Eventos

Webinar 08-10 às 20h – Como ser um Analista de Negócios?

O mercado inteiro não fala em outra coisa a não ser na profissão de analista de negócios. É uma das disciplinas mais quentes e uma das promessas para as organizações identificarem o que realmente precisa ser feito.
Da identificação de problemas e oportunidades até a recomendação de soluções o trabalho do profissional de análise de negócios faz uso de conhecimentos, habilidades e atitudes ímpares.

Descubra neste webinar quais são essas competências e o que você precisa para iniciar nesta profissão.

Dia 08 de Outubro às 20h – Horário de Brasília

 

MnevesPalestrante Marcelo Neves

Marcelo Neves é profissional certificado CBAP com mais de 20 anos de experiência e é um dos autores da nova versão 3.0 do BABOK – Corpo de Conhecimento em Análise de Negócios. É formado em Ciência da Computação e pós-graduado gestão de projetos pela UFRJ. É autor do livro Managing Business Analysts e do livro Aprenda Análise de Negócio e Conquiste a Certificação CBAP. Atualmente preside o Capítulo Rio de Janeiro do Instituto Internacional de Análise de Negócios.

Este evento vale 1 PDU para profissionais certificados pelo PMI

Aconteceu em 08/10/2015 para conseguir seus PDUs responda a pesquisa de satisfação no vídeo e solicite

Slides do webinar

Slides no nosso SlideShare aqui http://goo.gl/laIpEH

Perguntas e Respostas

Anderson F.    Q:    O analista de negócios seria a fusão do Product Owner e Scrum Master?
R:    Anderson, eu não diria que é uma fusão. Mas isso pode acontecer. Pode ser que um analista de negócios faça esses 2 papéis sim.

Augusto Gouvea    Q:    o cbap máster será atualizado, já tem uma data para atualização
R:    Sim augusto. No primeiro semestre de 2016 será lançada atualização do livro.

Augusto Gouvea    Q:    o babok e o cbok se complementam?
R:    Sim Augusto, se complementam sim. Não são excludentes.

Augusto Gouvea    Q:    fiquei sabendo  que vc lançou um livro  qual o titulo aonde pode ser encontrado?
R:    Augusto você pode encontrar o livro em www.brasport.com.br

Augusto Gouvea     Q:    um bom analista de negócios sera um bom gerente de projetos?
R:    Não necessariamente. Os 2 papéis exigem habilidades distintas. Capacidade analítica é uma necessária habilidade do analista de negócios.

Francildo Alves    Q:    Quais skills preciso desenvolver para ser um Analista de Negócios?
R:    São várias. Mas a habilidade de comunicação verbal (PNL) e escrita, facilitação e liderança são soft skills chave para o analista de negócios.

Francildo Alves    Q:    Que ferramenta você recomenda para facilitar o trabalho de desenhar os processos?
R:    Francildo recomendo BIZAGI ou Camunda.

Gabriele da silva cauduro    Q:    Mostrar o “valor” não será  um dos maiores desafios?
R:    Sim Gabriele. Para tal o analista de negócios precisa identificar o que é esse valor. Primeiro precisa identificar quem são as pessoas para as quais ele vai entregar valor e depois identificar o que para essas pessoas é valor.

Gabriele da silva cauduro    Q:    O “Entendimento de negócios ” vai ser delimitado de acordo com o cenário que se vai atuar correto? Então isso pode sempre mutável correto?
R:    Sim Gabriele é mutável sim.

Gabriele da silva Cauduro    Q:    o que seriam requisitos ágeis e tradicionais?
R:    Gabriele, requisitos são vistos de forma diferenciada no contexto tradicional (Cascata) e no contexto ágil (métodos iterativos e incrementais). Por exemplo, requisitos no contexto tradicional é trabalhado em uma fase inicial do projeto. Enquanto que no contexto ágil o requisito é visto como hipótese e trabalhado do início ao fim do projeto.

Jhone Soares    Q:    O analista de Negócios pode ser também Analista de Requisitos??
R:    Analista de requisitos tem como foco trabalhar com licitação, documentação e gerenciamento de requisitos. O trabalho do analista de negócios vai bem além desse trabalho.

João Júnior    Q:    Qual a diferença entre as certificações CBAP da IIBA e a PBA do PMI, sendo que as duas são de análise de negócios ?
R:    A certificação do PMI tem um foco em requisitos, enquanto a certificação do IIBA tem foco na análise de negócios que é um assunto bem mais amplo.

Kassia Perin    Q:    A certificação é feita em inglês?
R:    Por enquanto sim.

Lucas Bosco    Q:    O pessoal da ABPMP, em eventos da ABPMP (BPM Day) faz muitas comparações entre BABOK e CBOK. Em muitas vezes inclusive ouvi críticas de que o BABOK ou a própria certificação da IIBA não vale tanto a pena. Concorda? isso dito pelo pessoal da ABPMP.
R:    Lucas, já não é a primeira vez que escuto esse comentário. Porém, os 2 BoKs são complementares e não excludentes. Acredito que esse tipo de comentário ocorra por falta de conhecimento de alguns profissionais. CBOK é voltado para processos, enquanto que o BABOK é voltado para análise de negócios.

Pólly Abade    Q:    Em uma empresa que trabalhei o papel do Analista de Negócio era confundido com o papel do Gerente de Projetos. Como lidar com isso?
Isso pode acontecer porque no mercado as empresas desejam um mesmo profissional que acumula diferentes funções. O mercado está sendo educado. O próprio analista de negócios deve deixar claro quais são suas funções e mostrar isso para empresa. Tenho feito várias palestras em empresas justamente para conscientizar as empresas a esse respeito.
Rogerio Kdouk    Q:    Além de analisar promoção (valor) não é necessários analisar outros fatores, como por exemplo: Qualidade dos serviços prestados (índices de atrasos, etc…)?
R:    Rogério, sim é necessário a qualidade dos serviços prestados. Porém o valor para o negócio é de responsabilidade do analista de negócios garanti-lo.

Rogerio Kdouk    Q:    Podemos considerar análise de negócio como viabilidade do negócio, ou vai além disto (acompanha o projeto)?
A Análise de negócios identifica a necessidade do negócio (problema ou oportunidade) e visa garantir os benefícios no negócio.

Vídeo do Webinar

Não se esqueça da pesquisa de satisfação para solicitar seus PDUs (para certificados PMI)  https://goo.gl/BubSJs

Coimbra, PMP on FacebookCoimbra, PMP on LinkedinCoimbra, PMP on TwitterCoimbra, PMP on Youtube
Coimbra, PMP
CEO do portal, apaixonado por gestão de projetos, metodologias, minha família, professor, consultor, certificado PMP, Six Sigma White Belt.

Deixe uma resposta