Responsabilidade Social

Porto Digital – O Navio da Inovação Ancorou em Pernambuco

Bem pessoal, como pernambucano e apaixonado por tecnologia resolvi falar um pouco sobre o Porto Digital. O Porto Digital é um marco na revolução econômica que o estado de Pernambuco tem iniciado. Criado no ano 2000 após a criação do Centro de Estudos de Sistemas Avançados do Recife (C.E.S.A. R) o Porto veio para viabilizar uma ligação entre as empresas privadas, ação de políticas publica e as Academias.

Silvio Meira - cientista chefe do C.E.S.A.RAlunos que passavam em media cinco anos nos cursos de tecnologia das universidades pernambucanas ficavam reféns de outros estados, para ocupar um lugar no mercado de trabalho em que se pudesse colocar em prática toda a competência profissional adquirida nos vários anos de estudo. Com o propósito de conceder a esses jovens a oportunidade de trabalhar no seio de sua cidade o CESAR surgiu e logo se consolidou, mais uma andorinha só não faz verão e Silvio Meira, cientista chefe e um dos fundadores do CESAR sabia muito bem disso.

Com o apoio do Governo do Estado o Porto Digital surgiu para movimentar todo um cenário marcado pelo abandono de belíssimas construções que marcaram a historia do Brasil. Após revitalizar grande parte dos imóveis, o preenchimento se deu devido à captação de grandes empresas juntamente com o compromisso de capacitar e prezar pela excelência humana voltada para a inovação.

Atraídos por esse compromisso empresas como Microsoft, IBM, Dell, Samsung, Motorola e varias fabricas de software se instalaram no Porto Digital, que hoje possui 200 empresas com aproximadamente 6.000 colaboradores com um faturamento anual de 1 bilhão de Reais e media salarial estimada em 2.600 reais.

 

Bairro do Recife Antigo - Localização do Porto Digital

 

A Revista BusinessWeek uma das mais prestigiadas publicações de economia do mundo, considerou o Porto Digital um dos 10 lugares do planeta onde se pensa o futuro do mundo, alias o único brasileiro. Com todo esse prestigio e uma coleção de vários prêmios já acumulados o Porto Digital deixa de ser um orgulho pernambucano para virar uma referencia nacional de competência. Gostaria de frisar a mais nova conquista do Porto que foi a vinda do Congresso Mundial de Parques Tecnológicos em 2013, evento que ira reunir cerca de 800 profissionais, entre executivos e técnicos de diferentes áreas de conhecimento de mais de 50 países.

Francisco Saboya - Presidente do Porto Digital

O Presidente do Porto Digital, Francisco Saboya tem um grande mérito no processo de evolução do Mercado Pernambucano de TI. Trabalhar com ousadia, planejamento e descontração são as características mais marcantes de sua gestão. A internacionalização desse parque tecnológico é fundamental para dar continuidade a todo o crescimento econômico de Pernambuco e consequentemente nacional.

O Porto Digital já faz a diferença e espero que essa iniciativa possa ser replicada para vários outros estados do Brasil. Abaixo exibo um gráfico retirado de uma apresentação do Porto digital que mostra a evolução da captação de novas empresas ao longo desses aproximados 12 anos de vida do Porto. Vida Longa ao Porto Digital.

Evolução do n° de empresas no Porto Digital

Juarez Guimarães

Comentários

Deixe uma resposta