Carreira PMI

O que se espera de um Gerente de Projetos

Se você acha que ser gerente de projetos basta saber atualizar um cronograma e delegar tarefas ou cobrar pessoas você está enganado.

Cada vez mais características e habilidades interpessoais e de negócio são exigidas e valorizadas no mercado de trabalho, as softskills.

Liderança, trabalho em equipe, mentoring, foco nos objetivos, análise de riscos, gestão de custos, escopo, negociação, persuasão, identificar e gerenciar partes interessadas, tudo isso e mais um pouco.

Praticamente um super-homem.

Pesquisas recentes realizadas pelo PMI® – Instituto de Gerenciamento de Projetos (www.pmi.org) mostra que não bastam somente habilidades técnicas para ser um bom gerente de projetos, isso é só 1/3 do caminho.

Abaixo mostramos o triângulo de talentos, formado por Técnicas em gestão de projetos, Liderança e Gestão Estratégica de Negócios. Em seguida vamos explicar em detalhes cada lado desse triângulo.

Triângulo de talentos PMI®

Técnicas em Gestão de Projetos

Foca nos conhecimentos, habilidades e competências relacionadas a frameworks ágeis e modelo cascata (waterfall) ou híbridos.

Conhecimentos técnicos de gerenciamento de projetos, programas e portfólio.

Utilização de ferramentas de gestão, desenvolvimento de cronogramas, identificação de fatores críticos de sucesso e controle de incidentes.

Liderança

Como o próprio nome diz, espera-se que o gestor de projetos seja líder da equipe, líder servidor, faça o papel de coach e mentoring da equipe.

Identifique pontos de riscos no relacionamento da equipe, realize trabalho motivacional e dê norte para o time.

Atue fortemente em feedbacks, aprimorando e potencializando lições aprendidas do projeto.

Importante para o líder que gere sentimento de confiança, apresente soluções e foque sempre positivamente nos cenários do projeto, até porque dificuldades sempre aparecerão e é nessa hora que o líder deve aparecer.

Gestão Estratégica de Negócios

O Gerente de projeto precisa ter a visão do negócio, estar atento a concorrências, mercado, conhecer missão, visão e valores da empresa, apoiar nos projetos estratégicos.

É preciso ter certa afinidade / conhecimento com marketing, análise de custos, valor agregado, análise de viabilidade de projetos.

Definir objetivos e metas SMART.

Viu só, não basta somente atualizar o cronograma, é preciso fazer muito mais.

Sucesso nos projetos !!!!

Jefferson Gazolli Brunhara on EmailJefferson Gazolli Brunhara on FacebookJefferson Gazolli Brunhara on LinkedinJefferson Gazolli Brunhara on Twitter
Jefferson Gazolli Brunhara
Gerente de Projetos / PMO na Tenacitas Consultare
Especialista em gestão de projetos e portfólios e Sócio fundador da Tenacitas Consultare.

Graduado em Análise de Sistemas, Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios, MBA em gerenciamento de projetos pela FGV, Certificado SFC® - SCRUMstudy e Certificado PMP® - PMI.

Responsável nos últimos vinte anos por grandes projetos no Brasil e na América Latina.

Responsável por apoiar clientes na gestão de projetos diversos, capacitação de equipes, utilizando as melhores práticas de mercado como PDCA, Scrum, Waterfall e Kanban.

Responsável pela implantação de PMO's para empresas nos segmentos de TI, com redução do esforço de implantação e aumento da satisfação dos clientes.

Definição de KPIs para reporte a alta direção da empresa.

Professor e palestrante em gerenciamento de projetos.

Comentários

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.