Carreira Certificação PMI

Certificação em gerenciamento de Projetos – entenda as siglas

Se você está atuando ou pretende iniciar na carreira de gerenciamento de projetos e pretende obter uma certificação, aqui vão algumas siglas, explicações, seus significados e pré-requisitos para você se preparar e conquistar a sua tão sonhada certificação.

PMI ®

PMI é o instituto de gerenciamento de projetos, não é uma certificação.

É uma das maiores associações para profissionais de gerenciamento de projetos no mundo todo.

  • Foi Fundado em 1969;
  • Mais de 700 mil pessoas certificadas em todo o mundo;
  • Mais de 470 membros em 207 países;

PMBOK®

PMBOK significa Project Management Body of Knowledge (PMBOK ® Guide)

É um conjunto de boas práticas na gestão de projetos organizado pelo PMI e é considerado a base do conhecimento sobre gestão de projetos por profissionais da área.

Não é uma metodologia, não confunda, é um guia de boas práticas.

Cabe ao gerente de projeto selecionar ferramentas e processos adequados a cada projeto.

Na sua 6ª versão, engloba 49 processos;

5 grupos de processos:

  • Iniciação
  • Planejamento
  • Execução
  • Monitoramento e controle
  • Encerramento

E 10 áreas de conhecimento:

  • Integração
  • Escopo
  • Tempo
  • Custos
  • Qualidade
  • Recursos humanos
  • Comunicação
  • Riscos
  • Aquisições
  • Partes interessadas

Não existe PMBOOK, ok ? o correto é PMBOK® .

PMP®

É a sigla para Project Management Professional. É talvez a certificação mais reconhecida e exigida no mercado.

Requisitos da certificação PMP ® (retirado do site www.pmi.org).

Para se candidatar à certificação PMP ® você precisa ter:

  • Formação de quatro anos (de bacharel ou equivalente)
  • Mínimo de três anos de experiência no gerenciamento de projetos
  • Mínimo de 4.500 horas de liderança e direção de projetos
  • 35 horas de formação em gerenciamento de projetos

OU

  • Diploma de ensino médio (ensino médio ou equivalente)
  • Mínimo de cinco anos de experiência no gerenciamento de projetos
  • Mínimo de 7.500 horas de liderança e direção de projetos
  • 35 horas de formação em gerenciamento de projetos

Para saber como foi minha preparação para a certificação, acesse meu outro artigo a respeito.

Além da certificação PMP ® , o PMI® oferece ainda outras:

PfMP – Portfolio Management Professional

PgMP – Program Management Professional

CAPM – Certified Associate in Project Management

PMI-ACP – Agile Certified Practitioner

PMI-SP – Scheduling Professional

PMI-RMP – Risk Management Professional

PMI-PBA – Professional in Business Analysis

PMO

É a sigla para Project Management Office, ou escritório de gerenciamento de projetos.

É uma entidade, uma área dentro da empresa, responsável pelos diversos projetos internos e externos, não é uma pessoa ou cargo.

E para os profissionais de RH, acerte na divulgação das vagas relacionadas a gerenciamento de projetos, melhorando o descritivo e certamente aumentando as chances de contratar a pessoa certa.

Jefferson Gazolli Brunhara on EmailJefferson Gazolli Brunhara on FacebookJefferson Gazolli Brunhara on LinkedinJefferson Gazolli Brunhara on Twitter
Jefferson Gazolli Brunhara
Gerente de Projetos / PMO na Tenacitas Consultare
Especialista em gestão de projetos e portfólios e Sócio fundador da Tenacitas Consultare.

Graduado em Análise de Sistemas, Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios, MBA em gerenciamento de projetos pela FGV, Certificado SFC® - SCRUMstudy e Certificado PMP® - PMI.

Responsável nos últimos vinte anos por grandes projetos no Brasil e na América Latina.

Responsável por apoiar clientes na gestão de projetos diversos, capacitação de equipes, utilizando as melhores práticas de mercado como PDCA, Scrum, Waterfall e Kanban.

Responsável pela implantação de PMO's para empresas nos segmentos de TI, com redução do esforço de implantação e aumento da satisfação dos clientes.

Definição de KPIs para reporte a alta direção da empresa.

Professor e palestrante em gerenciamento de projetos.

Comentários

Deixe uma resposta