Tecnologia

O eeePC e o OS/2

[quote align=”left” color=”#999999″]É exatamente o que você leu, o eeePC além de barato (não tanto como nos outros países), é 100% funcional com o OS/2 Warp (versão 4 com o Fixpack 15) e com o eComstation 2.0 RC4.[/quote]

Fiquei apaixonado e indignado ao mesmo tempo, onde foram parar a cabeça desses entusiastas? Eu que a apenas alguns dias tinha comentado em executar uma proeza dessas com um entusiasta, não é para meu espanto, alegria e indignação (afinal tive a ideia em um dia e no outro saber que está funcionando é difícil) que vejo num fórum, gringo obviamente, que um usuário comprou um eeePC (da ASUS), e decidiu fazê-lo rodar com OS/2 Warp e eComstation.

Acompanhando o pessoal do forum.eeeuser.com, descobri que o usuário “Sigurd” instalou o eComstation 2.0 RC4, e o OS/2 Warp 4 juntamente com o FP15. O melhor foi ler que além de instalar num flash-disk, o OS/2 no flash-disk de 4GB interno e o eComstation num SD-Card externo, ele conseguiu fazer com que todo o hardware fosse reconhecido com muito custo é claro, mas com muita vontade, ele postou as fotos e a maneira com que conseguiu instalar, postarei aqui o link original, mas também traduzirei na medida do possível.

O que me intrigou mais foi o como e não o porque, afinal o OS/2 Warp 4 utiliza-se de disquetes para bootar, como eu ainda não sei, tenho que ler mais e me aprofundar nos posts do fórum e ir traduzindo aos poucos com mais detalhes o que foi realizado. Pelo que pude observar, existiram poucos problemas como som, no eComstation resolvido posteriormente com alguns passos:

Instalando o som do eeePC no eComstation:

  1. Uma vez instalado o eCs 2.0 RC 4 (deve funcionar eCs 1.2R e OS/2 Warp 4 FP 15) em um cartão SSD interno (foi testada a instalação sobre um SD card).
  2. Instale o UNIAUD 1.14 RC4 (ultima versão de edição) usando o install.cmd que vem no pacote.
  3. Antes do reboot: copie o arquivouniaud32.sys Version 1.1.3, dated 9.7.2006 para o diretório C:mmos2 trocando o arquivo que já está no diretório (lembre-se troque a unidade C: de acordo com sua letra de boot).
  4. Reboot
  5. Divirta-se!

[highlight type=”green”] Além disso, ainda no eeePC utilizando o driver de vídeo Panorama juntamente com o widescreen 0.7 fez com que o eComstation rodasse perfeitamente no eeePC, entrarei em detalhes da instalação com mais alguns retoques, com meu próprio eeePC!!!!![/highlight]

Fonte:
http://forum.eeeuser.com/viewtopic.php?id=5213&p=1
Mais Fotos:
http://www.flickr.com/photos/8075592@N05/

Vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=ge6zgGhI8tA
http://www.youtube.com/watch?v=WD_lgUbEXNE
http://www.youtube.com/watch?v=8sGBxhPZReE

Coimbra, PMP on FacebookCoimbra, PMP on LinkedinCoimbra, PMP on TwitterCoimbra, PMP on Youtube
Coimbra, PMP
Como fundador da Projetos e TI, ajudo as organizações a se tornarem ecossistemas adaptativos, responsivos e auto-organizáveis, implementando novas práticas, estruturas, ritmos e tecnologias que permitam transparência, abertura, inovação e uma forma progressiva de liderar. Caso queira saber mais entre em contato comigo, inscreva-se na minha newsletter, ou me convide para uma palestra.

Graduado em Gestão de Tecnologia pelo Centro Universitário Barão de Mauá.
Pós-Graduado em Gerenciamento de Projetos, com as práticas do PMI® pelo SENAC.

Certificado como PMP® pelo PMI®. Six Sigma White Belt pela Voitto.
Especializado em BPMN2 pela Anelox, PMCanvas pela PM2.0 e Análise de requisitos

Mentor e influenciador de gestão de projetos, agilidade e transformação digital.

Comentários

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.