Planejamento: Planejar as respostas aos Riscos

O processo de desenvolvimento de opções e ações para aumentar as oportunidades e reduzir as ameaças aos objetivos do projeto. É posterior aos processos de Realizar a análise qualitativa dos riscos e Realizar a análise quantitativa dos riscos (se for utilizado) e engloba a identificação e a designação de uma pessoa (o “responsável pela(as) resposta(as) ao risco”) para assumir a responsabilidade por cada resposta ao risco e financiada.

O processo de planejamento das respostas aborda os riscos1 pela prioridade, inserindo recursos e atividades no orçamento, no cronograma e no plano de gerenciamento do projeto, conforme necessário.

As respostas planejadas devem ser adequadas à relevância do risco, ter eficácia de custos para atender ao desafio, ser realistas dentro do contexto do projeto, acordadas por todas as partes envolvidas e ter um responsável designado. Também devem ser oportunas.

A seção Planejar as respostas aos riscos apresenta as abordagens mais usadas para o planejamento de respostas aos riscos. Os riscos englobam as ameaças e as oportunidades que podem afetar o sucesso do projeto e são analisadas respostas para cada um deles.

ENTRADASFERRAMENTAS E TÉCNICASSAÍDAS
1. Registro dos riscos1. Estratégias para riscos negativos ou ameaças1. Atualizações do registro dos riscos
2. Plano de gerenciamento dos riscos2. Estratégias para riscos positivos ou oportunidades2. Decisões contratuais relacionadas à riscos
3. Estratégias de respostas de contingencia3. Atualizações do plano de gerenciamento de projeto
4. Opinião especializada4. Atualizações dos documentos do projeto

Referencias

Referências

  1. PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK), 4th edition. Pensilvania: PMI, 2008

Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.