Guia SAP ACTIVATE

O SAP Activate fornece um processo claro de práticas estruturadas e específicas da solução para o seu negócio, para escolher como adotar e estender novos e diferenciadores recursos em toda a sua organização.

As descrições da fase quatro da metodologia do SAP Activate variam para cada cenário de implementação (por exemplo, uma implementação na nuvem tem uma descrição diferente das fases), mas têm o mesmo nome da fase. No exemplo da figura “SAP ACTIVATE para nova implementação do SAP S/4HANA”, que é uma implementação on-premise do SAP S/4HANA, temos o seguinte nível de descrição de fase para a metodologia do SAP Activate:

Preparar

A fase Preparar é onde damos impulso a um projeto. Obtemos a configuração do ambiente do projeto e configuramos a estrutura de gestão de projetos. A estrutura de gestão de projetos na metodologia do SAP Activate está alinhada com o PMI ® Project
Management Body Of Knowledge (PMBOK® Guide)*.

O gerente de projetos precisa definir a governança do projeto, esclarecendo as funções e responsabilidades da equipe, além de fornecer a ela os padrões do projeto. No final dessa fase, a equipe permanecerá com um sistema sandbox com base nas melhores práticas.

*PMI é uma marca registrada do Project Management Institute, Inc.
*PMBOK é uma marca registrada do Project Management Institute, Inc.

Explorar

Na fase Explorar, a equipe do projeto verificará se a solução baseada nas melhores práticas dá suporte às necessidades empresariais do cliente. A equipe de projeto identificará as lacunas e os requisitos delta.

Workshops de design detalhado relacionados às lacunas e deltas resultam em decisões sobre como aprimorar a solução para adequação das necessidades prioritárias dos clientes.

No final da fase Explorar, a equipe tem uma lista de todas as necessidades captadas em um backlog.

Essa lista é utilizada para preparar o plano de release e sprint antes de iniciar a fase Realizar.

Realizar

Na fase Realizar, a equipe começa a criar a funcionalidade com base na lista de backlog das lacunas e requisitos delta. A equipe executa os ciclos de criação chamados de sprints com o objetivo de criar e testar a funcionalidade.

A equipe realizará demonstrações com os usuários empresariais em cada sprint para fornecer verificações frequentes de que a criação está atendendo aos requisitos.

A equipe passará por várias iterações para desenvolver uma funcionalidade que esteja pronta para ser liberada para produção. Para cada release, a equipe realiza testes completos e faz a preparação para as operações, de modo que a funcionalidade possa ser colocada em funcionamento e receber suporte.

Implantar

Na fase Implantar, a equipe garante que a empresa esteja pronta para executar as atividades de cutover.

A complexidade dessas atividades depende de diversos fatores, incluindo o número de usuários afetados pela solução e o escopo de negócios da implementação.

As equipes podem precisar realizar várias simulações de cutover como parte da preparação para entrada em operação. Assim que a solução entra em operação, a equipe de projeto fornece um período definido de suporte (às vezes chamado de período de suporte intensivo).

O projeto é encerrado formalmente e a solução entra em uma fase separada de OPERAÇÕES PRODUTIVAS ou de EXECUÇÃO.

Na fase Preparar, a equipe do projeto realiza as atividades iniciais de preparação e planejamento para começar o projeto da melhor maneira possível.

Essas atividades acontecem conforme o seguinte:

  • Definir as metas do projeto, um escopo de alto nível e um plano de projeto.
  • Identificar e quantificar os objetivos de valor dos negócios.
  • Proteger o patrocínio executivo.
  • Estabelecer padrões, a organização e a governança do projeto.
  • Definir funções e responsabilidades para a equipe do projeto.
  • Estabelecer mecanismos de gestão, acompanhamento e geração de relatórios do projeto para fazer uma entrega de valor.
  • Dar início à auto capacitação da equipe do cliente.
  • Preparar o ambiente do projeto.
  • Baixar os resumos e documentos dos processos de negócios.
  • Orientar a equipe do projeto.
  • Obter acesso ao sistema de nuvem

Transição de Vendas para entrega – Gestão de projetos

Descrição da entrega principal

O objetivo desta entrega é garantir uma transição suave do processo de vendas para o processo de entrega. Essa entrega inclui uma revisão do contrato de serviços e uma reunião com a equipe de vendas para discutir o projeto.

Procedimento Aceleradores Entregas
Faça a reunião com a equipe de vendas. Aceleradores específicos da solução (consulte o site JAM) Gestão de vendas para Entrega
Reveja os requisitos do cliente e a solução demonstrada.
Reveja os motivadores de negócio, metas, objetivos e métricas de sucesso do projeto com a equipe de vendas.
Esclareça todas as dúvidas que o cliente tiver durante o sistema de vendas.

Iniciação do projeto – Gestão de projetos

Descrição da entrega principal

O objetivo desta entrega é preparar os aspectos gerenciais do projeto. Isto inclui a pasta do projeto, identificando as partes interessadas, atribuindo recursos e criando o cronograma do projeto. O repositório central de documentos é estabelecido e o acesso ao SAP Service Marketplace é verificado.

Procedimento Aceleradores Entregas
É feito um contato inicial com o cliente para explicar a metodologia de implementação e definir conjuntamente o projeto. Plano de estrutura do projeto (PEP) Pasta do projeto
Verificar os destinatários dos URLs do sistema na nuvem, IDs de usuário inicial e senhas. Visão do fluxo (PEP) Plano de gestão do projeto, incluindo governança
Identificar partes interessadas e criar pasta do projeto. Plano de gestão do projeto Cronograma do projeto
Criar o cronograma do projeto e atribuir recursos às atividades e tarefas programadas. Gestão dos riscos Orçamento do projeto
Definição do repositório de documentos. Este pode ser o SAP Solution Manager, SAP Jam ou o sistema do cliente. Modelo de logística do projeto
Certificar-se de que a equipe de projeto do cliente possui acesso ao SAP Service, Marketplace e aos recursos contidos. Lista de verificação da definição do projeto
Verificar que todas as partes estejam de acordo com o plano do projeto. Modelo de rastreamento de saídas
Modelos de rastreamento de pedidos de modificação.

Auto capacitação da Equipe do cliente

Descrição da entrega principal

O objetivo desta entrega é fornecer materiais de capacitação À equipe de projeto do cliente antes do início do projeto.

Procedimento (Resumo de tarefas)

A equipe de serviço e suporte fornece conteúdos de treinamento e aprendizagem interativa antes do kick-off do projeto para o cliente. Essa estratégia acelera a aprendizagem e oferece aos membros  da equipe um caminho individualizado para adquirir as habilidades e conhecimentos necessários para concluir o projeto com êxito.

Aceleradores Entregas
Loja de treinamento e certificação Auto capacitação da equipe do cliente
Sala de aprendizagem SAP Activate
Sala de aprendizagem do S/4HANA

Provisionamento do sistema em Nuvem – Infraestrutura e arquitetura técnica

Descrição da entrega principal

O objetivo da entrega de Provisionamento do sistema em Nuvem é confirmar a infraestrutura, receber o sistema inicial e dar acesso à equipe do projeto.

Procedimento Aceleradores Entregas
Avaliar se a infraestrutura atende aos requisitos mínimos do sistema de solução em nuvem da SAP. Aceleradores específicos da solução no site JAM Provisionamento do Sistema de iniciação
Verificar se o cliente recebeu a URL, o login inicial e a senha do sistema de nuvem.
Permitir a intervenção do cliente na criação do usuário.
Criação (por parte do cliente) dos principais usuários e IDs de consultores no sistema inicial.

Kick-off do projeto – Gestão de projetos

Descrição da entrega principal

O objetivo da entrega de kick-off do projeto é garantir que todas as informações necessárias sejam compartilhadas com os recursos para execução bem-sucedida do projeto.

Procedimento Aceleradores Entregas
Programe o kick-off do projeto. É importante que esta tarefa seja executada no início do planejamento do projeto para reservar a programação das partes interessadas. Modelo de apresentação de kick-off Workshop de kick-off
Prepare o kick-off do projeto reunindo informações relevantes no modelo da apresentação de kick-off. Aceleradores específicos no site JAM
Realize o workshop de kick-off do projeto.

Encerramento da fase – Gestão de projetos

Descrição da entrega principal

O objetivo da entrega de sign-off e encerramento da fase é:

  • Garantir que todas as entregas necessárias desta fase e do projeto estejam completas e precisas, bem como resolver todas as questões pendentes.
  • Identificar as lições aprendidas durante a fase de preparação para o encerramento oficial da fase.
  • Captar o feedback do cliente e suas referências potenciais.
Procedimento Aceleradores Entregas
Realizar a revisão de gate de qualidade e verificar a conclusão das entregas da fase. Modelo de scorecard Gate Q. Encerramento da fase
Obter o sign-off do cliente. Modelo de sign-off de base.

Verifique as demais fases: Preparar | Explorar | Realizar | Implantar .