Projeto

O que é um gerente de projeto e como faço para me tornar um?

Talvez você tenha trabalhado em vários projetos, e se interessou em uma carreira fora do gerenciamento de projetos. O que exatamente faz um gerente de projeto bem sucedido fazer e o que é preciso para se tornar um? Que habilidades você precisa? O que é gerenciamento de projetos e o que fazem os gerentes de projeto?

De acordo com o Guia PMBOK® 4ª edição, “Gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto para atender aos requisitos de projeto“. Se você é novo na área de gerenciamento de projetos, esta definição pode te deixar confuso. Então, o que exatamente é que gerentes de projeto fazem?

Essencialmente, o gerente de projeto é o responsável pelo sucesso ou o fracasso de um projeto. As responsabilidades típicas de um gerente de projeto incluem:

  1. Planejamento, execução e encerramento de projetos – Definir o projeto, construindo seu plano de trabalho abrangente e a gestão do orçamento.
  2. Gestão de equipes – Facilitar o compromisso e produtividade, removendo obstáculos e motivar os membros da equipe.
  3. Gerenciando expectativas -alinhar os projetos aos objetivos de negócios, gerenciar as partes interessadas e comunicar o status do projeto, metas e dificuldades inesperadas efetivamente.

Além de tudo isso, dependendo de fatores como o tamanho e a complexidade de um projeto e suas restrições de recursos, um gerente de projeto pode precisar usar vários tipos de chapéus; por exemplo, alguns gerentes de projeto precisam ajudar com a reunião de requisitos de negócios e/ou podem trabalhar em tempo integral em um grande projeto, ou mesmo em tempo parcial em múltiplos projetos de menor porte.

Além disso, é importante lembrar que os gerentes de projeto não deverão realizar todo o trabalho de projeto. Gerentes de projeto têm equipes de projeto trabalhando sob eles que ajudam a alcançar todos os objetivos do projeto; no entanto, se algo do projeto extraviar, o gerente de projeto é responsável sempre em última instância.

Como posso começar?

 

Não é raro que as pessoas “caiam de paraquedas” no papel do gerente de projeto porque são membros da equipe motivados ou por serem bons comunicadores, não temerem a responsabilidade e ter habilidades de gestão e organização do tempo melhores que os outros; no entanto, se você não está na posição onde você é parte de uma equipe de projeto e/ou pertence a uma rede com outros gerentes de projeto e a gerência sênior, aqui estão algumas ‘Lições Aprendidas’ para que você comece a construir sua carreira em gerenciamento de projetos por conta própria:

  1. Leia blogs e portais  – Sabia que se você fizer uma pesquisa sobre “gerenciamento de projetos” Google Blogsearch há quase 245.000 resultados? Comprometer-se a ler alguns blogs de gerenciamento de projeto diariamente com certeza o deixará surpreso com quanta informação você vai reunir.
  2. Utilizar o Twitter  – Você é um novato ou um usuário avançado do Twitter, passa pelo menos de dez minutos por dia buscando e lendo sobre “gerenciamento de projetos” geralmente vai soltar um pouco mais a sua imaginação.
  3. Participe de webinars – Webinars são uma ótima maneira de obter dicas de gestão de projeto e ferramentas valiosas em tempo hábil.
  4. Participar em grupos LinkedIn – Grupos LinkedIn são uma maneira eficaz e livre de se relacionar a uma rede com profissionais da mesma área. Se você procurar por “Gerenciamento de projetos” no diretório de grupos do LinkedIn, você obterá resultados superiores 3.000.
  5. Organizações profissionais— Se você não é membro do Project Management Institute (PMI®) ainda, você está ficando de fora do melhor do mundo do gerenciamento de projetos, o PMI® é uma instituição sem fins lucrativos que investe em projetos e em profissionais de gerenciamento de projetos. Para obter informações sobre como participar, visite www.pmi.org.
  6. Torne-se voluntário – Tornar-se voluntário de um capítulo do PMI® ou mesmo de algum Branch pode trazer uma incrível onda sucessível de contatos, que além de estarem trabalhando com projetos, ainda poderão alavancar sua carreira na área.
  7. Participe presencialmente de encontros e eventos – Sim, os webinars são ótimos, rápidos e fáceis, certo? Mas sem sua presença física não adianta muito não é mesmo? A participação física mostra que você é empenhado e quem sabe um futuro empregador não está lá esperando você!
  8. Obter uma certificação de ® PMP– No Project Management Institute ® (PMI ®) certificação Project Management Professional (PMP ®) é um dos projetos mais conhecidos de credenciais em gerenciamento e é o padrão amplamente aceito para demonstrar um nível profissional de competência em gerenciamento de projetos. Muitos empregadores buscam candidatos com certificação de PMP ®, como eles percebem que a habilidade do indivíduo em gerenciamento de projetos tem sido testada formalmente. Para saber mais sobre a certificação PMP ®, visite http://www.pmi.org/Professional-Development.aspx.
  9. Estude – E estude muito, não adianta tentar entrar na área se não gostar de ler, fazer cálculos, resolver conflitos, planejar, se organizar e acima de tudo fazer tudo isso ao mesmo tempo em que trabalha, estuda, cuida das crianças, vai a festas, e toda essa nossa correria normal do dia a dia.

Bem essas são algumas dicas que passo a diante, até a próxima!

Coimbra, PMP on FacebookCoimbra, PMP on LinkedinCoimbra, PMP on TwitterCoimbra, PMP on Youtube
Coimbra, PMP

CEO do portal, apaixonado por gestão de projetos, metodologias, minha família, professor, consultor, certificado PMP, Six Sigma White Belt.


Comentários

Deixe uma resposta