Gestão Estratégica Projeto

Como definir objetivos Smart ?

Vejo muitas empresas definirem metas e objetivos para seus planejamentos estratégicos ou para seus projetos sem atentar-se para essa questão bastante importante.

Definição de metas e objetivos para as empresas ou seus projetos pessoais é importante para termos um norte de onde queremos ir / estar.

Isso vai ao encontro do fator de sucesso do seu projeto, como saber se foi um sucesso se as metas não foram bem elaboradas……

Vejamos o significado do SMART nesse caso:

  • S – Específicos (Specific): os objetivos devem ser pensados e definidos de forma clara e precisa, sem subjetividade;
  • M – Mensuráveis (Measurable): os objetivos devem ser definidos de maneira que possam e devam ser medidos e analisados;
  • A – Atingíveis (Achievable): a possibilidade de concretização dos objetivos devem ser alcançáveis, desafiadoras mas não impossíveis;
  • R – Relevante (Relevant): os objetivos precisam ser relevantes para você, que faça sentido e gere motivação;
  • T – Temporizáveis (Time-based): os objetivos devem ser definidos em termos de duração, com prazo definido.

Vamos agora entender e esclarecer alguns exemplos equivocados de objetivos Smart abaixo:

  1. Dobrar o faturamento em 1 ano;
  2. Aumentar as vendas;
  3. viajar no ano que vem;

Analisando cada exemplo, teremos:

  • Item 1 – Veja que dobrar o faturamento em 1 ano, amanhã continuará sendo em 1 ano e assim sucessivamente.
    • O ideal seria – “Aumentar o faturamento bruto da empresa em 50% até o 31/12/2018”.
    • 50% passou a ser realista, mais específico (faturamento bruto), relevante e atingível, é mensurável e temporal (há uma data fim definida).
  • Item 2 – Talvez essa meta não seja realista e não está específica nem temporal;
    • Uma melhor definição para essa meta seria:
    • Aumentar o faturamento em 40% nos itens de cama, mesa e banho até 3o trimestre/2018.
  • Item 3 – Não seria muito melhor se essa meta fosse definida como:
    • “viajar com a família para os USA, ficar 10 dias em Miami, em julho/2018”.

E ainda se você quiser um software para seu smartphone para acompanhar as metas, procure na Apple Store ou Google Play por “Bussola de metas”.

Jefferson Gazolli Brunhara on EmailJefferson Gazolli Brunhara on FacebookJefferson Gazolli Brunhara on LinkedinJefferson Gazolli Brunhara on Twitter
Jefferson Gazolli Brunhara
Gerente de Projetos / PMO na Tenacitas Consultare

Especialista em gestão de projetos e portfólios e Sócio fundador da Tenacitas Consultare.


Graduado em Análise de Sistemas, Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios, MBA em gerenciamento de projetos pela FGV, Certificado SFC® – SCRUMstudy e Certificado PMP® – PMI.


Responsável nos últimos vinte anos por grandes projetos no Brasil e na América Latina.


Responsável por apoiar clientes na gestão de projetos diversos, capacitação de equipes, utilizando as melhores práticas de mercado como PDCA, Scrum, Waterfall e Kanban.


Responsável pela implantação de PMO’s para empresas nos segmentos de TI, com redução do esforço de implantação e aumento da satisfação dos clientes.


Definição de KPIs para reporte a alta direção da empresa.


Professor e palestrante em gerenciamento de projetos.


Comentários

Deixe uma resposta