Gestão Estratégica Projeto

A importância do ROI na viabilidade do seu projeto

O artigo desta semana discorre sobre um famoso indicador financeiro conhecido como ROI (Return On Investment) – Retorno Sobre Investimento, também conhecido como taxa de retorno, taxa lucro ou simplesmente retorno.

Importante destacar que investir em estratégias de Marketing Digital (conjunto de atividades que uma empresa ou pessoa executa online com o objetivo de atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca) hoje é indispensável para qualquer empresa que queira se destacar no mercado, mas o grande problema é que muitas empresas não costumam ou não sabem como calcular o ROI (retorno sobre investimento), e como resultado dessa falta de conhecimento, não sabem se estão obtendo retorno significativo (positivo ou negativo) sobre seus esforços, negócios, empreendimentos ou projetos.

O Objetivo principal do artigo é:

  • Explicar o que é o ROI,
  • Por que o ROI é importante para o sucesso do meu negócio,
  • Como calcular o ROI,
  • Quais suas vantagens, quais desafios de saber trabalhar com este indicador e ter principalmente respostas para questões como: Meus investimentos estão valendo a pena? Minhas estratégias, seja qual for, são eficientes?

Vamos à definição.

O que é o ROI?

É um indicador econômico importante para qualquer negócio, o ROI representa a relação entre o retorno e o capital investido em um projeto ou negócio. Consiste na aplicabilidade de uma métrica para mensurar os rendimentos obtidos a partir de uma determinada quantia de recursos investidos.

Por meio desse indicador, é possível saber quanto dinheiro a empresa está ganhando (ou perdendo) com cada investimento realizado.

Podemos considerar tudo o que for feito visando algum lucro futuro, como:

  • Campanhas de marketing
  • Treinamentos de vendas
  • Oficinas facilitadas para apresentação de produtos
  • Aquisição de ferramentas de gestão
  • Novas estratégias de retenção de clientes, entre outros meios.

Diante deste cenário podemos definir que o objetivo do ROI não é apenas apresentar os investimentos que valem a pena, mas também apresentar formas de otimizar aqueles investimentos que já estão dando certo, a fim de que tenham um desempenho melhor. O ROI pode ser calculado em diversas áreas como por exemplo: ROI do Marketing Digital, ROI de projetos.

Por que o ROI é importante para o sucesso do meu negócio?

O marketing digital é muito abrangente, e dispõe de uma gama incrível de métodos e ferramentas para fazer ou maximizar seus negócios na internet. Apesar de confiáveis e eficazes, podem gerar resultados diferentes dependendo do seu nicho de mercado, público-alvo, entre outros detalhes, por isso, acompanhar o ROI é fundamental. Ele ajuda a responder questões como:

  • Quais são as maiores fontes de lucro da empresa?
  • Quais são os canais de comunicação mais eficazes?
  • O desempenho das campanhas de marketing está de acordo com o esperado?
  • O processo de vendas tem se mostrado eficiente?
  • O atendimento ao cliente está contribuindo para a fidelização?
  • Os projetos estão gerando os resultados planejados neste momento?

Com o resultado da aplicabilidade desta métrica, teremos um bom direcionamento de onde devemos nos aprofundar melhor e quais são os principais pontos que precisam de melhorias.

Por que é tão importante obter o ROI?

Obter o ROI é necessário porque, com ele, você:

  • Avalia como iniciativas de marketing estão contribuindo para os resultados da empresa
  • Planeja as metas comerciais com base em resultados mais tangíveis.
  • Identifica o prazo de retorno dos investimentos
  • Pode acompanhar o comprometimento dos executivos com metas de longo prazo, e não somente o resultado imediato;
  • Viabiliza um processo mais objetivo de aprendizagem, fundamentado em números;
  • Proporciona aumento nas vendas e nos lucros.

O importante é ter em mente que, para se chegar a uma métrica ROI eficiente, é fundamental que a sua empresa entenda o que isso significa para ela, e como este indicador afeta os seus objetivos.

Definir metas realistas e monitorá-las constantemente é um fator chave. A taxa de retorno pode variar de significativamente em pequenos períodos, por conta de fatores do mercado, como ações promocionais. É importante sempre acompanhar o índice de perto, para não correr o risco de ter alguma surpresas no decorrer do negócio ou projeto.

Como calcular o ROI?

O cálculo do ROI é simples. Inicialmente subtrai-se o ganho obtido com o investimento pelo próprio valor investido, e, em seguida, divide-se esse resultado por esse mesmo valor de investimento. Com isso, a fórmula fica da seguinte maneira:

Logo, se uma aplicação rende um ganho de $200.000 e o investimento inicial foi de $40.000, temos que:

(200.000 – 40.000) / 40.000 = 4

ROI = 4

Isso significa que o retorno sobre o investimento foi de quatro vezes o valor aplicado inicialmente. Como o ROI normalmente é expresso em forma de porcentagem, multiplica-se tal resultado por 100. Com isso, no exemplo acima, o ROI foi de 400%.

É importante ressaltar que o valor investido inicialmente deve incluir absolutamente todo o dinheiro empregado durante o processo, assim como todo o valor recebido. Se o objetivo é ter um resultado preciso, toda despesa, por menor que seja, deve ser incluída no cálculo, assim como toda receita.

Considerações para o cálculo do ROI

Um resultado positivo, significa que os retornos superaram os custos e o investimento é considerado viável e lucrativo

Um resultado negativo, significa que os custos superam os retornos e o investimento é visto como uma perda líquida.

Portanto para efeito de seleção quanto a projeto, negócio ou empreendimento, quando diferentes investimentos são comparados e quando os riscos e outros fatores são iguais, o investimento com o maior ROI é visto como o melhor investimento.

Vantagens e desvantagens do ROI

Vantagens

  • É o melhor indicador de lucratividade
  • Torna a análise comparativa mais fácil
  • facilidade no cálculo

Desvantagens

  • Dificuldade de definir conceitos-chave
  • Incompatibilidade em analisar de investimentos de diferentes naturezas
  • Desfavorecimento de investimentos em longo prazo

Conclusão

O cálculo do ROI serve para inúmeros propósitos. Pode ser utilizado para ajudar na decisão de investimentos em novos negócios e projetos, por exemplo, uma vez que indica o potencial de retorno sobre o aporte realizado.

Serve também para medir a saúde do projeto atual do ponto de vista financeiro, e principalmente como que os investimentos em marketing podem contribuir para os resultados de uma empresa em um âmbito mais geral, além de identificar o prazo do retorno financeiro dessas iniciativas.

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Flávio Costa
Gerente de Projetos na Hexagon

Gerente de projetos com mais de 15 anos de experiência desde desenvolvimento de software, gestão de portfólios, programas e projetos, liderança e formação de equipes. Possui as principais certificações gestão de projetos como: PMP (Project Management Professional) pelo PMI, PRINCE2 Practitioner, PRINCE2 Agile e MoP (Management of Portfolio) pela Axelos, Agile Scrum pela Exin entre diversas outras.


Gerenciou grandes projetos e programas de implantação de sistemas nos segmentos de comércio, varejo, engenharia, segurança pública, informações geográficas e setor público sempre com foco no relacionamento interpessoal e gestão de mudança com alto valor estratégico. Sempre engajado e comprometido em construir e liderar equipes para atingir as metas corporativas e entregar valores e benefícios a organização e cliente.


Atualmente é: Gerente de Projetos na Hexagon, Gerente de Portfólio no PMI-SP, Professor em gestão de projetos pelo SiteCampus e Colunista nos portais TI Livre, Projetos e TI, e Profissionais TI


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