Bases de estimativas: Entradas, Ferramentas e Técnicas e Saídas no Guia PMBOK®

Olá leitores e amigos do portal Projetos e TI, que tal nos ajudar a complementar o Guia PMBOK®2[/note]? Vamos falar sobre uma saída do processo de Estimar os custos e entrada de Determinar o orçamento as Bases de estimativas, vamos lá? A quantia e tipo de detalhes adicionais que suportam a estimativa dos custos variam por área de aplicação. Independentemente do nível de detalhe, a documentação de suporte deve fornecer um entendimento claro e completo a respeito de como a estimativa de custos foi derivada. Os detalhes de suporte para estimativas de custos de atividades podem incluir:

  • Documentação das bases para a estimativa (por exemplo, como foi desenvolvida);
  • Documentação de todas as premissas adotadas;
  • Documentação de quaisquer restrições conhecidas;
  • Indicação da faixa das estimativas possíveis (por exemplo, $10.000 (±10%) para indicar que o custo do item é esperado estar numa faixa de valores) e
  • Indicação do nível de confiança da estimativa final.

O documento de suporte deve fornecer uma base de informações claras e precisas, pois a quantidade de detalhes adicionais que suportam a estimativa de custos, têm uma variação muito grande entre as áreas.Os detalhes de suporte para estimativas de custo podem incluir: Documentação de bases para a estimativa, premissas, restrições, faixas de estimativas e indicação do nível de confiança na estimativa final.Vantagens:

  • Com um documento claro e objetivo, a meta de cobrir todos os detalhes adicionais é cumprida de forma mais eficaz;
  • Informações mais detalhadas e precisas;
  • Possibilidade de identificar o nível de confiança na estimativa final.Desvantagens:
  • Uma documentação elaborada com qualidade é necessária, consumindo um tempo maior para a estimativa de custos;

Após a elaboração das estimativas de custo, obtemos, assim, as estimativas de custos das atividades. Não se deve esquecer-se de armazenar as informações de como essas estimativas foram obtidas, ou seja, as bases de estimativas ou os documentos e informação que serviram de base para elabora-las. Toda essa nova gama de informações poderá provocar mudanças nos outros documentos que compõem o projeto.

Referencias

Referências

  1. 1PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK), 4th edition. Pensilvania: PMI, 2008

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