Gestão de Mudança Organizacional

A Gestão de Mudança Organizacional (OCM – Organizational Change Management) sempre desempenhou um papel importante na implementação bem sucedida de um Enterprise Resource Planning (ERP).

Hoje, OCM pode ser decisivo em ajudar as organizações a mudar mais rápido, de maneira decisiva e significativa frente à seus concorrentes. É muito mais fácil escrever do que fazer, claro, mas é um ponto de partida que todos nós podemos concordar.

Neste ambiente de negócios difícil, o imperativo para a mudança não deve ser negado, na verdade, deve ser abraçado.

Considerações

Enquanto o OCM sempre foi considerado um importante fator de sucesso para o ERP, considerando a economia de hoje, talvez devesse ser considerado como muito mais:

Um fator crítico no sucesso a longo prazo do negócio.

Sabemos que a gestão eficaz da mudança organizacional é uma iniciativa de três camadas. Instalar um novo aplicativo de gerenciamento de recursos da empresa (tecnologia), por si só não é suficiente. Envolvendo ativamente os funcionários em um programa de mudança com built-in de incentivos para a mudança por si só não é suficiente.

Gestão Individual de Mudanças

Embora o gerenciamento individual de mudanças necessite da compreensão de como as pessoas experimentam mudanças e o que elas precisam mudar com sucesso. Também requer saber o que ajudará as pessoas a fazerem uma transição bem-sucedida: que mensagens as pessoas precisam ouvir quando e de quem, quando é a melhor oportunidade para ensinar uma nova habilidade a alguém, como orientar pessoas a demonstrar novos comportamentos e o que gera mudanças no trabalho de alguém.

O gerenciamento individual de mudanças baseia-se em disciplinas como psicologia e neurociência para aplicar estruturas acionáveis ​​à mudança individual.

Depois de anos estudando como os indivíduos experimentam e são influenciados em tempos de mudança, Prosci desenvolveu o modelo ADKAR para a mudança individual. Hoje, é um dos modelos de mudança mais utilizados no mundo.

Gerenciamento de Mudanças Organizacionais

Ainda que a mudança ocorra no nível individual, muitas vezes é impossível para uma equipe de projeto gerenciar a mudança de pessoa para pessoa.

O gerenciamento de mudanças organizacional ou de iniciativa nos fornece as etapas e ações a serem executadas no nível do projeto para dar suporte às centenas ou milhares de indivíduos afetados por um projeto.

De fato ele envolve primeiro identificar os grupos e as pessoas que precisarão mudar como resultado do projeto e de que forma precisarão mudar.

Além disso envolve a criação de um plano personalizado para garantir que os funcionários afetados recebam a conscientização, a liderança, o treinamento e o que precisam para mudar com sucesso.

A condução de transições individuais bem-sucedidas deve ser o foco central das atividades no gerenciamento de mudanças organizacionais.

O gerenciamento de mudanças organizacionais é complementar ao seu gerenciamento de projetos. O gerenciamento de projetos garante que a solução do seu projeto seja estruturada, desenvolvida e entregue, enquanto o gerenciamento de mudanças garante que a solução do seu projeto seja efetivamente adotada e usada.

Capacidade de gerenciamento de mudanças corporativas

Enquanto o gerenciamento de mudanças corporativas é uma competência organizacional central que fornece diferenciação competitiva e a capacidade de se adaptar efetivamente ao mundo em constante mudança.

Um recurso de gerenciamento de mudanças corporativas significa que o gerenciamento de mudanças efetivo está embutido nas funções, estruturas, processos, projetos e competências de liderança de sua organização.

Os processos de gerenciamento de mudanças são consistentemente e efetivamente aplicados a iniciativas, os líderes têm as habilidades para orientar suas equipes por meio de mudanças, e os funcionários sabem o que pedir para ter sucesso.

Todavia o resultado final de uma capacidade de gerenciamento de mudanças corporativas é que as pessoas adotam as mudanças de forma mais rápida e eficaz, e as organizações são capazes de responder rapidamente às mudanças do mercado, adotar iniciativas estratégicas e adotar novas tecnologias mais rapidamente e com menor impacto na produtividade.

Ainda que essa capacidade não acontece por acaso, no entanto, e requer uma abordagem estratégica para incorporar o gerenciamento de mudanças em uma organização.

Definindo novos processos

Mesmo que a definição de novos processos de negócios que podem transformar a organização sejam realizados a contento, isso pode não ser suficiente.

Em síntese a organização do gerenciamento de mudança inclui todos os três níveis, mas o mais importante é sobre alinhar pessoas, processos e tecnologia com uma estratégia empresarial e visão para alcançar a transformação do negócio.

Mudar a cultura e instalar um sistema e forçar o uso pelos usuários à primeira vista parece útil, a médio prazo pode destruir uma organização.

Sobretudo mesmo que as implementações de um ERP ofereçam benefícios significativos para as organizações, elas podem criar os seguintes desafios organizacionais:

  • Processos eliminados;
  • Re-engenharia de processos e fluxos de trabalho;
  • Alterações em funções e responsabilidades dos empregados.

Com a finalidade de ajudar a seguir seu caminho através destas complexidades organizacionais, alguns tópicos devem ser avaliados no gerenciamento de mudança organizacional:

  • Avaliação de prontidão organizacional;
  • Concepção e Desenvolvimento Organizacional;
  • Análise das Necessidades de Treinamento;
  • Entrega de Formação e Acompanhamento;
  • Comunicações Planejamento e Execução.

Passos para uma implementação bem sucedida

Aqui peso apenas alguns dos primeiros passos para ajudar você a planejar uma implementação de ERP bem sucedida:

  1. Primeiramente listar os processos de negócio da sua organização hoje nas suas várias unidades e empresas. Documentá-las com detalhes o quanto for possível.
  2. Da mesma forma pensar sobre o seu negócio de cima para baixo nas partes interessadas, lista e agentes de mudança em cada local. Isso permitirá que você tenha apoio determinado para a mudança  em um nível popular e difundida o suficiente para suportar uma implementação bem sucedida.
  3. Além disso, definir métricas de desempenho para cada unidade de negócios dentro da empresa. Certifique-se as métricas de empate voltem para o seu caso de negócios as estratégias de alto nível e sua missão global. Fazer isso irá garantir ERP é implementado de uma forma que irá registrar as métricas de desempenho.
  4. Antes de implementar o ERP, definir metas de desempenho para ver como ERP pode aumentar o seu negócio. Após a implementação do ERP, verificar essas metas de desempenho e ter certeza seu negócio está se movendo alinhado à estas métricas.
  5. Em suma certifique-se que a sua equipe de implementação de ERP tem especialistas no assunto e os empregados que entendam as operações de negócios em um nível profundo. Certifique-se de cada local é representado por ambos os especialistas, os antigos que entendem da organização e sua cultura e os novos especializados na implementação.
  6. Finalmente desenvolver uma gestão da mudança, comunicação e programa de treinamento que ajude os funcionários a lidar com as várias maneiras com que seus empregos serão afetados pela implementação do ERP.

“Nada existe de permanente senão a mudança” (Heráclito)

Um checklist para elaborar sua metodologia

Em outras palavras uma boa dica que pode ser utilizada neste processo é uma metodologia de gerenciamento de processo de valores que fornece uma combinação abrangente de soluções, sendo respectivamente:

  • Implementação da estratégia;
  • Estabelecimento de metas;
  • Execução novo modelo de negócios;
  • Alinhamento da organização;
  • Renovação de processos;
  • Aceleração de mudança cultural;
  • Planejamento da produtividade dos recursos;
  • Organização implementação de gerenciamento de mudança (OCM);
  • Destino estratégico através de treinamento, liderança e desenvolvimento.

Além disso esse checklist de gerenciamento de mudanças implementa uma plataforma comum de tecnologia, processos e recursos humanos, resultando em mudança acelerada na sua empresa que pode levar ao sucesso apesar destes tempos econômicos difíceis.

Em suma isso é apenas um esboço do que pode ser utilizado, se houver mais itens que deveriam ser destacados aqui para melhorar você pode comentar e compartilhar suas ideias à baixo.

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