Desenvolver o Plano de Gerenciamento do Projeto – Integração

Continuando a série sobre os Processos de Gerenciamento de Projetos do guia PMBOK®1,  começamos na iniciação onde vimos o processo de Identificação de Stakeholders,  criação do Termo de Abertura (TAP), delimitação do escopo do projeto, criação da Estrutura analítica de Projetos (EAP/WBS), verificou os processos de gerenciamento de tempo nos projetos, mensurou e controlou os custos  do projeto, aplicou qualidade ao processo, desenvolveu os Recursos Humanos, planejou as aquisições, mensurou os riscos e ao final deste artigo você compreenderá como integrar o plano de gerenciamento do projeto.

Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto é o processo de documentação das ações necessárias para definir, preparar, integrar e coordenar todos os planos auxiliares. O plano de gerenciamento do projeto define como o mesmo é executado, monitorado e controlado e encerrado. O conteúdo do plano de gerenciamento do projeto variará dependendo da área de aplicação e complexidade do mesmo. O plano de gerenciamento é desenvolvido através de uma série de processos integrados até o encerramento do projeto. Esse processo resulta num plano de gerenciamento do projeto que é progressivamente elaborado através de atualizações, controladas e aprovadas pelo processo Realizar o controle integrado de mudanças.

ENTRADASFERRAMENTAS E TÉCNICASSAÍDAS
1. Termo de abertura do projeto1. Opinião especializada1. Plano de Gerenciamento do projeto
2. Saídas dos processos de planejamento
3. Fatores ambientais da empresa
4. Ativos de processos organizacionais

O plano de gerenciamento do projeto integra e consolida todos os planos de gerenciamento auxiliares e linhas de base dos processos de planejamento, incluindo, mas não estando limitado a:

  • O ciclo de vida selecionado para o projeto e os processos que serão aplicados a cada fase;
  • Resultados das adequações feitas pela equipe de gerenciamento do projeto como a seguir:
  • Processos de gerenciamento de projeto selecionados pela equipe de gerenciamento do projeto,
  • Nível de implementação de cada processo selecionado,
  • Descrições das ferramentas e técnicas a serem usadas para efetuar aqueles processos,
  • Como os processos selecionados serão utilizados para gerenciar o projeto específico, inclusive as dependências e interações entre esses processos, e as entradas e saídas essenciais.
  • Como o trabalho será executado para completar os objetivos do projeto;
  • Um plano de gerenciamento de mudanças que documenta como as mudanças serão monitoradas e controladas;
  • Um plano de gerenciamento de configuração que documenta como o gerenciamento de configuração será realizado;
  • Como a integridade das linhas de base da medição do desempenho será mantida;
  • Necessidades e técnicas para comunicação entre as partes interessadas e
  • Revisões chave de gerenciamento do conteúdo, abrangência e melhor momento para facilitar o tratamento de questões em aberto e decisões pendentes.

O plano de gerenciamento do projeto pode ser em nível resumido ou detalhado e pode ser composto de um ou mais planos auxiliares. Cada plano auxiliar é detalhado até o ponto requisitado pelo específico projeto. Uma vez que o plano de gerenciamento tenha sido estabelecido, somente pode ser modificado quando uma solicitação de mudança é gerada e aprovada através do processo Realizar o controle integrado de mudanças.

As linhas de base incluem, mas não estão limitadas a:

  • Linha de base do cronograma;
  • Linha de base do desempenho de custos e
  • Linha de base do escopo.

Os planos auxiliares incluem, mas não estão limitados, a:

Frequentemente o escopo, o cronograma e a linha de base de custos serão combinados numa linha de base de medição de desempenho que é usada como uma linha de base geral do projeto com a qual o desempenho integrado pode ser comparado. A linha de base de medição de desempenho é usada para medições de valores agregados.

Em breve trarei uma página com o índice remissivo do PMBOK® para facilitar a leitura e entendimento desta série, que será atualizada de acordo com as mudanças do PMBOK®, até a próxima e comentem!

Referencias

Referências

  1. PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK), 4th edition. Pensilvania: PMI, 2008

Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: