Governança ITIL Projeto

ITIL 4 a caminho

A ITIL, como a maioria dos frameworks, de tempos em tempos é atualizada para acompanhamento da evolução dos negócios.

A sua ultima edição, a ITIL V3, vigente desde 2011, receberá sua atualização.

A Axelos mantenedora da ITIL, vem trabalhando no chamado ITIL 4 – não ITIL V4, como eram chamadas as versões ITIL V3 e ITIL V2.

Essa atualização incluirá orientações e práticas sobre como modelar e adaptar sua estratégia de gerenciamento de TI no ambiente moderno e cada vez mais complexo. Com isso temos mudanças na forma das certificações.

O primeiro nível, o Foundation, esta programado para o primeiro trimestre de 2019, e os outros níveis ao longo do ano de 2019.

A ITIL 4 vem para apoiar, de forma prática e flexível, a transformação digital que estamos vivendo. Buscando alinhar recursos humanos, digitais e físicos para competir nesse complexo cenário e adotar essas tecnologias emergentes em suas operações de TI.

O que é ITIL?

A biblioteca ITIL pode ser definida como um conjunto de práticas elaboradas para melhorar a produtividade do setor de TI. Seu objetivo primordial é otimizar os processos, a operação do uso da infraestrutura tecnológica de uma organização. Por isso, empresas de todo o mundo tomam a ITIL como guia para melhorar continuamente esse setor.

Resumidamente, trata-se de um framework para gerenciar os serviços de TI — para ser mais preciso, é o mais utilizado pelas empresas. Sua origem data da década de 1980, quando um grupo de empresas e desenvolvedores se reuniu para discutir estratégias para administrar o uso da tecnologia com mais eficiência.

Eles precediam conceitos como governança e gestão de serviços de TI. O resultado dessas discussões foi a construção de uma base de conhecimento compartilhada. Sua estrutura tem como alicerce os processos, funções e habilidades requeridas para um bom desempenho no setor.

Vale destacar que a ITIL não se trata de uma metodologia restritiva e engessada — pelo contrário. As práticas indicadas podem (e devem) ser adaptadas de acordo com as necessidades e particularidades de cada organização.

Mudanças no esquema de certificação

O nível Foundation é requerido para qualquer outro nível com qual queira seguir. Além do Foundation, o ITIL 4 terá os níveis:

ITIL Managing Professional (ITIL MP): direcionado para profissionais de TI que trabalham em equipes de tecnologia e equipes digitais em todos os tipos de negócios. O Managing Professional fornece conhecimento prático e técnico sobre como executar projetos, equipes e fluxos de trabalho de TI bem-sucedidos.

ITIL Strategic Leader (ITIL SL) reconhece o valor do ITIL, não apenas para operações de TI, mas para todos os serviços digitais. Tornar-se um Líder Estratégico da ITIL (ITIL SL) demonstrando  que o profissional tem uma compreensão clara de como a TI influencia e direciona a estratégia de negócios.

Para obter a certificação  ITIL Managing Professional (ITIL MP) ou ITIL Strategic Leader (ITIL SL), o profissional precisa completar todos os módulos de cada fluxo, sendo ITIL Strategist,  um módulo universal para ambos os fluxos.

Segue abaixo a nova estrutura de certificação

ITIL 4 Certification Scheme

Nível Fundamentos da ITIL 4

A ITIL 4 Foundation é a certificação de nível básico, oferecendo aos interesados uma percepção geral dos principais elementos, conceitos e terminologia usados na ITIL 4.

A ITIL 4 Foundation é voltado para profissionais de T.I independente de seu nível hierárquico ou atuação pois com ela é possível conhecer terminologias e conceitos próprios e assim o profissional estará alinhado com a organização.

Como também para profissionais que queiram seguir a carreira em Gestão de T.I e progredir para níveis mais altos dentro do esquema de certificação ITIL 4.

A finalidade da ITIL 4 Foundation é apresentar aos candidatos o moderno gerenciamento de serviços habilitados para TI.

Ainda vale a pena investir na ITIL v3?

Sem dúvida alguma, a resposta é sim. Mesmo que ainda não haja certeza absoluta sobre todas as atualizações que serão feitas, as certificações atuais permanecerão válidas e continuarão globalmente reconhecidas mesmo depois do lançamento oficial da ITIL 4. Além disso, todos os créditos obtidos poderão ser utilizados no novo esquema de certificação que será anunciado.

O update deve representar, na verdade, um novo fôlego para a ITIL. O setor de TI, mais do que qualquer outro, convive com a necessidade de adaptação constante às novas demandas do mercado e da sociedade como um todo. A ITIL deve ganhar em flexibilidade, favorecendo um pouco mais os processos que têm a agilidade como pilar principal.

Além disso, sempre é preciso considerar um aumento do valor do exame na nova versão e um período de adaptação e tradução dos programas de capacitação e exames para o português, o que pode fazer com que a oportunidade de se tornar certificado acabe ficando para o final de 2019 ou início de 2020.

Será que o mercado vai esperar até lá? A resposta é não. Vão continuar contratando profissionais certificados.

Resumo das mudanças

Bora ver o que acontece até agora com esta atualização:

  • A nova versão será lançada no primeiro trimestre de 2019, e o nome será apenas ITIL4
  • As mudanças acompanham as mudanças da chamada quarta revolução industrial (transformação digital).
  • Os elementos centrais da ITIL permanecerão e continuarão a derivar das experiências de milhares de especialistas.
  • Uma pesquisa abrangente realizada pela Axelos confirmou que a ITIL continua sendo a melhor prática para o setor de ITSM.
  • Indivíduos que já tenham certificado terão suas certificações atuais reconhecidas no novo esquema.
  • A atualização incluirá orientações práticas sobre como a ITIL pode ser adotada em conjunto com práticas como DevOps, Agile e Lean.
  • Haverá um novo esquema de qualificação e um módulo de transição para quem já possuir o título ITIL Expert ou 17 créditos a partir das certificações intermediárias da ITIL v3.
  • Esta é uma iniciativa liderada pela comunidade. O ITIL Development Group, agora com mais de 2.000 membros, está ajudando a orientar o desenvolvimento da  ITIL 4.

Acompanhe notícias sobre a ITIL 4 na página abaixo:
https://www.axelos.com/itil-update

Fabricio Vieira Zamara
Mais de 10 anos de experiência em Tecnologia da Informação atuando como Analista Sênior de Sistemas, Arquiteto de Soluções Corporativas, Gerente de Projetos e Coordenador de Suporte.

Especializações, cursos e principais conhecimentos gerais:

-Governança e Gestão da Qualidade: ITIL, Cobit, BSC, PDCA e 5W2H.
- Gerenciamento de Projetos: Práticas PMI, Visi e Project
- Infraestrutura de Data Center, Telecomunicações, Cloud, IoT e Mobile.
- Banco de Dados: Oracle e MS-SQL Server.
- Metodologias: UML, RUP, Scrum e BPM.

Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.