Monitoramento e Controle: Realizar o controle da Qualidade

Verificando processos de Monitoramento e Controle do nosso Índice do nosso GUIA PMBOK®1. Agora que temos os processos de Gerenciamento de controle de Qualidade do projeto que tal ver como eles se integram? Acompanhem nossos artigos e comentem no nosso portal.

Realizar o controle da qualidade é o processo de monitoramento e registro dos resultados da execução das atividades de qualidade para avaliar o desempenho e recomendar as mudanças necessárias. O controle da qualidade é realizado durante todo o projeto. Os padrões de qualidade incluem os processos do projeto e as metas do produto. Os resultados do projeto incluem as entregas e os resultados do gerenciamento do projeto, tais como desempenho de custos e de prazos. O controle da qualidade em geral é realizado por um departamento de controle de qualidade ou uma unidade da organização com nome semelhante. As atividades de controle da qualidade identificam as causas da baixa qualidade do processo ou produto e recomendam e/ou executam as ações para elimina-las.

A equipe de gerenciamento do projeto deve ter um conhecimento prático de controle estatístico da qualidade, principalmente de amostragem e probabilidade, para ajudar a avaliar as saídas do controle da qualidade. Entre outros assuntos, é recomendável que a equipe conheça as diferenças entre os seguintes pares de termos:

  • Prevenção (manter os erros fora do processo) e inspeção (manter os erros fora do alcance do cliente).
  • Amostragem de atributos (o resultado está em conformidade ou não está em conformidade) e amostragem de variáveis (o resultado é classificado em uma escala contínua que mede o grau de conformidade).
  • Tolerâncias (intervalo especificado de resultados aceitáveis) e limites de controle (limites que podem indicar se o processo está fora de controle).
ENTRADASFERRAMENTAS E TÉCNICASSAÍDAS
1. Plano de gerenciamento do projeto1. Diagramas de causa e efeito1. Medições d controle da qualidade
2. Métricas da qualidade2. Gráficos de controle2. Mudanças validadas
3. Listas de verificação de qualidade3. Fluxogramas3. Entregas validadas
4. Medições de desempenho do trabalho4. Histograma4. Atualização dos ativos de processos organizacionais
5. Solicitações de mudança aprovadas5. Diagrama de Pareto5. Solicitações de mudança
6. Entregas6. Gráfico de execução6. Atualizações do plano de gerenciamento de projeto
7. Ativos de processos organizacionais7. Diagrama de dispersão7. Atualizações dos documentos do projeto
8. Amostragem estática
9. Inspeção
10. Revisão das solicitações de mudança aprovadas

Referencias

Referências

  1. PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK), 4th edition. Pensilvania: PMI, 2008

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