Conhecimento Projeto

Gerencie e compartilhe conhecimentos em seu projeto!

Na sociedade da informação, o conhecimento é considerado por muitos como principal ativo de uma organização, uma vez que é uma fonte geradora de resultados tanto financeiros quanto cumprindo os objetivos organizacionais. Ciente dessa importância faz sentido gerencia-lo de forma eficaz, o que traz benefícios a determinado projeto ou organização.

O conhecimento pode ser definido como a certeza de que um determinado fenômeno é real e possui características especificas. Além desse conceito preliminar ele pode ser classificado como tácito ou explícito:

O conhecimento tácito é uma forma de conhecimento particular e íntima a um humano, ele é um conhecimento absorvido e visto por um prisma pessoal, sendo atrelado a um contexto especifico.

O conhecimento explícito é expresso por modelos for

mais, ele segue uma lógica própria, sistemática, como palavras,  números, ou seja, sendo mais facilmente transmitido entre as pessoas que conhecem o código, documentando e disseminando saberes.

Conhecendo os conceitos de conhecimento, podemos falar de

gestão do conhecimento que pode ser definido como o processo que uma organização de forma consciente e sistemática de coletar, organizar, recuperar e analisar determinados conhecimentos para atingir seus objetivos.

Algumas ferramentas para auxílio na gestão do conhecimento são:

Repositório de materiais de referência: Criar um local para que o conhecimento explícito possa ser facilmente acessado, evitando redundância. Esse repositório compila o conhecimento necessário à organização, tais como, artigos científicos, relatórios gerenciais, Techinical report e plano de gerenciamento do projeto.

Expertise Maps: é um documento descritivo das competências de indivíduos do projeto, listando o conhecimento dentro e de fora da organização. Ter ciência que outro membro da equipe do projeto sabe de um determinado assunto, auxilia o compartilhamento de conhecimento tácito; Dentro o contexto de gerenciamento de qualquer organização, faz-se necessário que o conhecimento seja mapeado e circule com determinada finalidade. Uma das características da nova economia é que quanto mais um conhecimento for compartilhado maior é seu valor agregado. Como diria Peter Drucker: “Os grandes ganhos de produtividade, daqui para frente, advirão das melhorias na gestão do conhecimento

Daniel Rodrigues de Oliveira

Comentários

Deixe uma resposta