Gestão Estratégica Projeto

A Liderança Moderna nas Organizações

No artigo desta semana começo com uma famosa frase de “Peter Drucker” que diz: As únicas coisas que acontecem naturalmente dentro de uma empresa são: atritos, confusão e má performance. Todas as outras coisas são resultados de liderança.

De fato este é um assunto extremamente extenso e interessante, mas o objetivo do artigo é despertar a sua curiosidade e acordar o seu líder interior.

A função de liderança dentro das empresas é de fundamental importância para garantir bons resultados.

Percebemos que, com a chegada das novas gerações de profissionais ao mercado de trabalho, os modelos tradicionais de liderança baseado na autoridade e no poder não tem surtido efeito positivo, e diante disso se fez necessário a adequação de abordagens modernas com um modelo de liderança focada em colaboração, reconhecimento, compartilhamento e trabalho em equipe.

Um líder moderno se preocupa com os seguintes pontos:

 

Metas claras e objetivas

Deixar claro para seus seguidores quais são os objetivos e metas a serem alcançados. Construção do propósito para obter o engajamento humano.

 

Característica motivacional

Motivar seus colaboradores de forma a obter bons resultados e estimula o desenvolvimento profissional.

Trabalho em equipe

Como toda equipe é multi-disciplinar, precisa aprender e dividir conhecimento com o time. Saber atribuir tarefas corretas no momento certo e para o profissional adequado.

O líder precisa fazer parte do dia a dia da equipe sempre que possível.

 

Responsabilidades

O papel de liderança significa assumir a responsabilidade sobre quaisquer problemas que possam acontecer em sua equipe.

Precisa proteger o time ao invés de apontar culpados, a não ser ele próprio. O líder precisa ter consciência de que todas as ações de uma equipe podem ser previstas ou evitadas.

 

Fornecer feedbacks construtivos

O Líder precisa dar feedbacks construtivos e orientações aos integrantes, mostrar pontos de melhorias e pontos que precisam de atenção.

Um Líder também precisa ser um bom ouvinte sem julgamento, pois é necessário saber lidar com feedbacks de si próprio mesmo quando são negativos.

 

Participativo

Participar de forma ativa dos projetos e acompanhar os resultados sempre que possível para identificar desvios e corrigir problemas a tempo.

 

Delegar

Líderes modernos trabalham de forma descentralizas dando oportunidades de desenvolver novos líderes dentro do time de projeto.

Comunicação

O líder moderno precisa saber se expressar e se comunicar de forma clara e objetiva tanto dentro do time de projeto, quanto dentro da organização ou com clientes externos.

Uma comunicação clara e objetiva simplifica o entendimento de todos os envolvidos.

Por fim, liderar é despertar nos outros o desejo de se tornar melhor, de fazer melhor. É auxiliar os outros a melhorarem como profissionais e pessoas.

Flávio Costa on InstagramFlávio Costa on LinkedinFlávio Costa on Twitter
Flávio Costa
Gerente de Projetos na Hexagon
Gerente de projetos de T.I com mais de 15 anos de experiência desde desenvolvimento de software, gestão de portfólios, programas e projetos, formação de equipes de auto desempenho. Possuo as principais certificações internacionais como especialista em gestão de projetos: PMP e PMI-ACP pelo PMI (Project Management Institute), Prince2 Practitioner, Prince2 Agile Practitioner e MoP - Management of Portfólio pela Axelos (Abordagem britânica) entre outras certificações em Scrum Master e Product Owner (PSM e PSPO) além de ser oficialmente um PRINCE2® Accredited Trainer (Professor autorizado a ministrar curso de Prince2 Practitioner).

Gerenciou grandes projetos e programas de implantação de sistemas nos segmentos de comércio, varejo, engenharia, segurança pública e informações geográficas sempre com foco no relacionamento interpessoal, gestão de mudança com alto valor estratégico. Sempre engajado e comprometido em construir e liderar equipes para atingir as metas corporativas, entregar valores e benefícios a organização e clientes.

Atualmente é: Gerente de Projetos na Hexagon, Professor em gestão de projetos pelo Site Campus e colunista nos portais Projetos e TI e Profissionais TI.

Comentários

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.