Conhecimento Projeto

Aceitação, visualização e Plasticidade na vida profissional

A plasticidade e as mudanças de cada um.

Ando lendo muito, fazendo cursos, enfim. Notei que hoje incorporamos o conceito de resiliência em quase tudo, mas qual motivo de querer ser como a agua que flui?

Hoje queremos ser resilientes para voltar ao estado normal e com isso ficamos focados em acreditar que tudo não passou de uma mera turbulência.

Mas turbulências podem ser permanentes e você precisa antes de tudo aceitar que essa crise pode não ser passageira e que este vai ser o seu novo normal.

Para aceitar é preciso entender que o universo está dentro de você e que ele vai trazer sempre aquilo que você visualizar, portanto esqueça as condições normais de temperatura e pressão, pois já está em jogo o novo normal.

O novo normal, na verdade é a turbulência que ocorre na sua vida, mas que não vai passar, e como ser resiliente nesse caso? Em sua definição nos dicionários, resiliência é a propriedade que alguns corpos apresentam de retomar a forma original, após terem sido submetidos a uma deformação elástica.

É importante notar que a resiliência não é um estado constante, definitivo, mas sim uma condição que se assume momentaneamente, para então retomar a sua forma original.

Visualize, pense na mudança que você quer, mas pense com detalhes, a vida é como uma montanha que ecoa, tudo o que você envia, visualiza, pensa, ela te devolve. Uma cabeça cheia de ideias boas, trás frutos bons e vice-versa.

Mas você me pergunta:

Coimbra, e a tal Plasticidade?

Bem, a Plasticidade é a propriedade de, uma vez exposto a uma determinada situação nova e desafiadora, mudar, se  moldar e assumir um novo formato, que irá proporcionar ao corpo a capacidade de prevalecer frente às condições a que será exposto.

Não se trata de uma variação momentânea, esperando que o ambiente volte ao seu normal para também retomar sua forma original. Plasticidade é ser novo, é se reinventar, adquirir outras competências, saber ler o que está acontecendo a sua volta e aprender as respostas certas: plasticidade é transformação.

Dizer que a época em que vivemos é uma época de resiliência, é o mesmo que dizer que voltaremos todos ao normal. Mas você já checou a válvula de temperatura e pressão?

O normal hoje é o novo normal, mudar é mais do que ser resiliente, é se adaptar, evoluir, melhorar e estar pronto para os desafios futuros.

Incorpore a plasticidade na sua vida pessoal e profissional, visualize a mudança e aceite de braços abertos as novas oportunidades que serão apresentadas no seu dia.

Coimbra, PMP on FacebookCoimbra, PMP on LinkedinCoimbra, PMP on TwitterCoimbra, PMP on Youtube
Coimbra, PMP
CEO do portal, apaixonado por gestão de projetos, metodologias, minha família, professor, consultor de outsourcing de projetos com mais de 6 anos de experiência em projetos de TI e 18 anos de experiência em tecnologia da informação. Com experiencia trabalhando com supply-chain, e-commerce, e-procurement, compliance, agilidade e planejamento.

Graduado em Gestão de Tecnologia pelo Centro Universitário Barão de Mauá.
Pós-Graduado em Gerenciamento de Projetos, com as práticas do PMI® pelo SENAC.

Certificado como PMP® pelo PMI®. Six Sigma White Belt pela Voitto.
Especializado em BPMN2 pela Anelox, PMCanvas pela PM2.0 e Análise de requisitos

Mentor e influenciador de gestão de projetos, agilidade e transformação digital.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *