O coronavírus (COVID-19) está colocando os mercados internacionais de joelhos (e sua equipe de projeto também) e ameaça prejudicar o progresso do projeto a cada momento.

Liderando equipe COVID-19Cada um de nós tem uma resposta diferente. Alguns têm medo, outros se perguntam sobre o que é esse alarido, muitos ficam arrasados ​​devido à perda ou quarentena, enquanto outros estão na linha de frente.

E tenho certeza de que há muitas outras reações. O modo como nós, indivíduos e comunidade global, reagimos ao coronavírus tem implicações que vão além do nosso bem-estar físico e saúde mental.

E seu impacto nos projetos não pode ser subestimado.

Para todos os profissionais do projeto, o coronavírus agora é um projeto do seu projeto ou programa. Com base no que seu país ou empresa decide fazer, uma resposta é inevitável.

A resposta pode estar em encerrar o projeto (permanente ou temporariamente), exigindo que o pessoal trabalhe em casa, garantindo que a equipe tenha equipamentos de segurança adequados, revisando processos que precisam ser alterados ou retransmitindo as informações mais recentes de fontes confiáveis, entre outras ações.

Diante do coronavírus, os líderes do projeto devem acelerar a gestão das expectativas e orientar suas equipes nas linhas de chegada que podem estar mudando.

É uma tarefa difícil – mas não é impossível.

Capacite sua equipe

Como líder, você deve dar um exemplo.

Primeiramente dar um exemplo significa que você precisa reconhecer a situação e demonstrar urgência, mantendo o controle sobre os prazos e o moral da equipe.

Embora por dentro, você pode ficar impressionado – e está tudo bem. Mas tome cuidado para não projetar essas incertezas.

Por isso confie na equipe para determinar o que precisa ser feito. Capacitar os membros da equipe os ajudará a sentir que têm algum controle.

Mesmo que existam pessoas que podem precisar se afastar antes dos outros. Eles têm o que é necessário para se tornar remoto? Você, líder, precisa garantir que sua equipe seja atendida.

Faça (e cumpra) um plano

Primeiramente, sua empresa possui um plano de continuidade de negócios? Eles têm um plano de crise? Se não, você tem um? Veja o plano de continuidade de negócios e o plano de crise.

Você ignorou alguma coisa? Somos todos humanos e há muito que pode ser esquecido.

Faça um plano e siga adiante.

Depois que a resposta inicial for feita e a equipe estiver trabalhando novamente, verifique se a equipe tem o que precisa.

Concentre-se na execução do projeto ou programa, mas também crie planos caso o insondável aconteça: Os membros de sua equipe contraírem o coronavírus. Talvez você tenha sorte. Mas você não pode confiar na sorte.

O que acontece se você contrair o coronavírus? E se outra líder de equipe contrair o vírus? Você já pensou em contingências? O que acontece se você precisar encerrar o projeto ou programa? Quem na empresa precisa saber? Qual será o plano de ataque para tentar dar vida ao projeto ou programa?

Antecipar Próximos Passos

Finalmente, como a equipe do projeto ou programa fará a transição de volta para o ambiente de trabalho?

Todos, um dia em um futuro próximo, voltarão ao escritório certo? Será feito de maneira escalonada? Como você lida com os funcionários que ainda podem estar doentes? E aqueles que ainda têm filhos fora da escola? Os processos precisarão ser atualizados com base nas lições aprendidas?

Lembre-se, embora isso nunca aconteça novamente, outra crise que possa ser localizada, nacional ou mundial, pode chegar mais cedo do que você esperaria.

Não seja pego de surpresa!

Como sua equipe de projeto está lidando com os desafios que acompanham o coronavírus? Compartilhe nos comentários abaixo.

Tags:, ,

Leave a Reply