Comunicações Projeto

Monitoramento e Controle: Reportar o desempenho – Comunicações

Bom dia pessoal, que tal falar de como Reportar o desempenho, na fase de monitoramento e controle do Índice do nosso GUIA PMBOK®1 está cada vez mais completo, terminamos hoje o capitulo de comunicações, falta muito pouco. Em breve começaremos as ferramentas e técnicas acompanhem, comentem, comuniquem-se!

Reportar o desempenho é o processo de coleta e distribuição de informações sobre o desempenho, inclusive relatórios de andamento, medições do progresso e previsões. O processo Reportar o desempenho envolve a coleta e a análise periódica da linha de base em relação aos dados reais para entender e comunicar o andamento e o desempenho do projeto, bem como para prever os resultados do projeto.

Os relatórios de desempenho precisam fornecer informações no nível adequado para cada público. O formato pode variar desde um simples relatório de andamento até relatórios mais elaborados. Um relatório de andamento simples pode mostrar informações do desempenho, como o percentual completo, ou painéis de indicadores da situação de cada área (ou seja, escopo, cronograma, custo e qualidade).

Os relatórios mais elaborados podem incluir:

  • Análise do desempenho anterior;
  • Situação atual dos riscos e questões;
  • Trabalho concluído durante o período;
  • Trabalho a ser concluído no próximo período;
  • Resumo das mudanças aprovadas no período e
  • Outras informações relevantes que devem ser revistas e analisadas.

Um relatório completo também deve fornecer o término previsto do projeto (incluindo tempo e custo). Esses relatórios podem ser elaborados periodicamente ou com base em exceções.

ENTRADAS FERRAMENTAS E TÉCNICAS SAÍDAS
1. Plano de gerenciamento do projeto 1. Análise da variação 1. Relatórios de desempenho
2. Informações sobre o desempenho do trabalho 2. Métodos de previsão 2. Atualizações em Ativos de processos organizacionais
3. Medições de desempenho do trabalho 3. Métodos de comunicação 3. Solicitações de mudanças
4. Previsões de orçamentos 4. Sistemas de distribuição de informações
5. Ativos de processos organizacionais

Referencia

Referências

  1. PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK), 4th edition. Pensilvania: PMI, 2008
Coimbra, PMP on FacebookCoimbra, PMP on LinkedinCoimbra, PMP on TwitterCoimbra, PMP on Youtube
Coimbra, PMP
Como fundador da Projetos e TI, ajudo as organizações a se tornarem ecossistemas adaptativos, responsivos e auto-organizáveis, implementando novas práticas, estruturas, ritmos e tecnologias que permitam transparência, abertura, inovação e uma forma progressiva de liderar. Caso queira saber mais entre em contato comigo, inscreva-se na minha newsletter, ou me convide para uma palestra.

Graduado em Gestão de Tecnologia pelo Centro Universitário Barão de Mauá.
Pós-Graduado em Gerenciamento de Projetos, com as práticas do PMI® pelo SENAC.

Certificado como PMP® pelo PMI®. Six Sigma White Belt pela Voitto.
Especializado em BPMN2 pela Anelox, PMCanvas pela PM2.0 e Análise de requisitos

Mentor e influenciador de gestão de projetos, agilidade e transformação digital.

Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.