21 de outubro de 2013

Índice PMBOK® 5ª Ed.

Estão aqui listadas todas as Entradas, Ferramentas e Técnicas e os Resultados/Saídas dos processos do Guia PMBOK® 5ª Ed.

Legenda:

Iniciação
Planejamento
Execução
Monitoramento e Controle
Encerramento

Segundo o Guia PMBOK®1, o Gerenciamento da Integração do projeto inclui os processos e as atividades necessárias para identificar, definir, combinar, unificar e coordenar os vários processos e atividades dos grupos de processos de gerenciamento.

O gerente do projeto age como integrador dos processos e das pessoas.

O gerenciamento da integração define onde e quando concentrar recursos e esforço, tratando problemas antes de se tornarem críticos e coordenando o trabalho visando sempre o sucesso do projeto. Alguns aspectos a serem considerados:

  • Os processos de controle de mudanças estão alinhados com as diretrizes de controle de mudanças do PMO?
  • As metas e os objetivos do projeto estão evidenciados no plano do projeto?
  • Avaliar de maneira integrada qualquer necessidade de replanejamento.
  • Usar o plano de gerenciamento das comunicações para garantir informações disponíveis para as áreas necessárias.

 

Integração

4.1. Desenvolver o Termo de abertura do projeto4.2. Desenvolver o Plano de gerenciamento de projeto4.3. Orientar e gerenciar o trabalho do projeto4.4. Monitorar e controlar o trabalho do projeto4.5. Realizar o controle integrado de mudanças4.6 Encerrar projeto ou fase

Entradas

1. Declaração de trabalho do projeto1. Termo de abertura de projeto1. Plano de gerenciamento do projeto1. Plano de gerenciamento do projeto1. Plano de gerenciamento do projeto1. Plano de gerenciamento do projeto
2. Business Case2. Saídas dos processos de planejamento2. Solicitações de mudança aprovadas2. Previsões do cronograma2. Relatórios de desempenho do trabalho2. Entregas aceitas
3. Contratos / Acordos3. Fatores ambientais da empresa3. Fatores ambientais da empresa3. Previsões de custos3. Solicitações de mudança3. Ativos de processos organizacionais
4. Fatores ambientais da empresa4. Ativos de processos organizacionais4. Ativos de processos organizacionais4. Mudanças validadas4. Fatores ambientais da empresa
5. Ativos de processos organizacionais5. Informações sobre o desempenho do trabalho5. Ativos de processos organizacionais
6. Fatores ambientais da empresa
7. Ativos de processos organizacionais

Ferramentas e Técnicas

1. Opinião especializada1. Opinião especializada1. Opinião especializada1. Opinião especializada1. Opinião especializada1. Opinião especializada
2. Técnicas de Facilitação2. Sistema de informações do gerenciamento de projetos2. Sistema de informações do gerenciamento de projetos2. Técnicas analíticas2. Reuniões1. Técnicas analíticas
3. Reuniões3. Sistema de informações do gerenciamento de projetos3. Ferramentas de controle de Mudanças2. Reuniões
4. Reuniões

Resultados / Saídas

1. Termo de abertura de projeto1. Plano de gerenciamento do projeto1. Entregas1. Solicitações de mudança1. Solicitações de mudança aprovadas1. Transição do produto, serviço ou resultado final
2. Informações sobre o desempenho do trabalho2. Plano de gerenciamento do projeto2. Dados sobre o desempenho do trabalho  2. Relatórios de desempenho do trabalho2. Registro de mudanças2. Atualizações em ativos de processos organizacionais
3. Solicitações de mudança3. Solicitações de mudança3. Atualizações no plano de gerenciamento do projeto3. Atualizações no plano de gerenciamento do projeto
4. Atualizações do plano de gerenciamento do projeto4. Atualizações no plano de gerenciamento do projeto4. Atualizações dos documentos do projeto4. Atualizações dos documentos do projeto
5. Atualizações dos documentos do projeto5. Atualizações dos documentos do projeto

 

O Gerenciamento do Escopo do projeto inclui os processos necessários para garantir que o projeto inclui todo o trabalho necessário, e somente o trabalho necessário, para terminar o projeto com sucesso.
Preocupa-se principalmente em definir e controlar o que está incluso no projeto e o que não está.

 

Escopo

5.1. Planejar o gerenciamento do escopo5.2. Coletar requisitos5.3. Definir o escopo5.4. Criar a Estrutura analítica do projeto (EAP/WBS)5.5. Validar o escopo5.6.Controlar o escopo

Entradas

1. Plano de gerenciamento do projeto1. Plano de gerenciamento do escopo1. Plano de gerenciamento do escopo1. Plano de gerenciamento do escopo1. Plano de gerenciamento do projeto1. Plano de gerenciamento do projeto
2. Termo de abertura do projeto2. Plano de gerenciamento dos requisitos2. Termo de abertura do projeto2. Declaração do escopo do projeto2. Documentação dos requisitos2. Documentação dos requisitos
3. Fatores ambientais da empresa3. Plano de gerenciamento das partes interessadas3. Documentação dos requisitos3. Documentação dos requisitos3. Matriz de rastreabilidade de requisitos3. Matriz de rastreabilidade de requisitos
4. Ativos de processos organizacionais4. Termo de abertura do projeto4. Ativos de processos organizacionais4. Fatores ambientais da empresa4. Entregas validadas4. Dados sobre o desempenho do trabalho
5. Registro das partes interessadas5. Ativos de processos organizacionais5. Dados sobre o desempenho do trabalho5. Ativos de processos organizacionais

Ferramentas e Técnicas

1. Opinião Especializada1. Entrevistas1. Opinião especializada1. Decomposição1. Inspeção1. Análise de variação
2. Reuniões2. Dinâmicas de grupo2. Análise do produto2. Opinião especializada2. Técnicas de decisão em grupo
3. Oficinas3. Geração de alternativas
4. Técnicas de criatividade em grupo4. Oficinas
5. Técnicas de tomada de decisão em grupo
6. Questionários e pesquisas
7. Observações
8. Protótipos
9. Benchmarking
10. Diagramas de contexto
11. Análise de documentos

Resultados / Saídas

1. Plano de gerenciamento do escopo1. Documentação dos requisitos1. Declaração do escopo do projeto1. Linha de base do escopo1. Entregas aceitas1. Informações sobre o desempenho do trabalho
2. Plano de gerenciamento dos requisitos2. Matriz de rastreabilidade de requisitos2. Atualizações dos documentos do projeto2. Atualizações dos documentos do projeto2. Solicitações de mudança2. Solicitações de mudança
3. Informações sobre o desempenho do trabalho3. Atualizações no plano de gerenciamento do projeto
4. Atualizações dos documentos do projeto4. Atualizações dos documentos do projeto
5. Atualizações em ativos de processos organizacionais

 

Segundo o Guia PMBOK®, o Gerenciamento do Cronograma inclui os processos requeridos para assegurar a conclusão do projeto no prazo previsto.

 

Cronograma

6.1. Planejar o gerenciamento do cronograma6.2. Definir as atividades6.3. Sequenciar as atividades6.4. Estimar os recursos da atividade6.5. Estimar as durações da atividade6.6. Desenvolver o Cronograma6.7. Controlar o Cronograma

Entradas

1. Plano de gerenciamento do projeto1. Plano de gerenciamento do cronograma1. Plano de gerenciamento do cronograma1. Plano de gerenciamento do cronograma1. Plano de gerenciamento do cronograma1. Plano de gerenciamento do cronograma1. Plano de gerenciamento do projeto
2. Termo de abertura do projeto2. Linha de base do escopo2. Lista das atividades2. Lista das atividades2. Lista das atividades2. Lista das atividades2. Cronograma do projeto
3. Fatores ambientais da empresa3. Fatores ambientais da empresa3. Atributos das atividades3. Atributos das atividades3. Atributos das atividades3. Atributos das atividades3. Dados sobre o desempenho do trabalho
4. Ativos de processos organizacionais4. Ativos de processos organizacionais4. Lista dos marcos4. Calendários dos recursos4. Requisitos de recursos das atividades4. Diagramas de rede do cronograma do projeto4. Calendários do projeto
5. Declaração do escopo do projeto5. Registro dos riscos5. Calendários dos recursos5. Requisitos de recursos das atividades5. Dados do cronograma
6. Fatores ambientais da empresa6. Estimativas de custos das atividades6. Declaração do escopo do projeto6. Calendários dos recursos6. Ativos de processos organizacionais
7. Ativos de processos organizacionais7. Fatores ambientais da empresa7. Registro dos riscos7. Estimativas de duração das atividades
8. Ativos de processos organizacionais8. Estrutura analítica dos recursos8. Declaração do escopo do projeto
9. Fatores ambientais da empresa9. Registro dos riscos
10. Ativos de processos organizacionais10. Designações do pessoal do projeto
11. Estrutura analítica dos recursos
12. Fatores ambientais da empresa
13. Ativos de processos organizacionais

Ferramentas e Técnicas

1. Opinião especializada1. Decomposição1. Método do diagrama de precedência (MDP)1. Opinião especializada1. Opinião especializada1. Análise de rede do cronograma1. Análise de desempenho
2. Técnicas analíticas2. Planejamento em ondas sucessivas2. Determinação de dependência2. Análise de alternativas2. Estimativa análoga2. Método do caminho crítico2. Software de gerenciamento de projetos
3. Reuniões3. Opinião especializada3. Aplicação de antecipações e esperas3. Dados publicados para auxílio a estimativas3. Estimativa paramétrica3. Método da corrente crítica3. Técnicas de otimização de recursos
4. Estimativa “bottom-up4. Estimativas de três pontos4. Técnicas de otimização de recursos4. Técnicas de modelagem
5. Software de gerenciamento de projetos5. Técnicas de decisão em grupo5. Técnicas de modelagem5. Ajuste de antecipações e esperas
6. Análise de reservas6. Aplicação de antecipações e esperas6. Compressão de cronograma
7. Compressão do cronograma7. Ferramenta de elaboração de cronograma
8. Ferramenta para desenvolvimento do cronograma

Resultados / Saídas

1. Plano de gerenciamento do cronograma1. Lista das atividades1. Diagramas de rede do cronograma do projeto1. Requisitos de recursos das atividades1. Estimativas de duração das atividades1. Linha de base do cronograma1. Informações sobre o desempenho do trabalho
2. Atributos das atividades2. Atualizações dos documentos do projeto2. Estrutura analítica dos recursos2. Atualizações dos documentos do projeto2. Cronograma do projeto2. Previsões do cronograma
3. Lista dos marcos3. Atualizações dos documentos do projeto3. Dados do cronograma3. Solicitações de mudança
4. Calendários do projeto4. Atualizações no plano de gerenciamento do projeto
5. Atualizações no plano de gerenciamento do projeto5. Atualizações dos documentos do projeto
6. Atualizações dos documentos do projeto6. Atualizações em ativos de processos organizacionais

 

Segundo o Guia PMBOK®, o Gerenciamento do Orçamento do projeto inclui os processos envolvidos em estimativas, orçamentos e controle dos custos, de modo que o projeto possa ser terminado dentro do orçamento aprovado.

 

Orçamento

7.1. Planejar o gerenciamento de custos7.2. Estimar os custos7.3. Determinar o orçamento7.4. Controlar os custos

Entradas

1. Plano de gerenciamento do projeto1. Plano de gerenciamento de custos1. Plano de gerenciamento de custos1. Plano de gerenciamento do projeto
2. Termo de abertura do projeto2. Plano de gerenciamento recursos humanos2. Linha de base do escopo2. Requisitos de recursos financeiros do projeto
3. Fatores ambientais da empresa3. Linha de base do escopo3. Estimativas de custos das atividades3. Dados sobre o desempenho do trabalho
4. Ativos de processos organizacionais4. Cronograma do projeto4. Bases de estimativas4. Ativos de processos organizacionais
5. Registro dos riscos5. Cronograma do projeto
6. Fatores ambientais da empresa6. Calendários dos recursos
7. Ativos de processos organizacionais7. Registro dos riscos
8. Contratos / Acordos
9. Ativos de processos organizacionais

Ferramentas e Técnicas

1. Opinião especializada1. Opinião especializada1. Agregação de custos1. Gerenciamento do valor agregado
2. Técnicas analíticas2. Estimativa análoga2. Análise de reservas2. Previsão
3. Reuniões3. Estimativa paramétrica3. Opinião especializada3. Índice de desempenho para término (IDPT)
4. Estimativa “bottom-up”4. Relações históricas4. Revisões de desempenho
5. Estimativa de três pontos5. Reconciliação dos limites de recursos financeiros5. Software de gerenciamento de projetos
6. Análise das reservas6. Análise de reservas
7. Custo da qualidade
8. Software de gerenciamento de projetos
9. Análise de proposta de fornecedor
10. Técnicas de decisão em grupo

Resultados / Saídas

1. Plano de gerenciamento de custos1. Estimativas de custos das atividades1. Linha de base dos custos1. Informações sobre o desempenho do trabalho
2. Bases de estimativas2. Requisitos de recursos financeiros do projeto2. Previsões de custos
3. Atualizações dos documentos do projeto3. Atualizações dos documentos do projeto3. Solicitações de mudança
4. Atualizações do plano de gerenciamento do projeto
5. Atualizações dos documentos do projeto
6. Atualizações dos ativos de processos organizacionais

 

O Gerenciamento da Qualidade em Projetos busca assegurar que o projeto satisfaça as necessidades do cliente e envolve todas atividades do projeto por todo o seu ciclo de vida.
O Gerenciamento da qualidade implementa o sistema de gestão da qualidade por meio de políticas e procedimentos com atividades de melhoria contínua de processos.
O GP deve conscientizar toda equipe sobre a importância de buscar os objetivos da qualidade e para isso, deve oferecer as condições necessárias para que o time possa alcançá-los.

 

Qualidade

8.1. Planejar o gerenciamento da qualidade8.2. Realizar a garantia da qualidade8.3. Controlar a qualidade

Entradas

1. Plano de gerenciamento do projeto1. Plano de gerenciamento da qualidade1. Plano de gerenciamento do projeto
2. Registro das partes interessadas2. Plano de melhorias no processo2. Métricas da qualidade
3. Registro dos riscos3. Métricas da qualidade3. Listas de verificação da qualidade
4. Documentação dos requisitos4. Medições de controle da qualidade4. Dados sobre o desempenho do trabalho
5. Fatores ambientais da empresa5. Documentos do projeto5. Solicitações de mudança aprovadas
6. Ativos de processos organizacionais6. Entregas
7. Documentos do projeto
8. Ativos de processos organizacionais

Ferramentas e Técnicas

1. Análise de custo-benefício1. Ferramentas para controle e gerenciamento da qualidade1. As sete ferramentas básicas da qualidade
2. Custo da qualidade2. Auditorias de qualidade2. Amostragem estatística
3. As sete ferramentas básicas da qualidade3. Análise de processos3. Inspeção
4. Benchmarking4. Revisão de solicitações de mudança aprovadas
5. Projeto de experimentos
6. Amostragem estatística
7. Ferramentas adicionais de planejamento da qualidade
8. Reuniões

Resultados / Saídas

1. Plano de gerenciamento da qualidade1. Solicitações de mudança1. Medições de controle da qualidade
2. Plano de melhorias no processo2. Atualizações do plano de gerenciamento do projeto2. Mudanças validadas
3. Métricas da qualidade3. Atualizações dos documentos do projeto3. Entregas validadas
4. Listas de verificação da qualidade4. Atualizações dos ativos de processos organizacionais4. Informações sobre o desempenho do trabalho
5. Atualizações dos documentos do projeto5. Solicitações de mudança
6. Atualizações do plano de gerenciamento do projeto
7. Atualizações dos documentos do projeto
8. Atualizações dos ativos de processos organizacionais

 

Segundo o Guia PMBOK®, o Gerenciamento dos Recursos Humanos do projeto inclui os processos que organizam e gerenciam a equipe do projeto.
A equipe é composta por pessoas com funções e responsabilidades atribuídas com foco no término do projeto.

 

Recursos Humanos

9.1. Planejar o gerenciamento de recursos humanos9.2. Mobilizar a equipe do projeto9.3. Desenvolver a equipe do projeto9.4. Gerenciar a equipe do projeto

Entradas

1. Plano de gerenciamento do projeto1. Plano de gerenciamento de recursos humanos1. Plano de gerenciamento de recursos humanos1. Plano de gerenciamento de recursos humanos
2. Requisitos de recursos das atividades2. Fatores ambientais da empresa2. Designações do pessoal do projeto2. Designações do pessoal do projeto
3. Fatores ambientais da empresa3. Ativos de processos organizacionais3. Calendários dos recursos3. Avaliações do desempenho da equipe
4. Ativos de processos organizacionais4. Registro de questões
5. Relatórios de desempenho do trabalho
6. Ativos de processos organizacionais

Ferramentas e Técnicas

1. Organogramas e descrições de cargos1. Pré-designação1. Habilidades interpessoais1. Observação e conversas
2. Rede de relacionamentos2. Negociação2. Treinamento2. Avaliações de desempenho do projeto
3. Teoria organizacional3. Contratação3. Atividades de construção da equipe3. Gerenciamento de conflitos
4. Opinião especializada4. Equipes virtuais4. Regras básicas4. Habilidades interpessoais
5. Reuniões5. Análise de decisão baseada em multicritérios5. Agrupamento
6. Reconhecimento e recompensas
7. Ferramentas de avaliação de pessoal

Resultados / Saídas

1. Plano de gerenciamento dos recursos humanos1. Designações do pessoal do projeto1. Avaliações do desempenho da equipe1. Solicitações de mudança
2. Calendários dos recursos2. Atualizações dos fatores ambientais da empresa2. Atualizações do plano de gerenciamento do projeto
3. Atualizações do plano de gerenciamento do projeto3. Atualizações dos documentos do projeto
4. Atualizações dos fatores ambientais da empresa
5. Atualizações dos ativos de processos organizacionais

 

A comunicação certamente é uma das áreas de conhecimento mais importantes para o GP, senão for a mais importante. Ela representa cerca de 90% do tempo do GP e é o elo de ligação entre as pessoas, as ideias e as informações.
Além disso, a maioria dos problemas dos projetos são oriundos de falha de comunicação e existe uma forte correlação entre o desempenho do projeto e a habilidade do GP em administrar as comunicações.

Segundo o Guia PMBOK®, o Gerenciamento das Comunicações do projeto inclui os processos necessários para assegurar que as informações do projeto sejam geradas, coletadas, distribuídas, armazenadas, recuperadas e organizadas de maneira oportuna e apropriada.

Tem como principais objetivos:

  • Conectar as diversas partes interessadas apesar de seus diferentes interesses e culturas para atender os objetivos do projeto;
  • Fornecer as ligações críticas entre pessoas e informações necessárias para comunicações bem-sucedidas;
  • Garantir a geração, disseminação, armazenamento, recuperação e descarte de informações do projeto;
  • Manter as partes interessadas “alinhadas”.

 

Comunicações

10.1. Planejar o gerenciamento das comunicações10.2. Gerenciar as comunicações do projeto10.3. Controlar as comunicações do projeto

Entradas

1. Plano de gerenciamento do projeto1. Plano de gerenciamento das comunicações1. Plano de gerenciamento do projeto
2. Registro das partes interessadas2. Relatórios de desempenho do trabalho2. Comunicações do projeto
3. Fatores ambientais da empresa3. Fatores ambientais da empresa3. Registro de questões
4. Ativos de processos organizacionais4. Ativos de processos organizacionais4. Dados sobre o desempenho do trabalho
5. Ativos de processos organizacionais

Ferramentas e Técnicas

1. Análise de requisitos da comunicação1. Tecnologia de comunicação1. Sistemas de gerenciamento da informação
2. Tecnologia das comunicações2. Modelos de comunicação2. Opinião especializada
3. Modelos de comunicações3. Métodos de comunicação3. Reuniões
4. Métodos de comunicação4. Sistemas de gerenciamento da informação
5. Reuniões5. Relatórios de desempenho

Resultados / Saídas

1. Plano de gerenciamento das comunicações1. Comunicações do projeto1. Informações sobre o desempenho do trabalho
2. Atualizações dos documentos do projeto2. Atualizações no plano de gerenciamento do projeto2. Solicitações de mudança
3. Atualizações dos documentos do projeto3. Atualizações no plano de gerenciamento do projeto
4. Atualizações dos ativos de processos organizacionais4. Atualizações dos documentos do projeto
5. Atualizações dos ativos de processos organizacionais

 

Segundo o Guia PMBOK®, o Gerenciamento dos Riscos do projeto inclui os processos de planejamento, identificação, análise, planejamento de respostas, monitoramento e controle de riscos de um projeto. Seu objetivo é maximizar a exposição aos eventos positivos e minimizar a exposição aos eventos negativos.

 

Riscos

11.1. Planejar o gerenciamento de riscos11.2. Identificar os riscos11.3. Realizar a análise qualitativa de riscos11.4. Realizar a análise quantitativa de riscos11.5. Planejar as respostas aos riscos11.6. Controlar os riscos

Entradas

1. Plano de gerenciamento do projeto1. Plano de gerenciamento dos riscos1. Plano de gerenciamento dos riscos1. Plano de gerenciamento dos riscos1. Plano de gerenciamento dos riscos1. Plano de gerenciamento do projeto
2. Termo de abertura do projeto2. Plano de gerenciamento dos custos2. Linha de base do escopo2. Plano de gerenciamento dos custos2. Registro dos riscos2. Registro dos riscos
3. Registro das partes interessadas3. Plano de gerenciamento do cronograma3. Registro dos riscos3. Plano de gerenciamento do cronograma3. Dados sobre o desempenho do trabalho
4. Fatores ambientais da empresa4. Plano de gerenciamento da qualidade4. Fatores ambientais da empresa4. Registro dos riscos4. Relatórios de desempenho do trabalho
5. Ativos de processos organizacionais5. Plano de gerenciamento dos recursos humanos5. Ativos de processos organizacionais5. Fatores ambientais da empresa
6. Linha de base do escopo6. Ativos de processos organizacionais
7. Estimativas de custos das atividades
8. Estimativas de duração das atividades
9. Registro das partes interessadas
10. Documentos do projeto
11. Documentos de aquisições
12. Fatores ambientais da empresa
13. Ativos de processos organizacionais

Ferramentas e Técnicas

1. Técnicas analíticas1. Revisões de documentação1. Avaliação de probabilidade e impacto dos riscos1. Técnicas de coleta e apresentação de dados1. Estratégias para riscos negativos ou ameaças1. Reavaliação de riscos
2. Opinião especializada2. Técnicas de coleta de informações2. Matriz de probabilidade e impacto2. Técnicas de modelagem e análise quantitativa de riscos2. Estratégias para riscos positivos ou oportunidades2. Auditorias de riscos
3. Reuniões3. Análise de listas de verificação3. Avaliação de qualidade dos dados sobre riscos3. Opinião especializada3. Estratégia de respostas de contingência3. Análise da variação e tendências
4. Análise das premissas4. Categorização de riscos4. Opinião especializada4. Medição do desempenho técnico
5. Técnicas de diagramas5. Avaliação da urgência dos riscos5. Análise de reservas
6. Análise das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças (SWOT)6. Opinião especializada6. Reuniões
7. Opinião especializada

Resultados / Saídas

1. Plano de gerenciamento dos riscos1. Registro dos riscos1. Atualizações dos documentos do projeto1. Atualizações dos documentos do projeto1. Atualizações do plano de gerenciamento do projeto1. Informações sobre o desempenho do trabalho
2. Atualizações dos documentos do projeto2. Solicitações de mudança
3. Atualizações do plano de gerenciamento do projeto
4. Atualizações dos documentos do projeto
5. Atualizações dos ativos de processos organizacionais

 

O Gerenciamento das Aquisições do projeto é uma das áreas de conhecimento mais importantes dentro das organizações, principalmente, devido ao aumento constante da terceirização de serviços.

As empresas precisam trabalhar no que elas fazem de melhor e deixar as demais áreas para empresas especializadas. Como afirmou sabiamente Tom Peters: “Do what you do best and outsource the rest.”

Segundo o Guia PMBOK, o gerenciamento das aquisições do projeto inclui os processos necessários para comprar ou adquirir produtos, serviços ou resultados externos à equipe do projeto.

Seus principais envolvidos são:

  • Vendedor = fornecedor, contratada, subcontratada, prestador de serviços ou fornecedor.
  • Comprador = cliente, contratante, organização compradora, órgão governamental, solicitante do serviço.

 

Aquisições

12.1. Planejar o gerenciamento das aquisições12.2. Conduzir as aquisições12.3. Controlar as aquisições12.4. Encerrar as aquisições

Entradas

1. Plano de gerenciamento do projeto1. Plano de gerenciamento das aquisições1. Plano de gerenciamento do projeto1. Plano de gerenciamento do projeto
2. Documentação dos requisitos2. Documentos de aquisições2. Documentos de aquisições2. Documentos das aquisições
3. Registro dos riscos3. Critérios para seleção de fontes3. Contratos
4. Requisitos de recursos das atividades4. Propostas de fornecedores4. Solicitações de mudança aprovadas
5. Cronograma do projeto5. Documentos do projeto5. Relatórios de desempenho do trabalho
6. Estimativas de custos das atividades6. Decisões de fazer ou comprar
7. Registro das partes interessadas7. Declarações do trabalho das aquisições6. Dados sobre o desempenho do trabalho
8. Fatores ambientais da empresa8. Ativos de processos organizacionais
9. Ativos de processos organizacionais

Ferramentas e Técnicas

1. Análise de fazer ou comprar1. Reuniões com licitantes1. Sistema de controle de mudanças nos contratos1. Auditorias de aquisições
2. Opinião especializada2. Técnicas de avaliação de propostas2. Análise de desempenho das aquisições2. Negociações das aquisições
3. Pesquisa de mercado3. Estimativas independentes3. Inspeções e auditorias3. Sistema de gerenciamento de registros
4. Reuniões4. Opinião especializada4. Relatórios de desempenho
5. Publicidade5. Sistemas de pagamento
6. Técnicas analíticas6. Administração de reivindicações
7. Negociações das aquisições7. Sistema de gerenciamento de registros

Resultados / Saídas

1. Plano de gerenciamento das aquisições1. Fornecedores selecionados1. Informações sobre o desempenho do trabalho1. Aquisições encerradas
2. Declarações do trabalho das aquisições2. Contratos2. Solicitações de mudança2. Atualizações dos ativos de processos organizacionais
3. Documentos de aquisições3. Calendários dos recursos3. Atualizações do plano de gerenciamento do projeto
4. Critérios para seleção de fontes4. Solicitações de mudança4. Atualizações dos documentos do projeto
5. Decisões de fazer ou comprar5. Atualizações do plano de gerenciamento do projeto5. Atualizações dos ativos de processos organizacionais
6. Solicitações de mudança6. Atualizações dos documentos do projeto
7. Atualizações dos documentos do projeto

 

O Gerenciamento das Partes Interessadas é a nova área de conhecimento do Guia PMBOK® Quinta Edição, o que reforça a importância das partes interessadas em nossos projetos.

 

Partes Interessadas

13.1. Identificar as partes interessadas13.2. Planejar o gerenciamento das partes interessadas13.3. Gerenciar o engajamento das partes interessadas13.4. Controlar o engajamento das partes interessadas

Entradas

1. Termo de abertura do projeto1. Plano de gerenciamento do projeto1. Plano de gerenciamento das partes interessadas1. Plano de gerenciamento do projeto
2. Documentos das aquisições2. Registro das partes interessadas2. Plano de gerenciamento das comunicações2. Registro de questões
3. Fatores ambientais da empresa3. Fatores ambientais da empresa3. Registro das mudanças3. Dados sobre o desempenho do trabalho
4. Ativos de processos organizacionais4. Ativos de processos organizacionais4. Ativos de processos organizacionais4. Documentos do projeto

Ferramentas e Técnicas

1. Análise de partes interessadas1. Opinião especializada1. Métodos de comunicação1. Sistemas de gerenciamento da informação
2. Opinião especializada2. Reuniões2. Habilidades interpessoais2. Opinião especializada
3. Reuniões3. Técnicas analíticas3. Habilidades de gerenciamento3. Reuniões

Resultados / Saídas

1. Registro das partes interessadas1. Plano de gerenciamento das partes interessadas1. Registro de questões1. Informações sobre o desempenho do trabalho
2. Atualizações dos documentos do projeto2. Solicitações de mudança2. Solicitações de mudança
3. Atualizações do plano de gerenciamento do projeto3. Atualizações do plano de gerenciamento do projeto
4. Atualizações dos documentos do projeto4. Atualizações dos documentos do projeto
5. Atualizações dos ativos de processos organizacionais5. Atualizações dos ativos de processos organizacionais

 

Referencias

PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK® Guide) – Fifth Edition. Pennsylvania: PMI, 2013.

Referências

  1. PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK® Guide) – Fifth Edition. Pennsylvania: PMI, 2013.
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