Projeto Recursos Humanos

Os 7 hábitos de projetos altamente defeituosos

No início de um projeto, todos sabemos quais devem ser os passos que devem ser seguidos, mas existem 7 hábitos que tornam projetos altamente defeituosos, ou seja a prática é inversamente proporcional à teoria.

Na maioria dos casos, por experiência noto que estes 7 hábitos estão presentes em grande parte das empresas e em sua maioria nas empresas de tecnologia, principalmente naquelas que batem no peito e dizem: “Já fazemos isso à muito tempo, o que este gerente de projetos propõe é uma grande besteira”

Que tal compreender de vez como estes 7 hábitos podem destruir seus projetos?

software-development

1. Não sei onde estamos indo, mas estamos fazendo um bom tempo

– Nós temos os requisitos do cliente? Não…..

– Temos um escopo para o projeto? Não……

– Temos um conceito de projeto preliminar? Não…

– Temos um orçamento? Não…..

– Nós temos uma pista do que o cliente quer mesmo? Não…

– Temos um cronograma para este projeto?

– Então… Podemos fazer isso para ontem?

7-habitos-1

Esquece planejamento e definição de escopo, vai lá e comece a fazer alguma coisa de qualquer jeito, caso contrário, nós vamos parecer inúteis ……

– Mais rápido … Mais rápido … Mais rápido … Para tudo, faz isso aqui ó!

– Mais rápido … Mais rápido … Mais rápido …. Para tudo agora, faz este negocinho aqui para um outro cliente!!!!

– Por que essa M#$%& está demorando tanto!?!?!?

2. Preparar, apontar…..Fogo!!

Isso é muito comum no desenvolvimento de produtos…… Sair atirando de olhos vendados na escuridão total, este é o método “Esperar e Rezar” de desenvolvimento de produtos. Se você atirar bastante e tiver muitas balas no ar, uma hora você consegue abater alguma coisa!

Eu já vi muito disso, vezes de mais que até perdi a conta, o projeto é medido uma vez, e cortado duas ou mais!

7-habitos-2

“Cortamos os custos e o prazo três vezes, mais ainda precisaremos cortar mais!”

O que você aprende quando atira de olhos vendados na escuridão, é a dor dos infernos quando você atira no próprio péA única coisa que você aprende Atirando com os olhos vendados na escuridão, é que dói como o inferno quando você se atirar no pé e é sempre a falha de outra pessoa

3. Muitos Chefs na Cozinha

Foi realizada uma competição entre a equipe de remo do Empresa A e a equipe de remo Empresa B. A competição se inicia, mas o resultado não é favorável para a Empresa B… Chegou com uma hora de atraso em relação Empresa A.

Indignados, foram feitas várias reuniões para averiguar a causa da derrota. Assim ficou o resumo do relatório que fazia a comparação das equipes:

Empresa A:
1 Chefe de Equipe
10 Remadores

Empresa B:
10 Chefes de Equipe
1 Remador

Descoberto o grande erro, a equipe Empresa B foi remodelada para a próxima competição. Porém, perderam novamente e, dessa vez, o nosso atraso foi de 2 horas. Mais uma vez foram convocadas reuniões, consultorias e viagens para o estudo das causas. Segue o resumo:

Empresa A:
1 Chefe de Equipe
10 Remadores

Empresa B:
1 Chefe de Equipe
3 Chefes de Departamento
6 Auxiliares de Chefia
1 Remador

7-habitos-3

Mais uma vez, o erro foi identificado e uma nova equipe foi montada… Tudo foi levado em conta: resizing, downzing, GQT e ainda coaches opinando, conceitos de modernidade e globalização passaram a ser considerados…
Porém, na hora da competição, o Empresa B chegou com 3 horas de atraso. Mais reuniões, etc. Foi feito outro levantamento…

Empresa A:
1 Chefe de Equipe
10 Remadores

Empresa B:
1 Chefe de Equipe
3 Chefes de Departamento
2 Analistas de O&M
2 Controllers
1 Auditor Independente
1 Gerente de Qualidade Total
1 Remador

Depois de muitos argumentos e discussões, chegaram à seguinte conclusão definitiva: o problema era, claro e evidente, do remador, que, com certeza, por culpa de influência do Sindicato e por causa de sua falta de treinamento generalista não era capaz de exercer sua atividade com eficiência.

A solução é privatizar ou terceirizar e/ou contratar um remador que não seja da folha do clube.

4. Atualizando o status do status

“Precisamos ter uma reunião para discutir por que seu projeto está atrasado…….

“Estou ocupado trabalhando ……”

“Eu vou ver você em dez minutos na sala de conferência principal”

“…… Então, a razão que eu agendei esta reunião é discutir porque todos os nossos projetos estão atrasados… .. e ultrapassaram o orçamento … ..”

“Eu vou precisar dessa atualização de status nas coxas mesmo …”.

7-habitos-4

” …Eu tenho uma sugestão……. Talvez possamos tentar algo chamado “trabalhar” em vez de apenas falar sobre talvez fazer algo, em algum ponto, em algum momento no futuro distante … .. “

“Vamos manter as reuniões até descobrirmos por que estamos atrasados no cronograma, com estouro do orçamento e nenhum trabalho está sendo feito”

5. Tudo é fácil desde que você não tenha que fazê-lo, é você que não entende

“É simples, é fácil, você pode ter feito isso em um minuto … Tudo demora um minuto …”

“Eu preciso de você para construir uma nave espacial mais rápida que a luz e eu preciso do fim do mês”

7-habitos-5

Você pode dar a um macaco um bisturi, mas isso não faz dele um cirurgião.

6. Orçamento, mentiras e M#$%&s

Precisamos ter uma reunião para discutir quando faremos a reunião para discutir por que suas estimativas orçamentárias estão tão altas.

“… Diga-me que seu projeto acabou de ser aprovado?

“O que é o meu orçamento?”

7-habitos-6

“Você não tem um … ..”

“E vou precisar sair mais cedo nestas  6 semanas para ir à uma feira … …”

“E o escopo está apenas aumentando… ..”

7. O trabalho não é feito até que você tenha culpado alguém por todas as partes que estão erradas

Concorde com tudo, não faça nada, responsabilize um vendedor … .. Então atire no mensageiro …. Você não quer deixar testemunhas.

7-habitos-7

Apenas lembre-se, é sempre uma falha de outra pessoa, nunca aceite a responsabilidade por nada.

A responsabilidade é apenas uma palavra que os líderes usam antes do bode expiatório iniciar o projeto. É bom ser o líder …

Coimbra, PMP on FacebookCoimbra, PMP on LinkedinCoimbra, PMP on TwitterCoimbra, PMP on Youtube
Coimbra, PMP
CEO do portal, apaixonado por gestão de projetos, metodologias, minha família, professor, consultor de outsourcing de projetos com mais de 6 anos de experiência em projetos de TI e 18 anos de experiência em tecnologia da informação. Com experiencia trabalhando com supply-chain, e-commerce, e-procurement, compliance, agilidade e planejamento.

Graduado em Gestão de Tecnologia pelo Centro Universitário Barão de Mauá.
Pós-Graduado em Gerenciamento de Projetos, com as práticas do PMI® pelo SENAC.

Certificado como PMP® pelo PMI®. Six Sigma White Belt pela Voitto.
Especializado em BPMN2 pela Anelox, PMCanvas pela PM2.0 e Análise de requisitos

Mentor e influenciador de gestão de projetos, agilidade e transformação digital.

Comentários

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.