Governança Recursos Humanos

Gestão de Mudança Organizacional

Gestão de Mudança Organizacional (OCM – Organizational Change Management) sempre desempenhou um papel importante na implementação bem sucedida de um Enterprise Resource Planning (ERP). Hoje, OCM pode ser decisivo em ajudar as organizações a mudar mais rápido, de maneira decisiva e significativa frente à seus concorrentes. É muito mais fácil escrever do que fazer, claro, mas é um ponto de partida que todos nós podemos concordar. Neste ambiente de negócios difícil, o imperativo para a mudança não deve ser negado, na verdade, deve ser abraçado.

Enquanto o OCM sempre foi considerado um importante fator de sucesso para o ERP, considerando a economia de hoje, talvez devesse ser considerado como muito mais: um fator crítico no sucesso a longo prazo do negócio. Sabemos que a gestão eficaz da mudança organizacional é uma iniciativa de três camadas. Instalar um novo aplicativo de gerenciamento de recursos da empresa (tecnologia), por si só não é suficiente. Envolvendo ativamente os funcionários em um programa de mudança com built-in de incentivos para a mudança por si só não é suficiente.

Definição de novos processos de negócios que podem transformar a organização não é suficiente. Organização de gerenciamento de mudança inclui todos os três, mas o mais importante é sobre alinhar pessoas, processos e tecnologia com uma estratégia empresarial e visão para alcançar a transformação do negócio. Mudar a cultura e instalar um sistema e forçar o uso pelos usuários à primeira vista parece útil, a médio prazo pode destruir uma organização.

Embora as implementações de um ERP ofereçam benefícios significativos para as organizações, podem criar os seguintes desafios organizacionais:

  • Processos eliminados
  • Re-engenharia de processos e fluxos de trabalho
  • Alterações em funções e responsabilidades dos empregados

Para ajudar a seguir seu caminho através destas complexidades organizacionais, alguns tópicos devem ser avaliados no gerenciamento de mudança organizacional:

  • Avaliação de prontidão organizacional
  • Concepção e Desenvolvimento Organizacional
  • Análise das Necessidades de Treinamento
  • Entrega de Formação e Acompanhamento
  • Comunicações Planejamento e Execução

Aqui peso apenas alguns dos primeiros passos para ajudar você a planejar uma implementação de ERP bem sucedida:

  1. Listar os processos de negócio da sua organização hoje nas suas várias unidades e empresas. Documenta-las com detalhes o quanto for possível.
  2. Pensar sobre o seu negócio de cima para baixo nas partes interessadas, lista e agentes de mudança em cada local. Isso permitirá que você tenha apoio determinado para a mudança  em um nível popular e difundida o suficiente para suportar uma implementação bem sucedida.
  3. Definir métricas de desempenho para cada unidade de negócios dentro da empresa. Certifique-se as métricas de empate voltem para o seu caso de negócios as estratégias de alto nível e sua missão global. Fazer isso irá garantir ERP é implementado de uma forma que irá registrar as métricas de desempenho.
  4. Antes de implementar o ERP, definir metas de desempenho para ver como ERP pode aumentar o seu negócio. Após a implementação do ERP, verificar essas metas de desempenho e ter certeza seu negócio está se movendo alinhado à estas métricas.
  5. Certifique-se que a sua equipe de implementação de ERP tem especialistas no assunto e os empregados que entendam as operações de negócios em um nível profundo. Certifique-se de cada local é representado por ambos os especialistas, os antigos que entendem da organização e sua cultura e os novos especializados na implementação.
  6. Desenvolver uma gestão da mudança, comunicação e programa de treinamento que ajude os funcionários a lidar com as várias maneiras com que seus empregos serão afetados pela implementação do ERP.

Uma boa dica que pode ser utilizada neste processo é uma metodologia de gerenciamento de processo de valores que fornece uma combinação abrangente de soluções, sendo respectivamente:

  • Implementação da estratégia
  • Estabelecimento de metas
  • Execução novo modelo de negócios
  • Alinhamento da organização
  • Renovação de processos
  • Aceleração de mudança cultural
  • Planejamento da produtividade dos recursos
  • Organização implementação de gerenciamento de mudança (OCM)
  • Destino estratégico através de treinamento, liderança e desenvolvimento

Esta ‘metodologia’ de gerenciamento de mudanças implementa uma plataforma comum de tecnologia, processos e recursos humanos, resultando em mudança acelerada na sua empresa que pode levar ao sucesso apesar destes tempos econômicos difíceis. Isso é apenas um esboço do que pode ser utilizado, se houver mais itens que deveriam ser destacados aqui para melhora-la você pode comentar e compartilhar suas ideias à baixo.

[dropcap type=”circle” color=”#ffffff” background=”#e53b2c”]C[/dropcap]omo você melhoraria este ‘rascunho’ de metodologia?

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Coimbra, PMP
Como fundador da Projetos e TI, ajudo as organizações a se tornarem ecossistemas adaptativos, responsivos e auto-organizáveis, implementando novas práticas, estruturas, ritmos e tecnologias que permitam transparência, abertura, inovação e uma forma progressiva de liderar. Caso queira saber mais entre em contato comigo, inscreva-se na minha newsletter, ou me convide para uma palestra.

Graduado em Gestão de Tecnologia pelo Centro Universitário Barão de Mauá.
Pós-Graduado em Gerenciamento de Projetos, com as práticas do PMI® pelo SENAC.

Certificado como PMP® pelo PMI®. Six Sigma White Belt pela Voitto.
Especializado em BPMN2 pela Anelox, PMCanvas pela PM2.0 e Análise de requisitos

Mentor e influenciador de gestão de projetos, agilidade e transformação digital.

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