Certificação PMI

Como se preparar para a certificação PMP?

Quando decidimos fazer a certificação PMP, uma das primeiras coisas que fazemos é perguntar para todos que já fizeram como foi a experiência da preparação e do exame.

Perguntamos se a prova foi fácil? Difícil? Que tipo de questões tinham na prova? Quanto tempo estudaram? Quais livros compraram? Se fizeram simulados? Etc.

Não existe uma “fórmula mágica” para se preparar para o exame de certificação PMP, porém três coisas são fundamentais: o planejamento, o foco e a disciplina para atingir o objetivo.

Toda certificação não deixa de ser um projeto e por isso deve ter um planejamento, um cronograma com marcos de estudo e com a data do exame agendada.

Uma dica, não deixe para agendar o exame quando achar que você está preparado, pois você “nunca” estará preparado! Faça o seu planejamento de estudo e agende o exame.

Muitas pessoas tiram um mês de férias para estudar, outras ficam 3 meses, 6 meses ou até mesmo um ano estudando. Existem ainda pessoas que chegam a perder a elegibilidade válida por um ano e precisam refazê-la para agendar o exame.

Manter o foco

Hoje em dia é uma tarefa muito difícil. São muitas as opções de livros, cursos preparatórios, blogs e sites na internet oferecendo tudo sobre a certificação PMP.

Minha sugestão é que você faça um curso preparatório REP (Registered Education Provider) e escolha no máximo três livros e um bom simulado. Abaixo um material sugerido para estudo, todos disponíveis em português:

  • Material do curso preparatório, que inclui apostilas e simulados.
  • Guia PMBOK (Project Management Body of Knowledge), 5ª edição.
  • Livro da Rita Mulcahy preparatório PMP, 8ª edição.
  • Simulado FASTrack PMP, versão 8 (Baseado no PMBOK 5ª edição).
  • +1 Livro (opcional) para a certificação PMP de sua escolha.

Uma outra dica é não ficar na internet procurando materiais e simulados, pois vai perder o seu tempo e muitas vezes irá encontrar materiais com erros, baixa qualidade, etc.

Ter disciplina 

É fundamental para alcançar a certificação PMP, mas para isso você deverá seguir o seu planejamento e terá que “abrir mão” de muita coisa durante o período de estudo. Pense nisso!

Como sugestão de estudo, siga os passos abaixo em no máximo 3 meses, após terminar o curso preparatório ou mesmo em paralelo, vai depender da sua disponibilidade de tempo e do seu planejamento.

  • Faça o simulado do FASTrack a primeira vez sem estudar e anote seus resultados.
  • Estude o Guia PMBOK, o livro da Rita Mulcahy e o livro (opcional) que você comprou, sublinhando tudo o que achar importante.
  • Faça pela segunda vez o simulado FASTrack e compare com o primeiro resultado. Veja se teve alguma evolução!
  • Agora revise apenas os pontos sublinhados dos livros que você estudou.
  • Faça pela terceira vez o simulado FASTrack e compare os três resultados. Nesse ponto, você deverá estar acertando entre 80% e 95% do simulado.
  • Revise as questões do simulado que você errou.

Agora quer uma dica Fantástica? Clique no vídeo e confira:

O MAPA pra se tornar um PMP 

Pronto, agora você está preparado para fazer o exame de certificação PMP, ACREDITE!!!

Não existem provas difíceis, e sim pessoas que não se prepararam o suficiente!

Não tenha medo de fazer a prova, é muito conteúdo para estudar e você sempre irá ter a sensação que nunca estará pronto, isso acontece com quase todo mundo!

Lembre-se, com planejamento, foco e disciplina você consegue sua certificação PMP!

Acredite em você!

Boa Sorte!

Fábio Mourão

Comentários

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.