Conhecimento PMO Projeto

Project office gerando valor como gestor do conhecimento

O que é MATURIDADE ?

No Contexto organizacional o conceito de maturidade está associado aos conceitos de excelência e alto desempenho.

Como chegar lá?

De acordo com diferentes modelos que descrevem o ciclo de geração de conhecimento organizacional, o processo de melhoria contínua encontra-se imerso no referido ciclo. Quando os indivíduos aprendem e se desenvolvem, automaticamente o conhecimento adquirido se transforma em valor que aplicado na execução das atividades diárias gera: qualidade, produtividade e consequentemente melhora o desempenho.

Quando a execução do ciclo de aprendizagem é direcionada e sistemática, a organização vivencia um ciclo de melhoria contínua ininterrupto que a leva à tão desejada excelência organizacional.

Qual é o papel do Project Office neste contexto?

Em uma organização projetizada, os projetos representam grandes fontes de produção de conhecimento organizacional. Este conhecimento precisa ser catalogado, guardado, disseminado e aplicado entre os projetos. Assim sendo, o Project Office assume um novo papel tornando-se um Gestor de Conhecimento e sendo responsável pela aplicação e gestão dos processos do conhecimento (catalogar, guardar, disseminar e aplicar conhecimento). Estes processos do conhecimento são colocados em execução usando Práticas de Gestão do Conhecimento.

Como tornar o Project Office maduro?

Segundo Pinto, Cota e Levin (2010), o grau de maturidade de um Project Office é resultado de sua capacidade em gerar valor para seus clientes e para a organização como um todo.

Assim sendo, o Project Office no seu papel de Gestor do Conhecimento se torna o grande articulador de conhecimento organizacional, gerando excelência e melhorando o desempenho mediante a aplicação e gestão de Práticas de Gestão do Conhecimento, isto no ambiente do projeto e entre os diferentes projetos.

Quer uma dica?

Para exemplificar elaborei a tabela a seguir, onde são relacionadas algumas das atividades do Project Office que proporcionam alto valor aos projetos e à organização. Para cada atividade é apresentada uma Prática de Gestão do Conhecimento que quando aplicada potencializa os resultados da atividade, gerando ainda muito mais valor e impulsionando a geração da maturidade do Project Office.

image

Quer mais uma dica?

Assista minha Web Aula http://projetoseti.com.br/web-aula-implementando-um-programa-eficiente-de-licoes-aprendidas/

Coimbra, PMP on FacebookCoimbra, PMP on LinkedinCoimbra, PMP on TwitterCoimbra, PMP on Youtube
Coimbra, PMP
Como fundador da Projetos e TI, ajudo as organizações a se tornarem ecossistemas adaptativos, responsivos e auto-organizáveis, implementando novas práticas, estruturas, ritmos e tecnologias que permitam transparência, abertura, inovação e uma forma progressiva de liderar. Caso queira saber mais entre em contato comigo, inscreva-se na minha newsletter, ou me convide para uma palestra.

Graduado em Gestão de Tecnologia pelo Centro Universitário Barão de Mauá.
Pós-Graduado em Gerenciamento de Projetos, com as práticas do PMI® pelo SENAC.

Certificado como PMP® pelo PMI®. Six Sigma White Belt pela Voitto.
Especializado em BPMN2 pela Anelox, PMCanvas pela PM2.0 e Análise de requisitos

Mentor e influenciador de gestão de projetos, agilidade e transformação digital.

Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.