Projeto

Gerenciando Projetos – todos os processos

Em uma pesquisa realizada em uma de nossas enquetes (“Você conhece todos os passos de um projeto, desde o desenvolvimento de um ‘Termo de Abertura de Projeto’ até a assinatura do ‘Encerramento do Projeto’?”) percebemos que alguns dos nossos leitores não conhecem bem os processos de gerenciamento de projetos e outros conhecem mas tem dúvidas de como proceder, para isso estarei escrevendo uma série semanal sobre como gerenciar projetos e seus processos de acordo com o PMBOK®, espero que você acompanhe e tire suas duvidas aqui em nosso portal, então sem mais delongas, vamos lá!

Gerenciar Projetos é mais que uma responsabilidade, é manter o controle sob pressão e negociar a melhor solução para atender os requisitos pré-determinados pelos clientes e acionistas (stakeholders e stockholders) de cada projeto. Mas o que é um projeto? E por que gerencia-lo?

Um projeto na visão do Project Management Institute(PMI®) é “um esforço empreendido com tempo pré-determinado de início meio e fim”, levando isso em conta e considerando diversos autores eu entendo projeto como sendo “Todo e qualquer esforço na transformação de uma ideia em um produto” seja ele tácito ou não, uma vez na área de TI percebi que tudo pode ser gerenciado, cada qual dentro de um nível, mas cada um com igual importância.

Mas de alguma forma se você se interessou pelo tema não necessariamente compreenda o que é um projeto e está aqui na Projetos e TI em busca de informação certo? Vamos conhecer o que é um projeto e o porque gerenciar um projeto é importante além de como gerencia-lo da melhor maneira possível.

Toda ideia pode ser traduzida em palavras certo? E se é possível traduzi-la em palavras é possível transforma-la em algo palpável, para isso temos que iniciar os processos de gerenciamento de projetos  para que dentro das nove grandes áreas da administração seja possível conciliar ordenadamente todos os processos pelos quais sua ideia se transformará em um produto, à partir dai criamos um projeto.

Para criar um projeto precisamos passar por cinco fases distintas de processos, sendo elas:

  • Iniciação – define e autoriza o projeto ou fase do projeto.
  • Planejamento – define e refina os objetivos e planeja a ação necessária para alcançar os objetivos e o escopo para os quais o projeto foi realizado.
  • Execução – integra pessoas e outros recursos para realizar o plano de gerenciamento de projeto para o projeto.
  • Monitoramento e controle – mede e monitora regularmente o progresso para identificar variações em relação ao plano de gerenciamento do projeto, de forma que possam ser tomadas ações corretivas, quando necessário, para atender aos objetivos do projeto.
  • Encerramento – formaliza a aceitação do produto, serviço ou resultado e conduz o projeto ou uma fase do projeto a um final ordenado.

Desta forma gerenciar um projeto será separado por áreas de conhecimento e processos de execução, ordenando assim as atividades necessárias para concretização de cada tarefa, vamos passar por cada processo deste com as seguintes funções:

Processos Guia PMBOK 4ª Ed. 2008 - Márcio dÁvila 2010
No próximo artigo estarei falando sobre o termo de abertura (TAP) no português ou Project Charter em Inglês, espero que nesta série de artigos explicativos suas dúvidas com relação à gerenciamento de projetos sejam todas respondidas.

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Coimbra, PMP

CEO do portal, apaixonado por gestão de projetos, metodologias, minha família, professor, consultor, certificado PMP, Six Sigma White Belt.


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