Configuração Projeto

Controle de Mudanças e Controle da Configuração – similares porém distintos

O Controle de Configuração e o Controle de Mudanças são muitas vezes utilizados como sinônimos. Ambos são atividades correlatas no sentido de que eles estão preocupados com a “gestão da mudança”. Ambos são subconjuntos de todo o sistema de Gerenciamento de Configuração. No entanto, são atividades distintas com foco diferente, e um não é substituto para o outro. Este artigo é continuação do Gerenciamento da Configuração – um breve olhar sobre o tema. Neste artigo, vamos analisar de Controle de Configuração e Controle de Mudanças e aprender como essas duas atividades são semelhantes, mas distintas.

Controle de configuração é a atividade de gestão do produto (ou entregas do projeto) e documentos relacionados, durante todo o ciclo de vida do produto. Um sistema eficaz de controle de configuração garante que:

  • A versão mais recente aprovação do produto e os seus componentes são utilizados em todos os momentos.
  • Nenhuma mudança é feita para as linhas de base de produtos sem autorização.
  • Uma trilha de auditoria clara de todas as alterações propostas, aprovadas ou implementadas existe.

Controle de Mudanças é o processo de identificação, documentação, aprovação ou rejeição, e controlar as mudanças para as linhas de base do projeto (incluindo linhas de base de escopo, linhas de base de programação, linhas de base de custo, etc.)

Em outras palavras, é utilizada para controlar alterações em todos os aspectos de um plano de projeto aprovada. Um sistema de controle eficaz Mudança assegura que:

  • As mudanças propostas são analisadas e seu impacto é analisado, antes da aprovação ou rejeição.
  • Todos os pedidos e alterações são devidamente documentadas para fornecer uma trilha de auditoria clara.

Controle de Configuração e Controle de Mudanças são distintos das seguintes formas:

1. Controle de Configuração aborda a gestão do produto (ou entregas do projeto do), enquanto Controle de Mudanças trata do gerenciamento do projeto.

2. Controle de configuração gerencia mudanças na linha de base do produto, enquanto que de Controle de Mudanças gerencia mudanças na linha de base do projeto.

3. Controle de configuração é aplicada em todo o ciclo de vida do produto (conceito –> design –> desenvolvimento/manufatura-> Serviço-> dispor), enquanto Controle de Mudanças é aplicado durante o ciclo de vida do projeto subsequente ao estabelecimento de linhas de base do projeto.

Espero que agora você entenda melhor a distinção entre Controle de Configuração e Controle de Mudanças. Espero em breve trazer mais artigos sobre o tema.

Abraços e até os próximos artigos.

Coimbra, PMP on FacebookCoimbra, PMP on LinkedinCoimbra, PMP on TwitterCoimbra, PMP on Youtube
Coimbra, PMP

CEO do portal, apaixonado por gestão de projetos, metodologias, minha família, professor, consultor, certificado PMP, Six Sigma White Belt.


Comentários

Deixe uma resposta