Webinar 08-10 às 20h – Como ser um Analista de Negócios?

O mercado inteiro não fala em outra coisa a não ser na profissão de analista de negócios. É uma das disciplinas mais quentes e uma das promessas para as organizações identificarem o que realmente precisa ser feito.
Da identificação de problemas e oportunidades até a recomendação de soluções o trabalho do profissional de análise de negócios faz uso de conhecimentos, habilidades e atitudes ímpares.

Descubra neste webinar quais são essas competências e o que você precisa para iniciar nesta profissão.

Dia 08 de Outubro às 20h – Horário de Brasília

 

MnevesPalestrante Marcelo Neves

Marcelo Neves é profissional certificado CBAP com mais de 20 anos de experiência e é um dos autores da nova versão 3.0 do BABOK – Corpo de Conhecimento em Análise de Negócios. É formado em Ciência da Computação e pós-graduado gestão de projetos pela UFRJ. É autor do livro Managing Business Analysts e do livro Aprenda Análise de Negócio e Conquiste a Certificação CBAP. Atualmente preside o Capítulo Rio de Janeiro do Instituto Internacional de Análise de Negócios.

Este evento vale 1 PDU para profissionais certificados pelo PMI

Aconteceu em 08/10/2015 para conseguir seus PDUs responda a pesquisa de satisfação no vídeo e solicite

Slides do webinar

Slides no nosso SlideShare aqui http://goo.gl/laIpEH

Perguntas e Respostas

Anderson F.    Q:    O analista de negócios seria a fusão do Product Owner e Scrum Master?
R:    Anderson, eu não diria que é uma fusão. Mas isso pode acontecer. Pode ser que um analista de negócios faça esses 2 papéis sim.

Augusto Gouvea    Q:    o cbap máster será atualizado, já tem uma data para atualização
R:    Sim augusto. No primeiro semestre de 2016 será lançada atualização do livro.

Augusto Gouvea    Q:    o babok e o cbok se complementam?
R:    Sim Augusto, se complementam sim. Não são excludentes.

Augusto Gouvea    Q:    fiquei sabendo  que vc lançou um livro  qual o titulo aonde pode ser encontrado?
R:    Augusto você pode encontrar o livro em www.brasport.com.br

Augusto Gouvea     Q:    um bom analista de negócios sera um bom gerente de projetos?
R:    Não necessariamente. Os 2 papéis exigem habilidades distintas. Capacidade analítica é uma necessária habilidade do analista de negócios.

Francildo Alves    Q:    Quais skills preciso desenvolver para ser um Analista de Negócios?
R:    São várias. Mas a habilidade de comunicação verbal (PNL) e escrita, facilitação e liderança são soft skills chave para o analista de negócios.

Francildo Alves    Q:    Que ferramenta você recomenda para facilitar o trabalho de desenhar os processos?
R:    Francildo recomendo BIZAGI ou Camunda.

Gabriele da silva cauduro    Q:    Mostrar o “valor” não será  um dos maiores desafios?
R:    Sim Gabriele. Para tal o analista de negócios precisa identificar o que é esse valor. Primeiro precisa identificar quem são as pessoas para as quais ele vai entregar valor e depois identificar o que para essas pessoas é valor.

Gabriele da silva cauduro    Q:    O “Entendimento de negócios ” vai ser delimitado de acordo com o cenário que se vai atuar correto? Então isso pode sempre mutável correto?
R:    Sim Gabriele é mutável sim.

Gabriele da silva Cauduro    Q:    o que seriam requisitos ágeis e tradicionais?
R:    Gabriele, requisitos são vistos de forma diferenciada no contexto tradicional (Cascata) e no contexto ágil (métodos iterativos e incrementais). Por exemplo, requisitos no contexto tradicional é trabalhado em uma fase inicial do projeto. Enquanto que no contexto ágil o requisito é visto como hipótese e trabalhado do início ao fim do projeto.

Jhone Soares    Q:    O analista de Negócios pode ser também Analista de Requisitos??
R:    Analista de requisitos tem como foco trabalhar com licitação, documentação e gerenciamento de requisitos. O trabalho do analista de negócios vai bem além desse trabalho.

João Júnior    Q:    Qual a diferença entre as certificações CBAP da IIBA e a PBA do PMI, sendo que as duas são de análise de negócios ?
R:    A certificação do PMI tem um foco em requisitos, enquanto a certificação do IIBA tem foco na análise de negócios que é um assunto bem mais amplo.

Kassia Perin    Q:    A certificação é feita em inglês?
R:    Por enquanto sim.

Lucas Bosco    Q:    O pessoal da ABPMP, em eventos da ABPMP (BPM Day) faz muitas comparações entre BABOK e CBOK. Em muitas vezes inclusive ouvi críticas de que o BABOK ou a própria certificação da IIBA não vale tanto a pena. Concorda? isso dito pelo pessoal da ABPMP.
R:    Lucas, já não é a primeira vez que escuto esse comentário. Porém, os 2 BoKs são complementares e não excludentes. Acredito que esse tipo de comentário ocorra por falta de conhecimento de alguns profissionais. CBOK é voltado para processos, enquanto que o BABOK é voltado para análise de negócios.

Pólly Abade    Q:    Em uma empresa que trabalhei o papel do Analista de Negócio era confundido com o papel do Gerente de Projetos. Como lidar com isso?
Isso pode acontecer porque no mercado as empresas desejam um mesmo profissional que acumula diferentes funções. O mercado está sendo educado. O próprio analista de negócios deve deixar claro quais são suas funções e mostrar isso para empresa. Tenho feito várias palestras em empresas justamente para conscientizar as empresas a esse respeito.
Rogerio Kdouk    Q:    Além de analisar promoção (valor) não é necessários analisar outros fatores, como por exemplo: Qualidade dos serviços prestados (índices de atrasos, etc…)?
R:    Rogério, sim é necessário a qualidade dos serviços prestados. Porém o valor para o negócio é de responsabilidade do analista de negócios garanti-lo.

Rogerio Kdouk    Q:    Podemos considerar análise de negócio como viabilidade do negócio, ou vai além disto (acompanha o projeto)?
A Análise de negócios identifica a necessidade do negócio (problema ou oportunidade) e visa garantir os benefícios no negócio.

Vídeo do Webinar

Não se esqueça da pesquisa de satisfação para solicitar seus PDUs (para certificados PMI)  https://goo.gl/BubSJs

Comentários

comentarios

Coimbra, PMP on sabbehanceCoimbra, PMP on sabfacebookCoimbra, PMP on sablinkedinCoimbra, PMP on sabyoutube
Coimbra, PMP
Gerente de Projetos, PMO, CEO do portal Projetos e TI, Professor de Pós/MBA e apaixonado por gestão de projetos.

Coimbra, PMP

Gerente de Projetos, PMO, CEO do portal Projetos e TI, Professor de Pós/MBA e apaixonado por gestão de projetos.