desde os mais simples até os mais complexos, além de ser motivador, visionário, estrategista, comprometido com o bem estar e desenvolvimento de sua equipe.

O Líder é capaz de melhorar comportamentos, formar pessoas e profissionais melhores por meio de seus exemplos, atitudes e éticas profissionais. O líder transformacional deve ser uma referência positiva e fonte de inspiração para os demais.

Liderança Transacional X Liderança Transformacional

  • Na liderança transacional o gestor tem comportamento de chefe e não de líder. Suas táticas são pautadas principalmente pela obediência às regras e cumprimento das metas estabelecidas, além de seguir a ideia de recompensa proporcional ao desempenho. Esse é um gestor que não se preocupa em compreender as motivações de sua equipe ou em antecipar-se aos problemas, ele apenas segue o fluxo e cumpre demandas.
  • Na liderança transformacional o gestor estimula a alta performance de seu time, pautando-se em influência, inspiração, exemplo e motivação. Neste caso, os pilares de liderança são fundamentados na confiança, respeito, colaboração e comprometimento. O líder transformacional conhece as motivações individuais de sua equipe, compreendendo o perfil de cada um, entende bem seus objetivos profissionais, pessoais e auxilia seus liderados a conquistá-los.

Principais competências do líder transformacional

Carismático

Um líder transformacional é alguém que consegue despertar admiração, fascinação e, principalmente, respeito da sua equipe. Com isso, ele consegue, envolver as pessoas e conquistar sua colaboração para realizar aquilo que foi proposto. Utiliza-se de uma comunicação clara e efetiva, o gestor de mudanças consegue a cooperação e o engajamento da equipe.

Visionário

Esta característica faz com que o Líder consiga se antecipar a qualquer problema que possa ocorrer, solucionando-os antes que causem maiores danos. Desse modo, consegue o apoio de sua equipe e mantêm todos focados e comprometidos com alcance dos resultados.

Inspirador

Seus exemplos, feitos e atitudes são fonte de inspiração para os profissionais sob sua gestão. Isso cria um ambiente equilibrado, em que os colaboradores têm um referencial positivo para seguir e um modelo em quem se espelhar.

Também é importante ressaltar que além de ser capaz de ter ideias extraordinárias e aceitar grandes desafios, o líder transformacional precisa ter a capacidade de inspirar sua equipe e de criar um ambiente que possibilita aos colaboradores evoluírem cada vez mais como profissionais.

Para encerrar o artigo ressalto que um líder transformacional não combina com “Zona de Conforto“, este combina com “Desafios”, por isso está preocupado com seu crescimento contínuo e seu foco está em evoluir continuamente. Busca sempre o seu desenvolvimento profissional e pessoal e também fornece meios para que sua equipe também se desenvolva.

Flávio Costa on InstagramFlávio Costa on LinkedinFlávio Costa on Twitter
Flávio Costa
Gerente de Projetos na Hexagon
Gerente de projetos de T.I com mais de 15 anos de experiência desde desenvolvimento de software, gestão de portfólios, programas e projetos, formação de equipes de auto desempenho. Possuo as principais certificações internacionais como especialista em gestão de projetos: PMP e PMI-ACP pelo PMI (Project Management Institute), Prince2 Practitioner, Prince2 Agile Practitioner e MoP - Management of Portfólio pela Axelos (Abordagem britânica) entre outras certificações em Scrum Master e Product Owner (PSM e PSPO) além de ser oficialmente um PRINCE2® Accredited Trainer (Professor autorizado a ministrar curso de Prince2 Practitioner).

Gerenciou grandes projetos e programas de implantação de sistemas nos segmentos de comércio, varejo, engenharia, segurança pública e informações geográficas sempre com foco no relacionamento interpessoal, gestão de mudança com alto valor estratégico. Sempre engajado e comprometido em construir e liderar equipes para atingir as metas corporativas, entregar valores e benefícios a organização e clientes.

Atualmente é: Gerente de Projetos na Hexagon, Professor em gestão de projetos pelo Site Campus e colunista nos portais Projetos e TI e Profissionais TI.

Comentários

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.