27 de junho de 2019

Consultoria em Modelagem de Processos

Consultoria em Modelagem de Processos

Com os processos da sua organização mapeados, é possível aplicar verificar e discutir as oportunidades de melhoria e reformulação do processo de modo a aproveitar, da melhor maneira possível, os recursos disponíveis e definir suas métricas e seus indicadores de desempenho e monitoramento.

A Projetos e TI possui profissionais capacitados para analisar todo o fluxo de processos da sua organização, mapeando, identificando gaps e aplicando as melhorias necessárias. Através da modelagem de processos, sua organização poderá utilizar os recursos disponíveis de forma inteligente, evitando desperdícios e alcançando vantagem competitiva frente ao mercado.

Ao final do processo, aplicamos o Ciclo PDCA, onde a empresa poderá optar por conduzir o ciclo de melhoria sozinha (conforme nossas orientações), ou podemos dar continuidade ao processo até atingir o nível de maturidade desejado.

Ciclo PDCA

O processo de melhoria contínua é baseado no Ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act) e detalha as etapas de análise de processos para identificar pontos de melhorias, possibilitando gerenciá-los de forma eficiente e eficaz.

A cada ciclo concluído do projeto serão observados as lições aprendidas e o valor que cada processo agregou na qualidade das entregas e na melhoria dos indicadores monitorados. Os processos serão revisados a fim de garantir sua eficiência.

O ciclo PDCA consiste em quatro fases:

  1. Plan (Planejamento) – responsável por estabelecer metas e objetivos para serem alcançados e padronização dos procedimentos que serão utilizados;

  2. Do (Execução) – fase de implementação do planejamento, momento responsável por coletar os dados, que serão avaliados posteriormente na fase de verificação;

  3. Check (Verificação) – esta fase é responsável por verificar se a meta planejada foi devidamente alcançada. Nesta fase, utiliza-se de ferramentas que apoiam na verificação, exemplo: ferramenta de controle e acompanhamento, histogramas, folhas de verificação etc.;

  4. Act (Ação corretiva) – fase que consiste em buscar as causas e prevenir efeitos indesejados e adotar padrões de processos que apoiaram as próximas etapas do projeto.

Essas fases podem ser divididas nos seguintes passos:

  1. Planejamento

    1. Identificação do Problema;

    2. Plano de Ação;

  2. Execução;

  3. Verificação;

  4. Ação corretiva

    1. Padronização;

    2. Conclusão.

Desta forma, além de promovermos a melhoria contínua dos processos, também buscaremos a satisfação gradativa do cliente.

%d blogueiros gostam disto: