Planejamento: Planejar a qualidade

Bom dia pessoal,  como eu disse o nosso Índice do nosso GUIA PMBOK®1 estaria em constante atualização e melhoria. Hoje veremos um processo de leitura simplificada, mas muito útil no futuro, entenderemos como planejar a qualidade, fiquem de olho e comentem! Planejar a qualidade é o processo de identificação dos requisitos e/ou padrões de qualidade do projeto e do produto, além da documentação de como o projeto demonstrará a conformidade.

O planejamento da qualidade deve ser realizado em paralelo com os outros processos de planejamento do projeto. Por exemplo, modificações propostas no produto para atender aos padrões de qualidade identificados podem exigir custos ou ajustes nos cronogramas e uma análise de riscos detalhada dos seus impactos nos planos. As técnicas de planejamento da qualidade aqui analisadas são as usadas com maior frequência nos projetos. Existem muitas outras que podem ser úteis em determinados projetos ou em algumas áreas de aplicação.

ENTRADASFERRAMENTAS E TÉCNICASSAÍDAS
1. Linha de base do escopo1. Análise de custo-benefício1. Plano de gerenciamento da qualidade
2. Registro das partes interessadas2. Custo da qualidade2. Métricas da qualidade
3. Linha de base do desempenho de custos3. Gráficos de controle3. Listas de verificação da qualidade
4. Linha de base do cronograma4. Benchmarking4. Planos de melhoria do processo
5. Registro dos riscos5. Projeto de experimentos5. Atualização dos documentos do projeto
6. Fatores ambientais da empresa6. Amostragem estatística
7. Ativos de processos Organizacionais7. Elaboração de fluxogramas
8. Metodologias proprietárias de gerenciamento da qualidade
9. Ferramentas adicionais de planejamento da qualidade

Referencias

Referências

  1. PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK), 4th edition. Pensilvania: PMI, 2008
Coimbra, PMP on FacebookCoimbra, PMP on LinkedinCoimbra, PMP on TwitterCoimbra, PMP on Youtube
Coimbra, PMP
Como fundador da Projetos e TI, ajudo as organizações a se tornarem ecossistemas adaptativos, responsivos e auto-organizáveis, implementando novas práticas, estruturas, ritmos e tecnologias que permitam transparência, abertura, inovação e uma forma progressiva de liderar. Caso queira saber mais entre em contato comigo, inscreva-se na minha newsletter, ou me convide para uma palestra.

Graduado em Gestão de Tecnologia pelo Centro Universitário Barão de Mauá.
Pós-Graduado em Gerenciamento de Projetos, com as práticas do PMI® pelo SENAC.

Certificado como PMP® pelo PMI®. Six Sigma White Belt pela Voitto. Agile Scrum Foundation (ASF) e DevOps Foundation pela Universidade Estabilis. Scrum Foundation Professional Certificate (SFPC) pela CertiProf, LLC.
DevOps Essentials Professional Cetificate (DEPC) pela CertiProf, LLC.
Especializado em BPMN2 pela Anelox, PMCanvas pela PM2.0 e Análise de requisitos

Mentor e influenciador de gestão de projetos, agilidade e transformação digital.

Coimbra, PMP

Como fundador da Projetos e TI, ajudo as organizações a se tornarem ecossistemas adaptativos, responsivos e auto-organizáveis, implementando novas práticas, estruturas, ritmos e tecnologias que permitam transparência, abertura, inovação e uma forma progressiva de liderar. Caso queira saber mais entre em contato comigo, inscreva-se na minha newsletter, ou me convide para uma palestra. Graduado em Gestão de Tecnologia pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Pós-Graduado em Gerenciamento de Projetos, com as práticas do PMI® pelo SENAC. Certificado como PMP® pelo PMI®. Six Sigma White Belt pela Voitto. Agile Scrum Foundation (ASF) e DevOps Foundation pela Universidade Estabilis. Scrum Foundation Professional Certificate (SFPC) pela CertiProf, LLC. DevOps Essentials Professional Cetificate (DEPC) pela CertiProf, LLC. Especializado em BPMN2 pela Anelox, PMCanvas pela PM2.0 e Análise de requisitos Mentor e influenciador de gestão de projetos, agilidade e transformação digital.

Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: