Integração Recursos Humanos

Desenvolver o Plano de Gerenciamento de Projeto – Recursos Humanos

Continuando os Processos de Gerenciamento de Projetos do guia PMBOK®1,  vimos até agora a fase de iniciação onde você Identificou Stakeholders, fez o Termo de Abertura (TAP), delimitou o escopo do projeto, criou a Estrutura analítica de Projetos (EAP/WBS), entendeu como funcionam os processos de gerenciamento de tempo nos projetos, mensurou e controlou os custos  do projeto, aplicou qualidade ao processo, mas e os recursos humanos que estão no projeto como desenvolve-los e mobiliza-los. Ao final deste artigo você vai entender os passos deste processo de planejamento, e desenvolvimento da sua equipe de projeto.

O gerenciamento de recursos humanos do projeto inclui os processos que organizam e gerenciam a equipe do projeto. A equipe do projeto consiste nas pessoas com papéis e responsabilidades designadas para a conclusão do projeto. O tipo e o número de membros da equipe do projeto podem mudar com frequência ao longo do projeto. Os membros da equipe do projeto também podem ser referidos como pessoal do projeto. Embora os papéis e responsabilidades específicas para os membros da equipe sejam designadas, o envolvimento de todos os membros da equipe no planejamento do projeto e na tomada de decisões pode ser benéfico.

O envolvimento e a participação dos membros da equipe desde o inicio agrega seus conhecimentos durante o processo de planejamento e fortalece o compromisso com o projeto, os processos de gerenciamento dos recursos humanos do projeto  são divididos em:

Desenvolver o plano de recursos humanos

O processo de identificação e documentação de funções, responsabilidades, habilidades necessárias e relações hierárquicas do projeto, além da criação de um plano de gerenciamento do pessoal. O planejamento dos recursos humanos é usado para determinar e identificar os recursos com as habilidades necessárias para o êxito do projeto. O plano de recursos humanos documenta papéis e responsabilidades do projeto, organogramas do projeto e o plano do gerenciamento de pessoal, incluindo o cronograma para mobilização e liberação de pessoal.

Também pode incluir identificação de necessidades de treinamento, estratégias para construção da equipe, planos para programas de reconhecimento e recompensas, considerações sobre conformidade, questões de segurança e o impacto do plano de gerenciamento de pessoal sobre a organização. É importante considerar a disponibilidade de recursos humanos escassos ou limitados, ou a concorrência por eles, as pessoas ou grupos podem ser internas ou externas à organização.

ENTRADAS FERRAMENTAS E TÉCNICAS SAÍDAS
1. Requisitos de recursos das atividades 1. Organogramas e descrições de cargos 1. Planos de recursos humanos
2. Fatores ambientais da empresa 2. Rede de relacionamentos
3. Ativos de processos organizacionais 3. Teoria organizacional

Mobilizar a equipe do projeto

O processo de confirmação da disponibilidade dos recursos humanos e obtenção da equipe necessária para concluir as designações do projeto. É importante que os seguintes fatores sejam considerados durante o processo de mobilização da equipe do projeto:

  • O gerente de projetos deve negociar com eficácia e influenciar outras pessoas que estejam em uma posição de fornecer os recursos humanos necessários para o projeto.

  • Deixar de mobilizar os recursos humanos necessários para o projeto pode afetar os cronogramas e orçamentos, a satisfação do cliente, a qualidade e os riscos. Pode reduzir a probabilidade de êxito, e em última instância, resultar em cancelamento do projeto.

  • Se os recursos humanos não estiverem disponíveis devido à restrições, fatores econômicos ou designações anteriores como para outros projetos, o gerente de projetos ou a equipe do projeto pode precisar designar recursos alternativos, talvez com menos competências, desde que não ocorra infração de requisitos jurídicos, regulatórios, obrigatórios ou outros critérios específicos.

ENTRADAS

FERRAMENTAS E TÉCNICAS

SAÍDAS

1. Designações do pessoal do projeto

1. Habilidades interpessoais

1. Avaliações do desempenho da equipe

2. Plano de gerenciamento do projeto

2. Treinamento

2. Atualizações dos fatores ambientais da empresa

3. Calendários dos recursos

3. Atividades de construção da equipe

4. Regras básicas

5. Agrupamento

6. Reconhecimento e recompensas

Desenvolver a equipe do projeto

O processo de melhoria de competências, interação da equipe e ambiente global da equipe para aprimorar o desempenho do projeto. Os objetivos de desenvolver uma equipe de projeto incluem, entre outros:

  • Aprimorar os conhecimentos e as habilidades dos membros da equipe para aumentar sua capacidade de concluir as entregas do projeto, reduzir os custos, reduzir os cronogramas e melhorar a qualidade.

  • Aprimorar os sentimentos de confiança e consenso entre os membros da equipe para melhorar a motivação, reduzir os conflitos e aumentar o trabalho em equipe.

  • Criar uma cultura de equipe dinâmica e coesa para aumentar a produtividade individual da equipe, o espirito de equipe e a cooperação, e habilitar o treinamento e mentoria entre os próprios membros da equipe para compartilhar os conhecimentos e experiências.

ENTRADAS

FERRAMENTAS E TÉCNICAS

SAÍDAS

1. Plano de gerenciamento do projeto 1. Pré-designação 1. Designação do pessoal do projeto
2. Fatores ambientais da empresa 2. Negociação 2. Calendários dos recursos
3. Ativos de processos organizacionais 3. Contratação 3. Atualizações do plano de gerenciamento do projeto
4. Equipes virtuais

Gerenciar a equipe do projeto

O processo de acompanhar o desempenho de membros da equipe, fornecer feedback, resolver questões e gerenciar mudanças para otimizar o desempenho do projeto. O gerenciamento da equipe envolve uma combinação de habilidades, com ênfase especial em comunicação, gerenciamento de conflitos, negociação e liderança. Os gerentes de projetos devem fornecer tarefas desafiadoras para os membros da equipe e reconhecimento pelo alto desempenho.

ENTRADAS

FERRAMENTAS E TÉCNICAS

SAÍDAS

1. Designações do pessoal do projeto

1. Habilidades interpessoais

1. Avaliações do desempenho da equipe

2. Plano de gerenciamento do projeto

2. Treinamento

2. Atualizações dos fatores ambientais da empresa

3. Calendários dos recursos

3. Atividades de construção da equipe

4. Regras básicas

5. Agrupamento

6. Reconhecimento e recompensas

A equipe de gerenciamento de projetos é um subconjunto da equipe do projeto e é responsável pelas atividades de gerenciamento do projeto e liderança, como iniciação, planejamento, execução, monitoramento, controle e encerramento de várias fases do projeto. Gerenciar e liderar a equipe do projeto também inclui, entre outras atividades:

  • Influenciar a equipe do projeto. Conhecer e influenciar quando possível, os fatores de recursos humanos  que podem impactar o projeto. Isso inclui o ambiente da equipe, localizações geográficas dos membros da equipe, comunicações entre as partes interessadas, questões políticas internas e externas, questões culturais, singularidade organizacional e outros fatores de pessoal que podem alterar o desempenho do projeto.

  • Comportamento profissional e ético. A equipe de gerenciamento de projetos deve estar ciente, assumir o compromisso e garantir que todos os membros da equipe tenham um comportamento ético.

No geral os processos descritos no PMBOK® tem interfaces bem definidas; porém na prática eles se sobrepõem e interagem de formas que não podem ser completamente detalhadas no PMBOK®. Exemplos de interações que exigem planejamento adicional incluem as seguintes situações:

  • Depois que os membros da equipe inicial criam uma estrutura analítica do projeto, pode ser necessário mobilizar pessoal adicional.

  • Quando membros adicionais são incluídos na equipe, seus níveis de experiência (ou inexperiência) podem aumentar ou reduzir o risco do projeto, criando a necessidade de atualizações complementares no planejamento de riscos.

  • Quando as durações das atividades são estimadas, orçadas, delimitadas ou planejadas antes da identificação de todos os membros da equipe do projeto e seus níveis de competências, as durações das atividades estarão sujeitas a alterações.

No próximo artigo veremos o o processo de planejamento das aquisições do projeto, aguardem e comentem!

Referencias

  1. PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK), 4th edition. Pensilvania: PMI, 2008  
Coimbra, PMP on FacebookCoimbra, PMP on LinkedinCoimbra, PMP on TwitterCoimbra, PMP on Youtube
Coimbra, PMP

CEO do portal, apaixonado por gestão de projetos, metodologias, minha família, professor, consultor, certificado PMP, Six Sigma White Belt.


Comentários

Deixe uma resposta